26.11.08

Campanha por (menos) prosperidade

Todos conhecem a estória de Aladim , um rapaz que tem uma lâmpada mágica habitada por um gênio que realiza todos os seus desejos. Basta que ele esfregue a lâmpada para que o gênio saia e o atenda prontamente.

Segundo a estória, bastava que Aladim determinasse sua vontade para que seu gênio de "estimação" cumprisse seu querer.

Atualmente muitos estão vivendo um Evangelho Aladim. Deus foi transformado em um mero empregado, em um gênio da Bíblia. Aquele que outrora era Mestre e Senhor foi empacotado pela Teologia da Prosperidade e é vendido nos templos como se fosse o gênio da estória de Aladim. Vendem um deus que mediante determinações e sacrifícios proféticos dos crentes, realiza todos os seus desejos.

Porém, essa visão triunfalista e ufanista trazida pela confissão positiva é algo que se afasta da verdadeira pregação do Cristianismo. Jesus não se fez homem para nos ensinar a ser ricos, mas para nos trazer a mensagem do amor.

Todos gostam de citar Filipenses 4:13:

“Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.”

Mas é muito confortante escrever esse versículo solto em camisetas e esquecer o que diz o versículo anterior:

“Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.”

Ou seja, Paulo não queria dizer ao povo de Felipo que Cristo os daria tudo o que desejassem, e sim que em Cristo eles poderiam enfrentar qualquer coisa.


Tenho a convicção de que se Jesus quisesse que fossemos exclusivamente ricos, teria ele mesmo dado o exemplo. É por isso que nesse momento, seguindo o bom exemplo da Nani, estou aderindo ao M.C.T.P. (Movimento Cansei da Teologia da Prosperidade.

Na verdade nunca gostei desse mercantilismo eclesiástico. Mas agora quero expressar isso formalmente.

fonte: Cabeça de crente

Também já não suporto mais ouvir pregações recheadas de "Teologia da Prosperidade". Enche o saco mesmo...

3 comentários:

Unknown disse...

É uma granda honra ter um texto meu aqui no PavaBlog.
Valeu Thiago!

Pavarini disse...

como diz a musiquinha da globo, "a festa é nossa". =)

já added seu blog na lista de links.

big abraço

Thiago Mendanha disse...

O Pava já disse tudo, né? Além do texto, tem o link no blog... rs

Abração!

Blog Widget by LinkWithin