O vôo de São Paulo aterrissou cedo em Madri e Toquinho fez escala para descansar durante algumas horas - não consegue dormir no avião - a caminho de Veneza, onde o espera a multidão na Piazza San Marco. O violonista e cantor brasileiro acaba de se levantar e preferiu não sair do hotel. "É bom comer carne disfarçada", diz, enquanto cuida de um bom pedaço de presunto ibérico com garfo e faca.
Sua turnê pela Espanha com Maria Creusa se anuncia como uma recordação de Vinicius de Moraes e da mítica gravação de 1970 em La Fusa, um café-concerto de Buenos Aires. "Está no catálogo há 38 anos e continua vendendo até hoje. Aonde eu vou ela me persegue", diz, rindo. "Vinicius me telefonou uma semana antes. Pensei que fosse piada dos meus amigos."
Toquinho tinha 22 anos e Vinicius de Moraes, mais de 50. Até a morte do poeta em 1980 escreveram mais de cem canções, gravaram quase 30 discos e compartilharam cerca de mil apresentações. E quantos litros de uísque? Toquinho ri. "Ele gostava muito de uísque. Quando lhe perguntei por quê, ele disse: 'Olha, Toquinho, não sei se você vai entender sua harmonia com a minha vida. Nunca me traiu, as mulheres, sim. Para quem sabe bebê-lo é o melhor amigo do homem'. Sabe o que me disse? Que era um cachorro engarrafado."
"Hoje bebo um pouco mais, bebo vinho, etc; então fazia companhia a ele", afirma. Quando o garçom se apresenta com a garrafa de Ribera del Duero, diz: "Eu provo, não é um sacrifício". "Um dia ele chegou um pouquinho bêbado e me soltou: 'Você não gosta de beber, não é? É que a bebida cai mal para quem não tem caráter'. E foi dormir." Ele se comove ao lembrar.
Enquanto come salmão grelhado, Antonio Pecci Filho - Toquinho para sua mãe - comenta que frases de Vinicius como "a vida é a arte do encontro" ou "que o amor seja eterno enquanto dure" são usadas hoje em publicidade. "A poesia desceu do pedestal dos poetas. A poesia lida em um livro é uma coisa, as palavras de uma canção são outra. Vinicius sabia fazer o trabalho musical poético de forma impressionante. Nenhum poeta chegou perto dele", afirma.
Juntos escreveram canções infantis muito populares no Brasil. E Toquinho, já sem ele, gravou discos como as Canções dos Direitos das Crianças, uma para cada uma dos dez direitos da ONU. Começou como uma brincadeira. A filha de Vinicius pediu a seu pai que lhe fizesse uns poemas. Toquinho os musicou e venderam 500 mil exemplares da Arca de Noé. "Não é fácil fazer uma boa canção que não subestime a inteligência das crianças e que lhes permita perguntar coisas aos pais", afirma.
Ele tem um novo projeto recém-começado: as canções dos sentimentos. "A inveja, a ira, a mentira... faço uma apologia da mentira. A mentira é uma coisa muito útil, muito saudável. Fundamental. Hoje se alguém me pergunta 'Posso lhe dizer a verdade?', digo 'Não, obrigado'. A mentira é arte da conservação, porque você mente para quem ama, para não feri-la. As pequenas mentiras são grandes carinhos."
fonte: El País [via UOL]
tradução: Luiz Roberto Mendes Gonçalves
22.7.08
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Sempre admiriei a inteligência e a harmonia de Toquinho em suas músicas, mas esta declaração da jornal "El País" foi no mínimo desastrosa. Filosofia de quem mente muito. Verdade é verdade e mentira é mentira. Dois pesos e duas medidas este é o controle? Se mentir por amor, é um carinho, onde fica a verdae neste caso? Bem, talvez ele não se colocou no lugar de sua esposa ou namorada, do seu pai ou de sua mãe e de seus amigos, que podem ter sido atingidos com grandes doses de belas mentiras. Quem costuma mentir, geralmente odeia ser enganado. Mentir não é arte da conservação, mas a arte de enganar, embora nem todos enganem bem, graças a Deus. Quem teme a Deus não diz tais coisas e nem as pratica.
Gostei muito do comentario da mimosa embora não saiba que é a pessoa.não mentir nunca, para filhos maridos amigos ou chefes,isto e uma pratica infame para destruir tudo e todos,os relacionamentos de respeito, ex ...para crianças a mamãe amanha compra, ou se vc comer a verdura a mamãe te leva ao parque, e a mãe não cumpre. a criança cresce com a mentira em pratica ...ou outras frazes enfames come a verdura se não o bicho vai crecer na barriga o medo toma conta da mente da criança até ela crescer, fui vitima da mentira e isto destruiu a minha familia. minha mãe ao separar-se do meu pai me deixaram com uma tia, e começaram amentir e dizer-me este homeme e o lobizome e come figado de criançinha cresce a orelha e tudo qto era coisa la vem o bode. este homeme era o meu Pai, eu so tive coragem de falar com ele qdo tinha 18 anos e sou soube da verdade que era filha adotiva por er tido fibre alta e uma tia minha me mandou falar com meu verdadeiro pai para pedir ajuda,foi terrivel ao descobrir que aquele homem era meu pai. hoje qiero escrever um livro sobre a tragedia que causou tudo isto.. eu tinha 12 anos quando soube da verdae..o odio tomou conta de mim ate os 27 anos e destrui minha vida meu irmão apos perveça mentirosa, ardilosa tudo culpa das mentira da minha mãe biologica,, ela afastouse de mim por eu tela desmacarado ela e uma mentirosa , Hoje com doenças causada pro tudo isto sofro de dores terrivel e tem epoca que nao mal posso andar sofro de fibromialgia em todo os mebro braços e pernas são dores terriveis..nao mintam isto mata ...Quem tem jeusus nao pratica tal coisa . e o Pai da mentira e o diabo eu não sou filha dele....
Postar um comentário