5.10.08

Todo xingamento será castigado

Divido esta informação com o leitor.

É relevante tanto para mim quanto para quem acompanha esta página.

A edição de hoje do jornal "O Estado de S. Paulo" traz uma reportagem sobre críticas e comentários feitos na internet, inclusive em blogs.

Os comentários ofensivos podem ser punidos judicialmente. E isso vale também para aqueles que optam por se esconder no anonimato.

A matéria revela que o número de ações referentes a problemas virtuais aumentou. Havia 400 em outubro de 2002. De lá para cá, passa de 17 mil.

Reproduzo trecho da reportagem, assinada pela jornalista Laura Diniz:

"Atualmente, a autoria de grande parte das ofensas anônimas feitas via web é facilmente identificada com auxílio da Justiça. As indenizações, quando comprovadas as agressões, raramente são negadas. A responsabilidade de todos está cada vez mais clara: o site de relacionamentos que não tirar conteúdo ofensivo do ar, a pedido da vítima, torna-se réu da ação, o blogueiro que permitir um comentário agressivo a terceiro em seu blog responde na Justiça junto ao agressor, os pais são responsáveis na esfera civil por ofensas feitas via web pelos filhos e por aí vai."

Isso significa, na prática, que o autor do blog é tão responsável quanto o leitor pelo conteúdo que é escrito no espaço de comentários, de forma anônima ou não.

Não vejo problema de comentários ofensivos neste blog jornalístico, desde que foi criado em abril de 2006. Pelo contrário.

O que tenho testemunhado são diálogos virtuais que acrescentam informações, pontos de vista e detalhes, que alçam o internauta à posição de co-autores da notícia.

Mas é fato também que nem todos assinam com o nome e o sobrenome.

É algo importante, que precisa ser pensado coletivamente.

Fica o convite à reflexão.

Paulo Ramos, no Blog dos Quadrinhos.

Não tenho problemas c/ comentários anônimos. Aliás, alguns nem são tão anônimos p/ quem tem um faro apurado na percepção de estilos. hehe Curto dar essa liberdade aos leitores, bem como na expressão de idéias. Raramente veto um comentário. Qdo isso acontece normalmente trata-se de um ataque ao articulista ou a mim, sem nenhuma relação c/ o post. Um bocejo e um delete e tá tudo resolvido. =)

2 comentários:

Anônimo disse...

Quando posto um comentário, não sou eu. Quando tento ser eu, acabo sendo o eu que os outros esperam. Torno-me anônimo, mas não apareço. Simplesmente acabo sumindo no alucinado desejo não querer revelar que sou apenas eu.

Sei lá... estou perdido.

Mas o cara que vai assinar este comentário não sou eu, viu?

Kleber.

Volney Faustini disse...

Ô Sr. Anônimo,

Com uma verve dessas inicie um blog, cara.

Ass. Kle ... oooops ... An^ ... ooops


Volney

Blog Widget by LinkWithin