30.8.08

Só de ti eu me agradei

E naquele amor imenso
que de ambos procedia,
palavras de grande gozo
O Pai ao Filho dizia,
de tão profundo deleite,
que ninguém as entendia;
somente o Filhos as gozava,
pois a ele pertencia.
Mas naquilo que se entende,
desta maneira dizia:
- Nada me contenta, Filho,
fora da tua companhia.
E se algo me contenta,
em ti mesmo o quereria.
O que a ti mais se parece,
a mim mais satisfazia;
e o que em nada te assemelha,
em mim nada encontraria.
Só de ti eu me agradei,
ó vida da minha vida!
És a luz da minha luz!
És minha sabedoria;
figura da minha substância,
Em quem bem me comprazia.
Ao que a ti te amar, meu Filho,
a mim mesmo me daria,
E o amor que em ti tenho,
nele mesmo eu o poria,
por razão de ter amado
aquele a quem tanto queria.

São João da Cruz

Leia +

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin