16.12.08

Amo Muito Edmund Husserl

Amo Muito Tudo Isso: o relacionamento marca-consumidor sob o enfoque da fenomenologia clarificadora de Edmund Husserl

Tese de Mestrado em Administração defendida por Francisco Ricardo Bezerra Fonseca na Univerisdade Federal do Pernambuco - UFPE

O relacionamento marca-consumidor é um fenômeno interpessoal construído de forma dialética-dialógica-discursiva entre parceiros. De fato, a relação é dialética por se constituir da síntese das interações dos discursos objetivados dialogicamente entre marca e consumidor. A intersubjetividade é presente no momento em que esse fenômeno ocorre num vivido partilhado pelos parceiros, os quais conjuntamente (ao se relacionarem) constroem um novo ser, ou seja, o nós. Esse ser não pode ser compreendido apenas como a soma de eus dos parceiros, posto que, o nós é composto pelas vozes da marca e do consumidor, assim como pelas demais vozes (i.e., eles) que partilham de tal ser. A qualidade interpessoal, para um fenômeno que é em essência parassocial, emerge da consciência dos seres da marca de que, no cotidiano de vida do nós, eles simulam ser a personificação da marca para o consumidor. A Fenomenologia Clarificadora de Edmund Husserl, apoiada pela base epistemológica dos saberes provenientes da sociologia do conhecimento, relacionamento interpessoal e parassocial, praticante reflexivo, relacionamento marca-consumidor, teorias do animismo e literatura acerca da sociedade de consumo, propicia a clarificação do significado desse fenômeno sob o prisma da persona. O significado do fenômeno relacional marca-consumidor foi captado por intermédio de entrevistas em profundidade com cinco gerentes da McDonalds. Após a redução fenomenológica, 404 temas foram integrados em seis entidades universais que revestem o significado do relacionamento clarificado: identidade, julgamento, confiança e comprometimento, desempenho, interação e afeto

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Um comentário:

Anônimo disse...

Husserl: não chego a amá-lo tanto, mas gosto muito.

O Acaso e a Clarice Lispector me trouxeram até aqui.

Se você não encontrar razões para ser livre, invente-as.

Abraços, flores, estrelas..

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