Há um tempo (já faz dois meses!), comecei a escrever alguns passos para começarmos a ver alguma coisa acontecer em nosso meio, comecei na percepção de que se nos importamos é que começamos a ser chamados, o negócio é com você mesmo! Acho que outro requisito muito importante para passarmos para a prática está em uma mudança em nossa vida, eu parto do princípio de que se em nossa história ainda estamos aguardando que algo novo aconteça, é por que o que era necessário para se ativar a novidade ainda não foi feito.
Primeira mudança começa naquilo que a gente é, estas discussões da Igreja Emergente jogaram uma luz bem interessante na diferença entre ser o crente certinho e um discípulo, o crente certinho é o cara que não fuma, não bebe, não fala palavrão, não joga em loteria, isto é: se afasta do mundo para mostrar sua diferença, mas confunde se afastar com se isolar e confunde não ser do mundo com ser um ET. Um olhar pós moderno sobre este esforço moderno de ser crente já mostrou muitas falhas no esforço de que a novidade em Cristo espelhe mais aparências externas que podem ruir hora ou outra quando o amor verdadeiro de Jesus for exigido ou esperado.
Tenho me preocupado com um viés meio libertário dessa discussão, tenho ouvido em falar de muita coisa que se está descobrindo que é só religiosidade e quanto esforço nós já perdemos com estas coisas! Porém, tenho ouvido falar pouquíssimo em santificação. Está certo que estamos livres da lei e de todo esforço em fazer tudo aquilo para parecer um crente certinho, mas acho que nossa responsabilidade na santificação não só continua como é ainda mais ampla, a santidade de Jesus Cristo nos atrai, o discípulo quer ser como Cristo, o discípulo quer andar no mundo como Cristo, mas o discípulo também tem que querer fazer a mesma diferença que Cristo fazia quando andava entre o pessoal.
O que você vai mudar na sua vida? Como está sua jornada em ser como Jesus Cristo? Você vive uma vida santa? Por que você faz as coisas que você faz? Por que você não faz as coisas que todo mundo faz? Você consegue identificar pecados que você tem que abandonar? Que hábitos você vai começar a cultivar para aumentar sua sensibilidade às pessoas ao seu redor e ao sofrimento da sociedade em que você vive? Que hábitos você vai adotar para aproveitar a presença de Deus e refleti-la em sua vida?
Luis F. Batista, no Renovatio Café.
Leia +
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário