Um das definições de pragmatismo, segundo o dicionário online Houaiss, é:
ênfase do pensamento filosófico na aplicação das idéias e nas conseqüências práticas de conceitos e conhecimentos; filosofia utilitária (grifo meu).Donald Miller escreve no seu penúltimo livro, Searching For God Knows What, sobre a ilusão das fórmulas e dos métodos quando o assunto é vida cristã (p.12):
(…) the formulas seem much better than God because the formulas offers control; and God, well, He is like a person, and people, as we all know, are complicated.Miller é um escritor excepcional usando metáforas e trocadilhos, e todo bom escritor não só escreve de modo conciso e preciso, ele vai além, brincando com as palavras.
Tradução: (…) as fórmulas parecem melhores do que Deus porque as fórmulas te dão controle; e Deus, bem, Deus é como uma pessoa e, como todos sabemos, pessoas são complicadas.
Eu reluto muito na leitura de livros cristãos. A mensagem confusa deles é escrita de forma tão objetiva que eu já até adivinho o que o autor escreverá só de começar a frase.
Encontrei redenção em alguns escritores contemporâneos, que são raros. Artistas que sabem usar ironia e abandonam aquele puritanismo sem graça, que preenche a maioria das páginas dos livros da Conde de Sarzedas (para não ser injusto, admito que há belos exemplos do passado, como o bem-humorado G. K. Chesterton e o consagrado C.S. Lewis , que merecem ser citados entre os habilidosos mestres da letras).
As fórmulas dominaram o mercado editorial cristão. Todos os livros têm o mesmo estilo e a mensagem sempre acaba sendo a mesma velha alienação da massa evangélica e católica. Don Miller explica a fórmula a qual até ele foi tentado a usar, graças às palestras do congresso Capturando a Literatura para a Glória de Deus (p.7):
- Primeiro: você deve descrever um quadro de uma grande miséria pessoal. Você deve contar ao leitor sobre uma época em que você falhou em alguma coisa, quando você não tinha controle da situação e das mudanças
- Segundo: descreva seu momento atual, fale de como você tem controle sobre a situação e mudanças, e como é maravilhoso dominar tudo
- Terceiro: você deve fornecer ao leitor um plano de três a quatro passos para que ele possa deter a miséria e a falta de controle, alcançando assim a alegria e domínio que você tem atualmente.
análise esperta do meu xará no Livraria do Thiago
me arrependo até hoje de não ter lido tantas obras magníficas de escritores brasileiros por sustentar uma mentalidade cauterizada pela alienação gospel. Só me permitia ler "escritores evangélicos" e se lia algum livro "secular" era por necessidade escolar. Infelizmente, em virtude disso estou atrasado em minha literatura brasileira.
6 comentários:
A grande, enorme, maioria da literatura evangélica é lixo.
Sugestão: faça uma enquete sobre quem produz boa literatura entre os evangélicos - brasileiros, é claro. Chega de enlatados.
Os únicos culpados de venda de "literatura alienante" são pessoas fracas da cabeça que só culpam os "Pastores" os "Bispos"!
Boiólas gospel from the Hell!
Cara, livros de escritores brasileiros que tratam de espiritualidade cristã que recomendo são: Ricardo Gondim, Caio Fábio, Glênio Fonseca Paranaguá, e... humm... quem mais? Acho que brasucas só li destes (aff, já li também Filhos do fogo do Daniel Mastral, mas não vale... rs)
Sugestões?
Ih, ferrou, chapa.
Se não estiver bem em Literatura Brasileira, vai para o inferno junto com Sartre. Ou melhor, Graciliano. Ou melhor ainda, todos eles (os que não são 'lixo').
Um dos grandes prazeres do Grande EU SOU é confundir os que são...
E o Grande costuma usar lixo no processo.
Irônico?
Grande.
cara, falando em leitura, vcs viram a ultima ultimato????? perfeita! eu acho que oi a melhor reportagem que fizeram do sr. macedo - ele mesmo. super sensata, com bons artigos, nada de histeria gospel! leiam. desculpa a propaganda, mas vale a pena.
Postar um comentário