10.11.08

Deus é fiel

Início de dezembro de 2007. Após uma campanha repleta de vexames, o Corinthians foi rebaixado para a série B. Torcedores de outros times, humoristas e chargistas fizeram a festa, tripudiando, rindo e faturando com a derrocada corintiana.

Se a igreja evangélica fosse um time não sei qual série estaríamos disputando no campeonato. Um rápido retrospecto mostra que a seqüência de resultados ruins parece não ter fim. Da mesma forma que o rebanho cresceu, aumentaram numa escala ainda maior o número de episódios tristes envolvendo o povo de Deus. Levamos goleada na política, apanhamos no meio artístico e tomamos “chocolate” nos púlpitos, para gáudio dos torcedores intolerantes de outros times.

Basta espiar a prateleira das livrarias para encontrar impressos diversos indicadores da crise que vivenciamos. Muitos títulos falam da dificuldade de se manter a fé e outros apresentam as experiências de quem optou por interromper definitivamente o relacionamento com Deus. Em revistas, jornais e sites, articulistas desfi(l)am um misto de indignação e decepção. Justíssimas, aliás.

A reação dos torcedores do Corinthians diante da crise foi um tanto inusitada. Não conheço ninguém que tenha trocado de time por causa do rebaixamento. Ao contrário, a torcida passou a comparecer às partidas com mais freqüência, gerando neste ano uma receita 45% maior que em 2007. Mesmo com o time na série B, os patrocínios aumentaram 16%. Enquanto nas igrejas alguns fiéis encolhem suas contribuições e diminuem a freqüência como forma pueril de protesto, a média de público nos jogos do Timão aumentou 20% em 2008.

Autor de um livro sobre o time alvinegro, o apresentador Serginho Groisman explica o que aconteceu: “Em tempos ruins, a equipe inspira pelo envolvimento da torcida”. Embalado pelo carinho e comprometimento da torcida, dos jogadores e dos dirigentes, o Corinthians voltou à série A em meio a lágrimas e momentos de emoção cuja intensidade suplantou largamente o que tem sido observado em muitos cultos. A alegria contagiou até mesmo torcedores de outras agremiações esportivas.

As livrarias cristãs fazem parte tanto das agruras como das conquistas do escrete do Senhor. Em momentos de crise, literalmente graças a Deus existem medicamentos disponíveis para erradicar diversos tipos de males que têm acometido o Corpo. Profilaxia santa por meio da inspiração que o Pai tem concedido ao redor do mundo.

Em contrapartida, também há nas gôndolas outros dois tipos de remédios bem comuns: os placebos – cuja ingestão não provoca nenhum tipo de benefício – e os venenos, compostos que trazem heresias disfarçadas de medicação. Infelizmente, ambos os tipos vendem bastante e acabam por complicar ainda mais a já debilitada saúde do rebanho.

No âmbito da saúde, apenas os médicos podem prescrever medicamentos e as farmácias devem ter na equipe um profissional capacitado na área. Nas livrarias cristãs não é necessário o mesmo grau de aprimoramento. Contudo, é mister que todos os funcionários sempre sejam lembrados de que trabalham na esfera da eternidade. No mínimo, devem ter intimidade com a “composição química” de cada obra para indicá-las corretamente.

A despeito da sucessão de confusões no meio evangélico, é certo que o Médico-mor é o grande interessado na saúde integral do rebanho. E isso por certo nada tem a ver com matizes teológicos e formas de expressão nos cultos. Somos diferentes, porém temos o mesmo adversário. Como apregoa um provérbio africano, “a união do rebanho obriga o leão a dormir com fome”.

Independentemente de seu “time” doutrinário, é tempo de alçar a voz e fazer do grito da torcida alvinegra o seu mote, ainda que em meio às crises da igreja: “eu nunca vou te abandonar”.

texto meu que será publicado na próxima edição do Catálogo MW.

9 comentários:

Anônimo disse...

Lia tbm teus textos no catálogo da MW. No passado, pq agora (a partir de hj exatamente) não sou mais uma nas livrarias evangélicas. Sábado foi meu último dia. Consegui permanecer lá por exatos 19 meses! Há mto "remédio genérico". O pior é q eles estão nas estantes para vc vender! Isto não é mais para mim. Parabéns pelo texto Sérgio.

Anônimo disse...

Ótima comparação.
Texto maravilhoso. ;)

Beijos

Núbia - www.nubibella.com

Anônimo disse...

Os evangélicos são amadores, pernas de pau, da bola murcha.

André

Cícero Alvernaz disse...

Igreja evangélica... por que se fala tanto desta igreja? E se fala mal como se ela não fosse "evangélica". Incrível que apesar de tantos falarem e rosnarem em volta, a igreja evangélica continua cada vez mais abençoada e abençoando o mundo. Creio que esta investida contra a igreja de Deus é um dos mais fortes sinais da vinda de Cristo. Esta é a única explicação para tanto ódio que é disseminado por aí. Um dia isto vai acabar!

Cerestino disse...

ótimo, ótimamente ótimo

Davi Oliveira disse...

O lance é que quando os resultados, não vão bem.. nós como igreja, não somos rebaixados, pq rola uma "virada de mesa"

somos praticamente o fluminense do mundo cristão!

Anônimo disse...

Realmente bom o texto!
Comparação muito interessante.

Samuel Boss disse...

O que o Rebanho precisa é esquecer os livros e atentar para o Evangelho. O ser humano não consegue entender a cristo lendo os 4 livros que falam sobre Ele, como entenderão nesse oceano de literaturas inuteis. Incluo neste campo tanto os de auto-ajuda de Benny Him quanto os que revolucionário pedante e intelectualmente forçado de Ricardo Gondim . Ninguém precisa do Benny him e do Gondim, principalmente DEus. Ambos conquistaram seu espaço, vivem em prol da ignorância do povo. Quanto mais os crentes consumirem, mais eles teram motivos para pousar em fotos vestidos de atletas correndo numa maratona. A custa de Quem?

Radeir disse...

É fácil compreender a causa de tanto sofrimento nas multidões de Bíblia debaixo do braço,pensando que já conquistaram seu ingresso para a Grande Jogada.

Coitado do povo que se aglomera nas portas das Igrejas Evangélicas - Instituições financeiras , cedendo na agiotágem alguns supostos privilégios que os próprios dirigentes desconhecem o real valor.

Jogar com mentes carentes pode ser a longo prazo muito cruel,já que o faminto de favores celestes torna-se um saco de verdades cada vez mais comprometedoras e inacalculáveis.

A meu ver, o homem de bem só precisa ler o Livro da Natureza. ver e observar já primeira lição a beleza escancarada numa simples flor,onde o Creador desenhou matemáticamente as espirais portadoras de sementes tão perfeitas e tão reais cartas de navegação de sua reprodução, multiplicação universo afora.

Quais dos chamados "Pastores"encontra em si mesmo a humildade e sensibilidade de pregar esta maravilha?

E quem, diante de uma simples flor, carregada de grãos perfeitos pode chorar, sofrer, ser infeliz?

A Flor é apenas mais uma manifestação de Deus, do Deus mais que perfeito,se dando em toda parte.

Deus não joga,nem comanda partidas,disputas onde sempre há o perdedor,Deus semeia infinita-mente sua verdade em forma de luz, de estrelas,sóis que desde a origem são fores vivas,sementeias de novos mundos onde a beleza e a bondade fincam raízes, eternamente.

Blog Widget by LinkWithin