24.8.08

Debate - Fé e (des)crença (2)

Ricardo Gondim

"Os crentes estão em busca do conforto quando vão às igrejas aos domingos"

"A verdade está no mistério do sublime"

Jung Mo Sung

"Fé tem a ver com prática e não com cognição"

"Ninguém fica perdido em uma cidade com uma rua só. Fica perdido em uma cidade com muitas ruas. O ser humano nasce perdido"

"Quem não tem dúvida, não sabe o que é ter fé. Não precisa orar"

"Todas as certezas sobre Deus são falsas. Se eu tenho certeza sobre Deus, não é Deus, é um ídolo"

"Cristianismo não é religião do mistério. Jesus disse: 'Tudo que Deus me revelou eu contei para vocês'"

"Deus não é do tamanho da nossa mesquinhez"

"Amor não forma ordem, forma desordem. Pessoas apaixonadas tornam suas vidas um caos!"

Luiz Felipe Pondé

"Eu sou filósofo. Não sou cristão. Não tenho problema de dúvida"

"A sociedade resiste ao sofrimento. Acha que no final tudo vai dar certo"

"Há pessoas que pensam: Ou eu sou ortodoxo ou eu me abro para a modernidade"

"Para eu me preocupar com justiça, não preciso ter fé"

"O trauma é o que dá forma no corpo"

"A teologia não tem nenhuma capacidade de enfrentar o Darwinismo"

"O trauma é o que dá forma no corpo"

"O legal é ser legal sem saber se vai dar certo"

"Acúmulo de design cego: Este é o nome do conceito do Darwinismo que acua a idéia de que seja necessário a existência de um ser inteligente para colocar ordem no universo"

"Você não precisa da teologia para discutir justiça social, saúde, razão, etc."

"Deus é o melhor conceito que a filosofia já criou"

"Inseguros somos nós todos"

fotos: Alex Fajardo
.
Leia e veja +

2 comentários:

Anônimo disse...

Brow!
É sério. Eu sou grato a Deus por alguns ateus ou não-cristãos. rs. A produção intelectual deles aguça meu espírito crítico e observador. Para todos os lados, é claro. E venho observando que os ‘superfilósofos’ se gastam para ratificar idéias 'livres' tanto quanto qualquer teólogo. E no fim, parecem papagaios. Reproduzem, com menos brilhantismo, idéias e teses d’outros já outrora exaustivamente visitados e debulhados, e que nada comunicam a mim. Bem, não julgo ser um cara de inteligência elevada, menos ainda (ou seria ‘menas’?! rsrs) um boçal. Mas, ao tomar ciência das palavras do tal Pondé (que eu nem sei quem é, mas hoje fui ler a Folha, como faço sempre, e vi trecho de um artigo dele na primeira página) peguei minha xícara de café arqueei a sobracelha e então ‘fizolofei’:

Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?

Aquele abraço señor Pavojoe...

Pax!

Jr. Soares

William Campos da Cruz disse...

Uma sucessão de posts por aqui me remeteram a essa reportagem:
1) a descrição da brutalidade com que foram mortos os jovens entregues a traficantes pelo exército.

2) O texto falando sobre a suposta religiosidade do MC Mr. Catra.

3) o debate na bienal sobre o livro fé e descrença: falou-se por lá que Deus não gosta de covardes; que a preocupação com os que sofrem é que é importante; que a fé é mais um ato de coragem que de ortodoxia.

Pois bem, o pastor Marcos não é lá muito ortodoxo mesmo. Mas reconheçamos a nobreza de seu trabalho. Esquisitices há! Mas há transformação de vidas! E, que fique bem claro: não é na base do discurso acadêmico nem de piadinhas não! É um fundamentalista! O que quero dizer com isso? Que, na hora do vamos ver mesmo, quem está na linha de frente são os fundamentalistas. Os outros ficam titubeantes, como provou a postura do Gondim! Em nome de uma suposta auto-crítica cristã, Gondim faz concessões ao relativismo pós-moderno. E cita mais o Sponville que a própria Bíblia!
Até o Mo Sung, o professor que pisa na Bíblia, demonstrou ser mais cristão que ele!

Pronto, termino com a reportagem a que me referi lá no começo: http://www.youtube.com/watch?v=SPSt_Ikgp_8

E mais uma intervenção no baile funk: http://www.youtube.com/watch?v=0Vl1Kr_3WHs&feature=related

Blog Widget by LinkWithin