13.12.08

Pega na mentira

Quase a metade de todos os homens e um terço das mulheres já mentiram a respeito dos livros que leram para tentar impressionar amigos ou parceiros em potencial, diz um estudo britânico.

A pesquisa, encomendada como parte do 2008 National Year of Reading - o ano nacional da leitura na Grã-Bretanha - envolveu entrevistas com 1.543 pessoas, entre elas 864 adolescentes com idades entre 12 e 19 anos.

Quatro em cada dez participantes disseram que mentiram sobre os livros que haviam lido para impressionar amigos e parceiros em potencial - 46% dos homens e 33% das mulheres.

E três quartos (74%) dos adolescentes entrevistados admitiram ter fingido ler algo para impressionar o grupo ou como uma arma na conquista.

Culinária e poesia

O estudo cita o tipo de literatura que, segundo os participantes, aumentaria as chances de serem conquistados por um parceiro ou parceira em potencial.

Citar livros de culinária, poesia e letras de música marca pontos com homens e mulheres.

Mulheres que dizem ler sites de notícia são as que mais impressionam os homens, o que sugere que eles acham mais atraente uma mulher que demonstra conhecimento factual do mundo.

As mulheres, no entanto, colocam no topo de sua lista dos mais atraentes os homens que leram a autobiografia do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela.

Segundo os autores da pesquisa, a escolha revela que as mulheres apreciam em seus homens uma abordagem mais sensível e pessoal das questões mundiais.

Muitos de nós acreditamos que o que lemos revela algo sobre nossa personalidade, então tentamos usar isto a nosso favor na hora da conquista, sugere o estudo.

Primeiro encontro

Ao aguardar a chegada da outra pessoa em um primeiro encontro, um em cada cinco adultos (18%) leria um livro na esperança de causar boa impressão.

Entre os adolescentes entrevistados, quase a metade (47%) inclui títulos de livros na conversa e um quarto (24%) tenta reforçar a mensagem deixando evidências do seu tipo preferido de literatura dentro da mochila.

Um quarto (26%) dos adultos usa a leitura naquele momento decisivo, em que leva alguém para casa pela primeira vez: o livro mencionado no primeiro encontro é colocado estrategicamente ao lado da cama.

"Eu adoro o fato de que todas as gerações parecem saber que (a leitura) pode nos ajudar a aumentar nosso apelo potencial na busca por amor e romance", disse o diretor da campanha National Year of Reading, Honor Wilson-Fletcher.

"E não são apenas a poesia romântica e os clássicos que podem nos ajudar na busca do romance: sites, letras de música e notícias também são importantes", afirmou.

"Quem diria? Com todo o discurso sobre a nossa obssessão superficial com a beleza, parece que lá no fundo nós sabemos que o cérebro também contribui para o sex appeal!", disse o diretor.


Top cinco para impressionar um homem
1. Sites de notícias
2. Shakespeare
3. Letras de música
4. Livros de receitas
5. Poesia


Top cinco para impressionar uma mulher
1. A autobiografia de Nelson Mandela, Long Walk to Freedom
2. Shakespeare
3. Livros de receitas
4. Poesia
5. Letras de música

fonte:
BBC Brasil

Um comentário:

Felipe Fanuel disse...

Opa! Quer dizer então que comentar Shakespeare com alguém pode não passar de um sete-e-um? O próprio Shakespeare não é uma possível fábula?

Blog Widget by LinkWithin