Um tradicional clube social paulistano foi multado em pouco mais de 30 mil reais por falta de algum documento burocrático, e toda a imprensa cobriu o fato. Quatro bancos foram multados pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça por propaganda enganosa em 2,8 milhões de reais.
A notícia foi publicada no Diário Oficial da União do dia 19 de janeiro. E cadê o noticiário? Este colunista só achou a informação em um só jornal, o DCI de São Paulo – talvez não tenha feito uma leitura atenta dos demais veículos. O que significa, a propósito, que se a notícia foi publicada saiu bem discreta, sem maiores atrativos visuais. Tudo bem, os meios de comunicação precisam de anúncios, mas dois pesos e duas medidas, usados de maneira tão ostensiva, acabam minando a credibilidade do jornalismo.
Em tempo: os quatro bancos são Banespa, ABN Amro, Caixa Econômica Federal e BB Administradora. Motivo da multa: ofereceram fundos de investimentos de renda fixa sem informar aos clientes que havia riscos. Os bancos ainda não anunciaram se vão recorrer à Secretaria de Direito Econômico contra as multas.
Carlos Brickmann, no Observatório da Imprensa.
pra quem estranhou o título da nota e a tag, lembro que o brickmann é dono da assessoria de imprensa contratada pela renascer. a insinuação dele s/ a leniência da imprensa c/ os bancos é grave. no entanto, usar novamente o espaço da coluna p/ defender interesses dos clientes não me parece adequado.
em tempo: um leitor corrigiu o colunista e informou que o jornal Valor Econômico noticiou no dia seguinte a punição aos bancos.
28.1.09
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2 comentários:
Imprensa imparcial, mula-sem-cabeça e lobisomem. Alguns dizem que já viram, continuo achando que não passam de crendices.
Talvez a relevância dada a um fato e não ao outro, seja diretamente proporcional ao marketing de 'infabilidade' e 'baixo risco' de um investimento em relação ao outro... (rs)
Quanto maior a promessa, maior a cobrança.
Quem ler, entenda!
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