24.9.08
Proibindo os anti-obama
Um aluno da sexta série em Aurora, Colorado, voltará às aulas nesta quarta-feira, três dias escolares depois de ter sido suspenso por causar tumulto ao usar uma camiseta dizendo que Barack Obama era amigo de terroristas.
Daxx Dalton, da escola Aurora Frontier K-8, usou a camiseta que ele e seu pai, Dann, fizeram para uma assembléia na quinta-feira passada em homenagem aos ganhadores das Medalhas de Honra.
Os estudantes foram estimulados a usarem algo patriótico, e assim ficariam livres das lições de casa. Então Daxx e seu pai fizeram a camiseta azul, vermelha e branca com os dizeres: “Obama, o melhor amigo dos terroristas.”
Enquanto brincavam no pátio naquela manhã, Daxx e outros estudantes começaram a discutir sobre a camiseta, contou o superintendente John Barry.
Quando a discussão invadiu a aula de matemática, Daxx foi mandado para a sala do diretor da escola. Foi dada a ele a opção de virar a camiseta ao avesso, usar outra fornecida pela escola ou ir para casa e trocar de roupa e depois voltar para a escola.
Daxx não gostou de nenhuma das opções, então os funcionários da escola o suspenderam.
Em sua casa na terça-feira, Daxx disse que o pai surgiu com a idéia para a camiseta adicionando que ele não está seguindo a disputa presidencial muito de perto.
“Eu não entendo disso muito bem para dar a minha opinião”, disse Daxx. “Eu apenas segui meu pai.”
Está claro com que a fidelidade de Dann Dalton está. Ele apoia John McCain, disse. Na porta da casa dele tem um grande adesivo que diz “Nós Votamos Pela Vida”, e o pai lembra que levou Daxx para um passeata anti-aborto quando o garoto tinha 2 anos.
“Estou cheio de clichês anti-Obama”, disse Dalton. “Eu apenas escolhi o que seria mais fácil de reproduzir.”
O pai alegou que os direitos da Primeira Emenda de seu filho foram violados e deve entrar com um processo contra a as escolas públicas de Aurora.
“Eu não vou tolerar a idéia de que a liberdade de expressão está nas mãos de outra pessoa”, disse Dalton.
Barry disse que Daxx não foi suspenso pelo que usava, mas porque, de acordo com a política da escola, “todo tipo de vestimenta que chame a atenção para a pessoa que está vestindo, e assim cause tumulto no processo educacional, é de mau gosto e intolerável.”
Também é contra a política do distrito usar roupas que podem “causar distúrbios materiais ou substanciais ao processo educacional ou a atividades escolares.”
Barry apontou que a irmã de Daxx também usava uma camiseta anti-Obama no mesmo dia, mas não foi suspensa porque não causou nenhum “tumulto” como a camiseta de Daxx.
“Como um distrito, estamos preocupados com o processo educacional e não se os estudantes adotam visões liberais ou conservadoras”, disse Barry.
Intencional ou não, a camiseta dirigiu a atenção para os Daltons. Os dois estavam na mídia na terça-feira.
Na escola, um aluno chamou Dalton de racista e outros não gostaram da camiseta, disse Daxx, enquanto outros estavam “orgulhosos por eu usar” a camiseta.
“Eu gostei”, falou Daxx sobre a camiseta. “Eu achei que ela ficou bem legal.”
Fonte: The New York Times
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário