28.1.09

Estudo mostra como blogs infuenciam consumo

Uma pesquisa feita com ´heavy users´ de internet revelou que quase a metade deles só compra um produto após ler análises em blogs e fóruns.

O estudo foi conduzido pelo Ibope na Campus Party e levou em conta entrevistas com 600 participantes do evento.

Conforme explica o instituto, os números não representam a média da sociedade, mas apontam uma tendência ao ouvir usuários conhecidos como ´heavy users´, aqueles que exploram a web com mais intensidade e costumam indicar comportamentos que, depois, são adotados por outros segmentos da sociedade.

Entre os entrevistados, 90% dizem que leem blogs e um terço dos 600 entrevistados dizem serem autores de blogs ou ao menos postar comentários neles com frequência.

Quando analisou os hábitos de consumo destes usuários, 46% disseram que não compram produtos sem antes trocar opiniões com outros consumidores em fóruns pela web.

Neste cálculo, são considerados os fóruns clássicos e também listas de discussão em redes sociais, como o orkut.

Um número um pouco menor (40%) dizem que vão ao site do fabricante ler especificações dos produtos antes de tomar a decisão de compra.

Apesar serem ávidos leitores de fóruns e comunidades, dentro deste universo de 46% menos da metade diz postar comentários. A maior parte vai apenas ler a opinião de terceiros.

O item mais desejado pelos entrevistados, diz a pesquisa, não são eletrônicos, mas sim viagens. Os gadgets apareceram em segundo lugar na preferência dos entrevistados, com destaque para laptops e smartphones.

fonte: Plantão Info [via Adnews]

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin