2.12.08

Dossiê acadêmico: Renascer

1) O fenômeno do marketing religioso: Análise do discurso da igreja renascer em cristo na Mídia

Tese de Mestrado em Comunicação defendida por Karla Regina Macena Pereira Patriota na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Nos últimos vinte anos, assistimos a proliferação de inúmeras formas de produção e uso da mídia na esfera religiosa. A Igreja Renascer em Cristo, alvo do trabalho, por exemplo, é dona da Rede Gospel e de mais de 17 emissoras de rádio, nelas realiza transmissões ininterruptas 24 horas por dia, via satélite. No amplo espaço que utiliza, (templos e mídia) a Renascer tem desenvolvido um discurso que dialoga com a atual conjuntura sócioeconômica da sociedade brasileira. A igreja estabeleceu em sua teologia, uma lógica de mercado, onde os valores que afloram são oriundos da Teologia da Prosperidade. No universo religioso/midiático da Renascer, encontramos o estímulo ao consumo de bens religiosos que privilegiam o individualismo, a vaidade, o consumo material, o empreendimento financeiro, o sobrenatural e a abundância, negando o sofrimento e qualquer sentimento que cause algum desconforto. Neste trabalho, analisamos seis sermões dos fundadores da Renascer, o Apóstolo Estevam Hernandes e a Bispa Sônia Hernandes (03 sermões de cada), veiculados na mídia. Como aparato teórico foram utilizados os postulados da Análise do Discurso Francesa. O conceito de interdiscursividade possibilitou a verificação da presença de outras vozes discursivas que se manifestam no discurso da Igreja Renascer. Foram percebidos como os discursos da Confissão Positiva, do marketing, da Teologia da Prosperidade, dos manuais de auto-ajuda penetram no discurso da Igreja interferindo no seu sentido. Na mesma direção, o conceito de heterogeneidade discursiva serviu para verificarmos como os sermões são atravessados por outros discursos e por discursos de outros. Estes diferentes discursos, mantém entre si, em algumas circunstâncias, uma relação contratual, como é o caso das referências bíblicas que legitimam a sua construção, mas por outro lado, percebemos as relações de contradição, de confronto ou de dominação com os discursos analisados.

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2) Agora eu faço a diferença: projeto Amar (PA) e Christian Metal Force (CMF) - experiências religiosas e vivências do mundo entre grupos de jovens da Igreja Renascer em Cristo em Florianópolis

Tese de Mestrado em Educação e Cultura defendida por Mariana Taube Romero na Universidade do Estado de Santa Catarina - UESC

Esta pesquisa analisa dois grupos de jovens pertencentes à Igreja Renascer em Cristo em Florianópolis - o Projeto Amar (PA) e o Christian Metal Force (CMF), pensando-os enquanto membros e participantes de uma instituição que constrói desde a sua criação uma linguagem voltada para a evangelização de jovens, atraindo para si especialmente certos segmentos de camadas médias do meio urbano. A pesquisa procura relacionar conversão pessoal, trânsito e remanejamento religioso entre estes integrantes dos dois grupos juvenis com a idéia de mercado e pluralismo religioso na atualidade. O trabalho também quer pensar as diferentes formas que estes grupos institucionais de uma denominação neopentecostal possuem de se relacionar com o seu grupo, com a sua religião e sua igreja no dia a dia. Por último, a partir de suas experiências religiosas e vivências da cidade, quer analisar de que maneiras estes "CMFs" e "PAs" pensam, criam e recriam suas práticas cotidianas, sobretudo suas práticas de consumo, seushábitos, lazer e projetos de vida, inseridos neste contexto urbano específico e nesta forma de religiosidade.

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Parte 3
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3) "De bem com a vida": o sagrado num mundo em transformação

Tese de Doutorado em Antropologia Social defendida por Carlos Tadeu Siepierski na Universidade de São Paulo - USP

Tendo como pano de fundo a visibilidade alcançada pelos evangélicos em décadas recentes, tanto pelo seu extraordinário crescimento numérico, quanto pela sua surpreendente presença no campo político, o trabalho procura analisar, dentro do campo neopentecostal, a especificidade da Igreja Renascer em Cristo. Ao mesmo tempo que ela apresenta um discurso voltado para jovens e empresários de classe média, com uma estética que combina de forma inédita o sagrado com elementos da indústria do entretenimento e da comunicação de massa, constitui-se como um poderoso empreendimento gerenciado segundo uma racionalidade empresarial moderna. Sua capacidade de mobilização se manifesta através de megaeventos,que ampliam ainda mais sua visibilidade, estendendo sua influência além dos seus limites institucionais. É esse poder de mobilização que o campo político-partidário tenta apropriar, sem ter, contudo, o mesmo êxito que o empreendimento religioso, já que a capacidade de arregimentação que a igreja demonstra possuir, se funda no sagrado e para ele retorna. O que está em jogo, mais do que o poder político, é o poder simbólico, ou seja, a capacidade do discurso religioso de encampar na sua lógica segmentos cada vez mais amplos da experiência de vida, em domínios considerados profanos, e conferir-lhes novos significados, frente às incertezas de um mundo em transformação.

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4) O fenômeno religioso na mídia televisiva - mediações ritualísticas da Igreja Renascer em Cristo.

Tese de Mestrado em Comunicação defendida por Vagner Huffenbaecher Pepe na Universidade Paulista - UNIP

O trabalho tem como objetivo principal discernir sobre a importância que tem a experiência de fé na atualidade e de como a mídia de maior alcance às massas se posiciona a respeito deste fenômeno cultural. Enfatiza os aspectos distintivos do ritual, reconhecendo nele a objetivação desta prática religiosa que tem como fundamento a concepção mítica ou subjetiva da realidade humana. Para isso se detém nos efeitos receptivos do meio, na sua tentativa de representar e divulgar o conteúdo da mensagem religiosa da Igreja Renascer em Cristo.
Problematiza sobre o caso desta Igreja neopentecostal para indagar sobre o surgimento vertiginoso e o influxo que esta exerce, principalmente no público jovem, uma vez que utiliza a televisão como meio eficaz de comunicação com seus fiéis. Contudo, a prisão de seus fundadores e líderes traz à tona a perplexidade e indignação da população brasileira e o tema das práticas religiosas ao debate público. O contra-ataque da mídia e a apologia dos fiéis colocam em pauta a discussão sobre os princípios éticos, morais e religiosos que se procuram estudar. A principal contribuição deste trabalho consiste em estabelecer as bases antropológicas do rito que se inserem na tradição judaico-cristã da qual a Igreja Renascer é herdeira, e em contrapor os fundamentos dessas práticas àquilo que é mostrado na Programação da Rede Gospel e à imagem projetada pela instituição no âmbito social.

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5) Culto e mídia: os códigos do espetáculo religioso: um estudo de caso da Igreja Renascer em Cristo

Tese de Mestrado em Comunicação e Semiótica defendida por Alberto Carlos Augusto Klein na
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

A Igreja Renascer em Cristo (IRC) alcançou notoriedade no meio evangélico brasileiro pela forma espetacularizada de tratar o seu culto dominical. Tal espetacularização implica a transformação do participante do rito religioso em simples espectador, reduzindo ou anulando sua possibilidade de participação. Instaura-se, então, uma separação física entre os "atores", responsáveis pela criação do espetáculo, e o público, que apenas observa sua performance. O processo de espetacularização do culto na IRC obedece determinados códigos. O primeiro deles é o que denominamos de "representacional", ou, no dizer do antropólogo Roger Caillois, mimicry. Assim, o líder religioso deve se portar como um ator, executando com o seu corpo uma performance carregada de gestos, movimentos e modulações vocais. Seu corpo, destacado sobre o palco, passa a funcionar como uma mídia primária, uma fonte geradora de signos. Toda a sua ação se constrói de maneira a entreter e arrancar reações do público. Assobios, gritos, palmas e até mesmo a manifestação do êxtase religioso são formas de resposta da platéia à proposta de fascinação. O segundo código refere-se à construção ambiental espetáculo. O espaço do culto deve também ser espetacularizado. Por isso, a sede da IRC está localizada em um antigo e amplo cinema de São Paulo. Toda organização espacial realiza-se de maneira a privilegiar a ação que é performatizada no palco. Os telões, os holofotes, as cadeiras em plano inclinado tomam-se um suporte midiático para o espetáculo religioso. A utilização de uma mensagem teológica rigidamente dual constitui o terceiro código que pretendemos destacar. Na cosmovisão da IRC, a divisão do mundo em dois e a sujeição do fiel a esta dualidade, que se exprime nas imagens divina e diabólica, passam a ser um texto cultural que coloca em cena um drama, uma batalha, onde a magia tem um lugar privilegiado

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6) Marketing e religião : o papel do marketing na origem, expansão e consolidação da Igreja Apostólica Renascer em Cristo

Tese de Mestrado em Ciências da Religião defendida Marcelo Janikian para Universidade Metodista de São Paulo - UNIMESP

Este trabalho tem por objetivo analisar o uso do marketing pelas igrejas neopentecostais, que surgiram no cenário religioso brasileiro entre as décadas de 70 e 80. A utilização do marketing por tais igrejas tem em vista conquistar espaços cada vez maiores dentro do campo religioso, ocasionando uma acirrada concorrência entre as várias denominações cristãs e outros credos religiosos. Entre as igrejas neopentecostais, que surgiram neste período, destacamos a Igreja Apostólica Renascer em Cristo, fundada no ano de 1986, cuja sede se encontra na cidade de São Paulo. A Igreja Renascer foi escolhida para este trabalho por possuir vários elementos em suas práticas religiosas, que nos dão base para afirmarmos que marketing e religião podem interagir perfeitamente, sem qualquer tipo de preconceito. No estudo desta instituição religiosa constatamos que o marketing desempenha um papel importante em sua própria expansão e consolidação no campo religioso brasileiro. Estevam Hernandes Filho fundador e líder da Igreja Apostólica Renascer em Cristo - traz em seu currículo de executivo uma boa experiência em marketing, adquirida por meio de sua atuação em várias empresas, nacionais e multinacionais, como profissional de marketing, habilitando-o a utilizar esta mesma ferramenta em seu novo empreendimento. Dentro desse contexto, a Igreja Renascer em Cristo construiu, até o presente momento, um império que engloba aproximadamente 1.300 templos espalhados pelo Brasil, emissoras de rádio, TV, editora, gravadora e a Fundação Renascer, que centraliza todas as atividades administrativas da Igreja.

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7) Bem aventurados aqueles que se comunicam como marca... A Igreja Renascer em Cristo

Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação defendida por Leda Yukiko Matayoshi na Universidade de São Paulo - USP

A partir dos anos 60 assistimos à formação de um mercado simbólico constituído por instituições religiosas com uma efervescente troca de produtos intangíveis. E no cenário brasileiro, também vimos o crescimento espantoso das religiões evangélicasimpondo uma presença visível e marcante através de estratégias efetivas principalmente nos meios de comunicação de massa. Centrado nas ações mercadológicas para empresas prestadoras de serviços, incluindo as igrejas de um modo geral, o presenteestudo, baseado em levantamento bibliográfico e entrevistas, apresenta a performance da "Igreja Renascer em Cristo " tendo em vistas analisar a transformação de formas de expressão religiosa em uma marca como fator de sobrevivência num mercadovisivelmente competitivo e impositivo nos diferenciais entre as ofertas. A partir da abordagem de conceitos de marketing institucional que permeiam o mercado religioso no Brasil, observa-se a atuação das igrejas evangélicas como marcas seposicionando conforme as regras do mercado. A seguir, analisa-se a Igreja Renascer em Cristo como uma empresa prestadora de serviços, sem fins lucrativos, utilizando ações mercadológicas para alcançar seus objetivos de expansão culminando naconstrução de uma marca que a diferencia das demais concorrentes

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8) Deus Pai é Gostosinho e Jesus é Pirado" Um Estudo das Estratégias Persuasivas no Discurso da Epscopisa Sônia Hernandes da Igreja Renascer em Cristo

Tese de Mestrado em Língua Portuguesa defendida por Sueli Cardoso Pitta na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

A presente Dissertação situa-se na área de leitura e redação e tem como tema o estudo de estratégias persuasivas. Tendo como corpus excertos de sermões proferidos pela episcopisa Sônia Hernandes, da Igreja Renascer em Cristo, o trabalho procurou identificar, no discurso da bispa, a utilização de recursos persuasivos que buscam estabelecer relações entre Deus e o Homem e examinar, por meio do discurso religioso, as manifestações da ideologia da Igreja Renascer em Cristo. A pesquisa partiu do pressuposto de que o discurso da bispa Sônia Hernandes se constrói pela relação da língua com as condições de produção em um espaço capaz de sugerir autoritarismo, dramaticidade, emotividade e legitimação de uma experiência religiosa, e, principalmente, se efetiva por meio de estratégias de natureza retórica, altamente persuasivas e convincentes. Para a realização dos objetivos propostos, fundamentamo-nos em três eixos teóricos: a Retórica de Aristóteles; a Nova Retórica, fundada em Perelman e a Análise de Discurso de linha francesa, centralizada em Pechêux, na França, e Eni Orlandi, no Brasil. O percurso analítico levou em conta, além do verbal, os elementos suprassegmentais do discurso, evidentemente não em primeiro plano, mas como pano de fundo indispensável para a persuasão, uma vez que a expressão corporal, a expressão facial, os gestos, a roupa e os efeitos de sentido resultantes compõem o cenário deste discurso que se presentifica no culto na Sede da Igreja Renascer em Cristo e na "atuação" discursiva da bispa e em sua capacidade de mover os fiéis. A análise centrou-se em três tópicos fundamentais: a constituição do ethos da bispa Sônia Hernandes, o ato retórico declarado e os artifícios retóricos contidos no processo discursivo. A pesquisa possibilitou explorar as estratégias retóricas utilizadas por Sonia Hernandes assim como a visão de mundo que seu discurso reflete. Os resultados do trabalho abrem caminhos para outras investigações tanto na área da Retórica como da Análise do Discurso.

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9) A Renascer em Cristo e o mercado de música gospel no Brasil

Tese de Mestrado em Ciências da Religião defendida por Jacqueline Ziroldo Dolghie na Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Sem resumo.

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4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns por postar trechos de um trabalho acedêmico!

Sandro Baggio disse...

Valeu pela excelente postagem!

Pavarini disse...

caraca, rodney...

caprichou d+ desta vez, hein!

abraço

Rodney Zorzo Eloy disse...

ô Pava, eu que agradeço a oportunidade...

Valeu!

:-)

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