O mercado de e-mail marketing em 2009 vai continuar quente com a disputa entre as plataformas do mercado e a chegada de novos participantes.
Os serviços de reputação ganham força e começam a mudar a cara do setor, separando as empresas sérias das demais.
Um fator importante, de grande alvoroço, é o projeto de lei anti-spam. Caso aprovado, o setor passará por uma regulamentação direta prevista em lei pela primeira vez.
Ainda existe muita desinformação, mas alguns profissionais do mercado debatem sobre a possibilidade da lei criar uma indústria de multas no Brasil. Há empresas grandes, conhecidas e que certamente não fazem spam, mas que durante anos não usaram um sistema eficiente que comprovasse os seus optins.
Tudo indica que a crise mundial também terá papel no mercado de ferramentas de e-mail marketing, no entanto alguns especialistas acreditam que a crise terá uma interferência positiva.
Esta expectativa é compartilhada pela SenderScore, que já apontou para um crescimento significativo no volume de envio mundial no próximo ano. Muitas empresas já sinalizaram com a possibilidade de aumentar a utilização de suas bases, em estratégia para suavizar possíveis efeitos de um desaquecimento na economia mundial.
A briga entre as plataformas de e-mail marketing no Brasil irá se intensificar no próximo ano e finalmente veremos os primeiros números. O mercado ficará mais transparente e assim conheceremos todos os players deste jogo.
O ano começa com tudo para ser um divisor de águas para o setor. Seguirá em frente que estiver preparado para esta nova realidade do mercado. Feliz 2009 a todos.
Michel Araújo, no Webinsider.
15.12.08
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário