Poderes invisíveis versus poderes visíveis no Leviatã de Thomas Hobbes
Artigo escrito por Pedro Hermílio Villas Bôas Castelo Branco para a Revista de Sociologia e Política
O conceito de secularização adotado pelas teorias do Estado moderno permitiu institucionalizar um Estado laico que alterou a concepção de legitimidade, solapando qualquer possibilidade de reivindicação do poder divino pelos governantes. Hoje, porém, depois do 11 de setembro de 2001, acentuou-se a necessidade de repensar o conceito de secularização, precisamente, à luz do papel que a religião desempenha na política interna e externa dos estados. Este artigo sugere que o conceito de secularização nem sempre foi pensado como separação entre o poder espiritual e o poder temporal. A investigação do Leviatã de Thomas Hobbes, obra apontada por muitos como precursora da teoria do Estado moderno, indica outro sentido para a compreensão do conceito de secularização.
Clique aqui para o texto completo
7.11.08
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Paz! Pavarine!
sou o Renato Oliveira do Blog SoroGospel, vim para lhe propor uma parceria! já add o seu banner no SoroGospel caso se interesse por favor me avise ok!
E só para complementar o seu Blog esta muito fera! Que Deus continue te usando e que seja canal de benção na vida de muitos!
Deus lhe abençoe PODEROSAMENTE!!!
Graça e Paz!
Postar um comentário