20.12.08

Witkin e afins

Uma foto do Joel-Peter Witkin.
A arte um tanto bizarra deste fotógrafo têm sido inspiração para alguns trabalhos. Sem querer tornar o macabro em fetiche, o diálogo entre sagrado e profano que ele constrói é no mínimo intrigante. Como se só depois de encarar o que existe de podre e imperfeito fosse possível alguma transcendência. Ou como se ela estivesse já embutida no seu extremo oposto.
Para olhar sem preconceitos, com calma e reflexão, antes de negar.
A imagem dele que mais me chamou a atenção foi "Woman Once a Bird". No google é um dos primeiros resultados quando se coloca o nome do autor. Maiores explicações sobre ela não darei aqui, os curiosos façam isso, como uma provocação e surpresa para exemplificar o que disse no primeiro parágrafo. Leiam sobre ela. Sobre o processo de criação e a referência à História da Arte. Vale a pena. Mesmo que seja para negar, depois. Em um segundo momento.
Chocar por chocar é bobagem. Mas quando há um discurso, quando existe algo consciente e propositado, é muito melhor uma obra que nos incomoda do que aquela que simplesmente serve a um entendimento de "Belo" como "bonito". Quando eu escuto comentários do tipo "não gostei de tal peça, de tal filme" e a pessoa, ao ser indagada sobre o porquê, diz "porque me fez mal" ou algo do tipo, traduzo imediatamente como algo extremamente positivo... Se concordamos com Brecht, ao dizer que inaugurar um novo olhar sobre as coisas - que tire a nossa visão de mundo do "cômodo" - é a tarefa mais importante da Arte, a verdadeira noção de "política", então os preconceitos devem ser extirpados.
"Olhos Recém-Nascidos", talvez.
Não ingênuos, mas desprovidos de preconceitos.
Tudo isso por causa do Witkin?
Não, acho que por causa de tudo.

René Piazentin, em A Vida e a Época de Gregor Samsa.

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