O Dia da Consciência Negra será comemorado na próxima quinta-feira (20/11) com um grande show na Praça da sé, em São Paulo, com a participação de artistas de renome, como Rita Ribeiro, Jussara Silveira, Teresa Cristina, Fabiana Cozza, Banda Black Rio, Paula Lima e Seu Jorge.
O show é parte de uma extensa programação organizada pela Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias da Secretaria de Estado da Cultura, que inclui rituais afro-brasileiros, saraus, encontro de congadas e grupos de cultura afro, exposições e exibição de documentários na capital e 15 municípios do interior.
Para Leandro Rosa, assessor de Cultura para Gêneros e Etnias da SEC, a cada ano a Secretaria desenvolve uma campanha estadual que culmina com a programação cultural do Mês da Consciência Negra, que também serve de pano de fundo para as discussões sobre a questão racial na cultura paulista. “Em 2007, realizamos uma homenagem a 20 personalidades negras históricas brasileiras, e em 2008, marco dos 120 anos de Abolição da Escravatura, desenvolvemos a campanha cultural Racismo: Se você não fala, quem vai falar”, afirma.
A campanha, que recebeu mais de 13 mil cartas, durante os 92 dias de realização, incentivou a população de São Paulo a manifestar-se sobre o tema Racismo: Se você não fala, quem vai falar por meio de folders-carta e pela internet. O resultado desta campanha será a publicação de um livro com os 120 melhores textos, a ser lançado no dia 26 de novembro, no Museu Afro Brasil.
No dia 20, as festividades começam às 9h com a chegada de congadas à Catedral da Sé, seguida de apresentação de Virgínia Rodrigues e de Missa Afro.
Com o fim da missa, a festa começa no palco montado na praça da Sé, tendo como mestres de cerimônia MC Max BO e os atores Edson Montenegro e Mafalda Pequenino, no show Tecnomacumba da cantora Rita Ribeiro, que contará com a participação das cantoras Jussara Silveira e Teresa Cristina, formando o trio Meninas do Brasil.
Às 14h é a vez do grupo Mzuri Sana. Depois os DJs ingleses POGO e Billy Biznizz assumem os pick-ups e convidarão ao palco outra atração internacional, a rapper Rah Digga, dos Estados Unidos e a DJ paulista Evelyn Cristina.
Às 16h, o samba de raiz toma conta do palco com show da paulista Fabiana Cozza na Roda de Samba. Às 17h30, a Banda Black Rio homenageia os 10 anos da morte de Tim Maia. O DJ brasileiro Gran Master Ney manterá o clima animado para o show de Seu Jorge, às 20h, que traz como convidada a cantora paulista Paula Lima.
Dia da Consciência Negra
A data de 20 de novembro foi escolhida como o Dia da Consciência Negra por marcar a morte do maior líder da história dos negros no Brasil. Nesse dia, em 1695, Zumbi dos Palmares foi capturado por portugueses e morto após ter sido denunciado por um companheiro. Neste mesmo dia, o Quilombo dos Palmares, que chegou a abrigar mais de 30 mil negros, foi destruído. Em 2003, a lei 10.639, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estabeleceu a data como parte do calendário escolar brasileiro e tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira. Na cidade de São Paulo, a lei nº 13.707, de 7 de janeiro de 2004, instituiu o feriado na capital.
Acesse aqui a programação completa do show e do mês que comemora a data.
SHOW DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Intervenções, Missa Afro e Shows. 20/11, a partir das 9h. Grátis.
Praça da Sé – Centro – São Paulo – SP
http://www.cultura.sp.gov.br/
Na Virada Cultural de 2007 participei de uma missa conga. Quero ver qual é a da missa afro. Lá estarei! :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário