Para quem estiver aprendendo um idioma na web, as facilidades não param nas redes sociais. Há sites que oferecem ferramentas para agilizar o aprendizado de línguas, solucionar dúvidas de pronúncia e oferecer ajuda através de vídeos didáticos.Mas, além de facilitar a vida de quem estuda línguas estrangeiras, a tecnologia oferece soluções para destrinchar a boa e velha gramática portuguesa.
Um bom começo é procurar por extensões para navegadores como o Firefox ou Internet Explorer. Há inúmeras opções de add-ons, inclusive de dicionários e ferramentas de tradução. Em vez de navegar por sites ou recorrer aos livros tradicionais, esse tipo de atalho quebra um bom galho.O FoxLingo (do Firefox), por exemplo, oferece um pacote que inclui tradução de páginas na web para cerca de mil idiomas e uma centena de links para sites de aprendizado de línguas.
Também há endereços na web nascidos para solucionar pequenas dúvidas de português. O Só língua Portuguesa (www.solp.com.br), por exemplo, lança luz sobre algumas das maiores fontes de erros gramaticais. Para acessar todo o conteúdo, basta preencher um cadastro gratuito.
Desde dúvidas mais básicas - como a diferença entre "mau" e "mal" - até material sobre morfologia, sintaxe e semântica estão no endereço, que reúne também jogos, provas online e exercícios resolvidos.
No Gramática On-line (www.gramaticaonline.com.br), a proposta é semelhante. O endereço possui exercícios de ortografia, fonética, dicas para uso de hífen, pronomes e verbos. Além do "grosso" gramatical, o menu inclui um guia para o estudante evitar pegadinhas idiomáticas.
Há até um agregador de sites educacionais disponível na internet. O INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - mantém a Biblioteca Virtual de Educação (http://bve.cibec.inep.gov.br), em que estão reunidos sites educacionais brasileiros e estrangeiros. Lá você encontra bibliografias, endereços sobre educação infantil, etc.
Colaboração - Outra maneira de encontrar informação na internet - se você confia em wikis elaborados a partir do esforço coletivo - é o Wikcionário (www.pt.wiktionary.org).
Apesar de ser um pouco diferente dos dicionários aos quais estamos acostumados, o interessante do site é que ele encara o português de uma maneira menos localizada, considerando expressões não apenas usadas no Brasil ou em Portugal, mas também algumas definições características de Angola, Cabo Verde e Moçambique, onde também se fala o idioma de Camões. Tudo graças ao caráter colaborativo do site.
Fonte: Yahoo Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário