A internet ultrapassou o jornal impresso como principal fonte de informação no trabalho dos jornalistas, de acordo com a terceira edição do Barômetro de Imprensa, pesquisa bimestral online feita pela FSB Comunicações para sondar opiniões dos jornalistas brasileiros sobre temas da profissão e da conjuntura nacional.
Para 57% dos entrevistados, sites e blogs da internet são as principais fontes de informação usadas cotidianamente no trabalho jornalístico. Os jornais são assim apontados em 28% das respostas, seguidos pelo rádio e telejornais.
A preponderância da internet sobre outras fontes de notícias é apontada pelos profissionais de todas as mídias, e alcança índices mais altos entre trabalhadores menos experientes e aqueles que atuam em veículos online (73%) ou impressos (54%).
Os jornais em papel, por sua vez, atingem seus maiores percentuais entre os jornalistas de TV (34%) e de impressos (33%).
Os profissionais de rádio registram o menor índice para os impressos como principal fonte. Na análise do Barômetro, esse resultado é explicado pelo fato de quase 1/3 (29%) ter o próprio rádio como fonte primordial de informações no trabalho.
Os jornalistas entrevistados também disseram que a segunda principal fonte de informação são os jornais (38%), seguidos da internet (30%), dos telejornais (16%), da rádio (8%) e das revistas (5%).
A terceira edição do Barômetro entrevistou 563 trabalhadores de todo o país – de mídia impressa, online, televisão e rádio –, que responderam a questionário enviado em setembro por email aos 39.772 profissionais inscritos no mailing Maxpress.
A FSB esclarece que os resultados da pesquisa não são automaticamente extrapoláveis para o universo dos jornalistas brasileiros.
fonte: Cidade Biz
colaboração: Rodney Eloy
17.10.08
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