3.12.08

O poder do Twitter

Não adianta reclamar. Se você é um foca atento a novidades e vivencia o avanço da Web 2.0 já deve ter ouvido falar do Twitter. Esta rede social espalhou-se pelo mundo como um bom meio de informação. Com a catástrofe em Santa Catarina e principalmente os atentados em Mumbai o twitter ganhou uma visibilidade nunca antes dada pela mídia tradicional.

Jornalões consagrados mundo a fora orientaram a pauta do atentado na Índia através das entradas do Twitter. Órgãos de defesa do país orientaram usuários da rede social não escrever sobre os atentados, para não “confundir as investigações” e muita água rolou por baixo da ponte.

Na catástrofe de Santa Catarina usuários da rede informavam quais avenidas ainda não tinha sido alagadas e onde as pessoas poderiam conseguir comida e abrigo. A ação contou com a participação de blogueiros do estado, como já foi noticiado aqui no Manual.

O fato é que tanto em Santa Catarina quanto em Mumbai o twitter se mostrou mais veloz do que as rádios locais. Pela ferramenta de busca do site podemos notar que as informações sobre #mumbai eram atualizadas de segundo a segundo.

A grande questão é: Até onde um site alimentado por usuários das mais diferentes profissões pode competir com o jornalismo tradicional? As mídias sociais são sempre encaradas como “inimigas” dos jornalistas tradicionais. O que eu acho uma grande bobagem, muitos jornalistas convivem com a internet e aproveitam ao máximo seus recursos para conseguir trabalhar com melhor velocidade.

Já ouvi muitas histórias de pessoas que carregavam agendas e mais agendas e muitas fichas de orelhão no bolso para falar com todas as fontes que precisavam em uma matéria. Hoje as fontes podem ser muito bem armazenadas no seu celular que cabe 700 números e pelo próprio aparelho consigo entrar na internet e navegar nos sites do meu entrevistado para ter uma noção do que ele pensa sobre determinado assunto.

Enquanto existirem bons repórteres, sempre haverá bom jornalismo. Independentemente se a matéria foi escrita: Segundo João das Couves ou Segundo @proveisso.

Entenda o Twitter:

Nesta rede social cada usuário possui uma página que pode inserir pequenos textos de 140 caracteres. Além de inserir textos você pode acompanhar o que outras pessoas escrevem, conhecido como “seguir”. A ferramenta permite ainda responder mensagens de usuários e compartilhar fotos, vídeos e links. O melhor de tudo isso? O site pode ser atualizado pelo celular, é por isso que ele foi tão importante no episódio em Mumbai.

No Observatório da Imprensa o Luiz Weis fez um artigo interessante sobre a convivência do Twitter com as mídias tradicionais.

fonte: Manual dos Focas

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin