Uma cerveja artesanal italiana chamou a atenção da mídia depois de usar um homem parecido com o Papa Bento 16 nos anúncios divulgados em outdoors pelas ruas de Gênova, no norte do país.O anúncio da marca Bicu, fabricada no quintal de um bar da cidade, mostra um homem de cabelos brancos, vestido com a indumentária Papal, de costas e de braços abertos, segurando um copo de cerveja em uma das mãos.
O texto do anúncio diz: "Bicu, agrada até mesmo aos alemães", fazendo uma referência à nacionalidade do Papa Bento 16. De costas, o personagem remete à imagem do Pontífice.
"O nosso objetivo foi associar o produto ao seu consumidor mais fiel e atento”, explicou Ugo Musso, criador da campanha da agência Lever. “E quem melhor do que um alemão para julgar uma cerveja italiana?", disse.
A empresa colocou apenas 40 outdoors pela cidade, que ficarão expostos somente até a próxima semana – o suficiente para chamar a atenção da mídia.
Jogada de marketing
O criador da campanha afirma que não recebeu nenhuma recriminação dos fiéis e nem do órgão oficial que regula a ética da publicidade na Itália.
Segundo o publicitário, o outdoor tem sido interpretado com bom humor e não ofende a fé cristã.
"Muitas pessoas acham que ele se parece com uma personalidade bastante conhecida", diz Ugo Musso, sem citar o Papa Bento 16.
"Muitas pessoas acham que ele se parece com uma personalidade bastante conhecida", diz Ugo Musso, sem citar o Papa Bento 16.
A jogada de marketing impulsionou o bar-restaurante que produz a cerveja na orla do porto antigo de Gênova, para o cenário internacional.
O estabelecimento foi aberto há um ano e serve 16 tipos diferentes de cervejas fabricadas no quintal de casa, atrás do balcão.
Desde que foi inaugurado, o bar já recebeu 300 mil freqüentadores, que consumiram um total de 200 mil litros da cerveja.
"Uma das cervejas é feita com manjericão, ingrediente obrigatório na tradicional cozinha genovesa. Elas não são vendidas fora do bar, mas podem ser levadas para casa", afirma o publicitário.
Foi pensando em valorizar a produção local que a agência teve a idéia de usar um "garoto-propaganda" universal.
"O cliente [a fabricante] tinha a exigência de transmitir uma mensagem importante, que era informar aos clientes sobre a boa qualidade do produto", disse à BBC Brasil, Ugo Musso.
fonte: BBC























Nenhum comentário:
Postar um comentário