O ex-presidente cubano, Fidel Castro, afastado do poder desde fevereiro passado devido a problemas de saúde, completou 82 anos nesta quarta-feira. Nenhuma celebração oficial foi organizada, mas ele recebeu diversas mensagens de felicitações, inclusive dos atletas de Cuba que participam da Olimpíada em Pequim.
Na gravação, os atletas afirmam que Fidel é o "criador do esporte revolucionário cubano, que leva em sua essência a luta para que o atleta não seja uma mercadoria". Eles dizem também que Fidel é o "treinador do time, melhor rebatedor do beisebol e gladiador inconquistável".
Na noite de ontem (12), milhares de jovens assistiram a um show do grupo Buena Fé, na Praça da Revolução, em Havana, em homenagem a Fidel. À 0h, diversas imagens do líder foram projetadas em dois telões com os dizeres "felicidades, Fidel". Na festa, foi lida uma mensagem na qual "todas as crianças" do país mandavam "o abraço cálido, os sorrisos, as canções e um beijo grande".
"Para você, como sempre, transmitimos a total confiança de seu exército jovem e o juramento de não decepcioná-lo jamais", afirmava o texto.
Mensagens
Em mensagem publicada no jornal oficial "Granma", do Partido Comunista, trabalhadores cubanos expressam "maiores desejos por sua total recuperação" e também "gratidão por seus ensinamentos e exemplo". "Sabemos que você prefere passar um dia como hoje de forma discreta, mas é impossível pois, para milhões de cubanos, essa data se converteu em uma celebração própria", afirma o texto.
Cinco cubanos que estão presos nos Estados Unidos acusados de espionagem - e são tidos como heróis - também enviaram mensagens a Fidel. "De uma prisão do império, com carinho e muita alegria, desejo a você felicidades e reafirmo que nada, nem ninguém, poderá dobrar nossa integridade revolucionária nem afetar nosso otimismo", escreve um deles.
Outro a felicitar Fidel foi o presidente venezuelano Hugo Chávez, amigo e aliado. Ele enviou de presente um retrato do herói da independência sul-americana Simón Bolívar.
Sacerdotes da Santería, religião cubana que mescla o catolicismo com ritos africanos, planejam uma cerimônia em homenagem a Fidel.
O líder da revolução e comandante supremo de Cuba por quase meio século não aparece em público desde junho de 2006, quando sofreu duas cirurgias. Ele passou permanentemente o poder ao seu irmão, Raúl, no começo deste ano.
.
fonte: UOL [com Associated Press, France Presse e Ansa]
.
Em meio a tantos rapapés "espontâneos", é importante salientar que não procede a informação de que Dercy Gonçalves tenha cantado "Alma cansada, vem já" na hora dos parabéns a Fidel. =]
Nenhum comentário:
Postar um comentário