30.9.08

Homossexualidade e outros pecados...

CRISTÃOS FUNDAMENTALISTAS são os que acreditam que as sagradas escrituras foram ditadas diretamente por Deus e que, por isso, tudo o que nelas está escrito é sagrado, verdadeiro e deve ser obrigatoriamente obedecido para sempre. A verdade divina está fora do tempo. Aquilo que Deus comandava há 3.000 anos é válido para hoje e para todos os tempos futuros.

Digo isso a propósito de uma carta dirigida a Laura Schlessinger, conhecida locutora de rádio nos Estados Unidos que tem um desses programas interativos que dá respostas e conselhos aos ouvintes que a chamam ao telefone. Recentemente, perguntada sobre a homossexualidade, a locutora disse que se trata de uma abominação, pois assim a Bíblia o afirma no livro de Levítico 18:22. Um ouvinte escreveu-lhe então uma carta que vou transcrever:

"Querida doutora Laura, muito obrigado por se esforçar tanto pra educar as pessoas segundo a lei de Deus. (...) Mas, de qualquer forma, necessito de alguns conselhos adicionais de sua parte a respeito de outras leis bíblicas e sobre a forma de cumpri-las: gostaria de vender minha filha como serva, tal como o indica o livro de Êxodo 21:7. Nos tempos em que vivemos, na sua opinião, qual seria o preço adequado?

O livro de Levítico 25:44 estabelece que posso possuir escravos, tanto homens quanto mulheres, desde que não sejam adquiridos de países vizinhos. Um amigo meu afirma que isso só se aplica aos mexicanos, mas não aos canadenses. Será que a senhora poderia esclarecer esse ponto? Por que não posso possuir canadenses?

Sei que não estou autorizado a ter qualquer contato com mulher alguma no seu período de impureza menstrual (Levítico 18:19, 20:18 etc.). O problema que se me coloca é o seguinte: como posso saber se as mulheres estão menstruadas ou não? Tenho tentado perguntar-lhes, mas muitas mulheres são tímidas e outras se sentem ofendidas.

Tenho um vizinho que insiste em trabalhar no sábado. O livro de Êxodo 35:2 claramente estabelece que quem trabalha aos sábados deve receber a pena de morte. Isso quer dizer que eu, pessoalmente, sou obrigado a matá-lo? Será que a senhora poderia, de alguma maneira, aliviar-me dessa obrigação aborrecida?

No livro de Levítico 21:18-21 está estabelecido que uma pessoa não pode se aproximar do altar de Deus se tiver algum defeito na vista. Preciso confessar que eu preciso de óculos para ver. Minha acuidade visual tem de ser 100% para que eu me aproxime do altar de Deus?

Eu sei, graças a Levítico 11:6-8, que quem tocar a pele de um porco morto fica impuro. Acontece que adoro jogar futebol americano, cujas bolas são feitas de pele de porco. Será que me será permitido continuar a jogar futebol americano se usar luvas?

Meu tio tem um sítio. Deixa de cumprir o que diz Levítico 19:19, pois que planta dois tipos diferentes de semente ao mesmo campo, e também deixa de cumprir a sua mulher, que usa roupas de dois tecidos diferentes -a saber, algodão e poliéster. Será que é necessário levar a cabo o complicado procedimento de reunir todas as pessoas da vila para apedrejá-la? Não poderíamos queimá-la numa reunião privada?

Sei que a senhora estudou esses assuntos com grande profundidade de forma que confio plenamente na sua ajuda. Obrigado de novo por recordar-nos que a palavra de Deus é eterna e imutável".

Rubem Alves, na Folha de S.Paulo.

Leia +

9 comentários:

Éverton Vidal disse...

Já tinha lido, mas não sabia que era do Rubem Alves, e publicado na Folha.

Seria quase redundância rs dizer que o texto é uma ótima reflexão não é?

Abraço.

Humberto Ramos disse...

Curto demais o Rubem Alves, só que tem vezes ele viaja... viaja legal... e mais: um bom comentário para este texto deveria ser: "Rubem, você teve preguiça para manter sua obrigação de escrever para a folha, não foi?"

Outra coisa (e sem tratar da questão "homossexualismo"): as perguntas retóricas da garota que escreveu a carta têm aparência de muito sábias, contundentes e também parecem encerrar com a resposta "a Bíblia realmente não é atual e não pode prescrever nada quanto nossa vida". Mas não é assim, só parece!

São, na verdade, limitadas; desconsideram outros textos bíblicos (principalmente o Novo Testamento), e não consideram Jesus como chave para a interpretação dos textos sagrados (a palavra encarnada deve ser paradigma para a interpretação da palavra escrita). Enfim, são argumentos simplistas para afirmações simplistas dos evangélicos. Talvez a culpa seja mesmo nossa, fazemos afirmações simplistas e recebemos críticas e contraposições na mesma linha.

É mais ou menos isso que penso...

Roger disse...

Pava, que legal essa.

Já meditei profundamente sobre esse assunto, e agora um pouco mais sobre essas questões tão sérias.

Minha conclusão, baseada nas palavras de Paulo é o seguinte: nunca se deixe operar de fimose, pois quem se deixa cincuncidar também deve cumpir toda lei!!

blog bydudu disse...

Já sei! Esse Rubem Alves é judeu. Só poode! Ignorar Jesus Cristo de tal maneira...

Daqui a pouco ele imolará um cordeiro para os seus pecados serem perdoados...

paulocassiano disse...

O tema "homossexualismo" é polêmico mesmo... Eu acredito que Deus ama pessoas "entendidas" sim. Contudo, tenho dificuldade em acreditar que elas não precisam largar essa prática para serem salvas...

Paulo Cassiano disse...

Aliás,

Por "largar a prática" fica subentendido (não sei se com hífen ou não...) libertação.

Quem ainda não foi liberto, talvez ainda não tenha tido um "encontro" com Jesus...

Que a Graça do SENHOR Jesus Cristo seja contigo!

Djair disse...

O texto de Rubem Alves me parece muito com uma cena famosa do seriado "West Wing" que tem circulado na internet. Ouça a crítica a esse tipo de raciocínio barato, baseado em exegese superficial, na página de William Lane Craig (em inglês). Acesse http://www.reasonablefaith.org/site/PageServer?pagename=podcasting_main e procure por "West Wing Homossexuality Episode", em "Reasonable Faith Podcast" (2008/09/22).
Que Deus os abençoe!

Fatima Porto disse...

As pessoas deveriam se preocupar mais em seguir um mandamento que diz.....ame o seu próximo como a ti mesmo.....independente de cor sexo ou preferencia sexual.....pois afinal a palavra de Deus que está escrita Tem na verdade ser vivida !!

Fatima Porto disse...

Acho que as pessoas deveriam seguir e por em pratica o maior dos mandamentos ....amar ao próximo como a ti mesmo......assim as coisas se tornariam mais simples ...sem preconceitos!!

Blog Widget by LinkWithin