26.12.08

Acendam as luzes da razão

Atenção! Acendam as luzes da razão! Não deixem que a Idade das Trevas volte a eclipsar a sabedoria humana! Notícias dão conta que o criacionismo - doutrinação religiosa disfarçada de pseudo-ciência - cresce entre as escolas brasileiras. E não apenas no ensino religioso, onde faria algum sentido, mas nas aulas de ciência.

Atenção, educadores! Professores, pais e estudantes! Teólogos, filósofos e livres-pensadores! Independente de suas convicções religiosas e não-religiosas, é preciso atenção ao fato. Ou problema. Afinal, até mesmo a Igreja Católica, e suas mais conservadoras alas, reconhecem que é possível que religião e ciência convivam em paz. O que não se pode é misturá-las. O mesmo serve para a política. Por isso alerto aqui educadores em geral para a questão.

Me assusta saber que escolas tradicionais religiosas, como o Mackenzie, por exemplo, ou o Colégio Batista e a rede de escolas adventistas, estejam ensinando aos alunos a explicação cristã da criação do mundo junto com os conceitos da teoria evolucionista. Isso é um contra-senso.

Como é que, na cabeça dos alunos, Adão e Eva - ou seja lá qual for a explicação que o criacionismo dá ao surgimento dos humanos na Terra - vão conviver com os macacos que nos antecederam na escalada evolucionista? Haverá lugar para todos no Paraíso? Haverá maçãs suficientes para que todos possam experimentar delas e serem expulsos do jardim do éden?

Não estarão estas escolas criando uma miscelânea perigosa e não científica nas cabeças dos estudantes? A troco de quê? Isaac Roitman, da Sociedade Brasileira pra o Progresso da Ciência, afirma: "É perfeitamente aceitável que o criacionismo seja apresentado como corrente que existe, mas está ligada à fé, enquanto a evolução é comprovada cientificamente". Nélio Bizzo, da USP, acrescenta: "Não há sentido em tentar provar a existência de Deus cientificamente".

Fiquemos atentos. Como diz a sabedoria popular, cada macaco no seu galho.

Tony Belotto, na Veja Online.

3 comentários:

Cícero Alvernaz disse...

Perguntinha besta: Se o homem era um macaco, como ensinam os evolucionistas, quem foi que cortou o seu rabo? Sou criacionista, pois creio na Bíblia, afinal, quem é maior? Deus ou Darwin? Nem dá para discutir.

Anônimo disse...

pq os patos na evoluiram? hahaha só os macacos? o beloto dedica-se a atacar a fe crista e a igreja em suas colunas, eu só gostaria de saber o porquê.

israel_holanda disse...

Na boa ... Vou tentar ser racional ... Mas, ... Se estão ensinando a idéia de Darwin "sem comprovação", pois não é possível alguém voltar no tempo ou realizar como experiência o BIG-BANG, e como essa idéia tem mais questões que não foram solucionadas que uma base palpável, porque não ensinar a visão CRIACIONISTA, que não é apenas uma idéia de FÉ, mas responde as questões que a RELIGIÃO DO EVOLUCIONISMO não consegue, não pode e nunca poderá responder ... Deixe que as pessoas, os jovens e adolescentes do Brasil tenham a oportunidade de optar ... Ou, se não temos liberdade para saber, de que adianta a tua opinião neste texto ? ... Darwin morreu e sua "Teoria", que até hoje não pode ser provada, é um monte de questionamento, está em crise, caindo no descrédito, sobra aos "evolucionista" berrar e bradar seus impropérios contra a existência visível e patente de DEUS ... A questão não é a ciência contra a religião, mas sim da VERDADE contra a MENTIRA ...

Blog Widget by LinkWithin