12.1.09

Garçom-cuco

Estamos sempre a aprender. Janto com amiga em restaurante de Lisboa. Restaurante simpático, com cozinha decente e, pormenor fundamental, sem o mais leve vestígio de música ambiente. A conversa levita com a segunda garrafa de vinho.

Subitamente, surge em cena o "garçon", que me informa das horas. "São 10 e meia", diz ele, sem eu ter perguntado coisa alguma. Faço cara de espanto e o rapaz acrescenta que o "turno" das 10 já tinha começado. O turno?

Parece que sim. Existe moda entre os restaurantes da moda para servirem em três turnos. Quem chega às 8, tem de partir às 10. Quem chega às 10, tem de partir à meia-noite. Quem chega à meia-noite, tem de partir às 2 da manhã. Quem chega às 9, às 11 e à 1, suspeito, não come, ou come apenas meia dose.

Sorrio por gentileza, peço a terceira garrafa e confirmo a minha indisponibilidade para deixar a mesa. Vem o gerente. O gerente repete a história dos turnos. Eu digo que já conheço a história dos turnos e não estou disposto a entrar no jogo. Ele diz que são as regras da casa. Eu digo que são as regras de uma casa de prostitutas, não de um restaurante para pessoas civilizadas. E que viesse a polícia. Para me arrancar da mesa.

A polícia não veio. Mas veio a terceira garrafa. Deixei o restaurante depois da meia-noite. Com uma pergunta na cabeça: por que motivo as pessoas permitem que os restaurantes modernos as tratem como gado?

João Pereira Coutinho, na Folha Online.

será que essa imbecilidade vai atravessar o mar e, noves fora toda a crise, ser adotada por aqui?

4 comentários:

Camila disse...

Com toda a certeza. "Aguarde e confie". :p

Anônimo disse...

Ah, o texto foi editado e parte incômoda devidamente estirpada...

Cadê as menções ao paraíso terrestre cubano e à Faixa de Gaza?

berna disse...

RESPONDENDO A PERGUNTA: PORQUE ELAS NÃO SÃO COMO VOCÊ, QUE NÃO SE DEIXA MANIPULAR.

Pavarini disse...

vamos lá, anônimo. vou desenhar pra vc. rsrs

a coluna quinzenal do coutinho traz uma espécie de diário, dividida em seis dias. como às segundas-feiras os posts são relacionados à área de negócios, escolhi esse trecho.

abraço

ps.: a coluna de ontem do pondé já está agendada p/ sábado. acho que vc vai curtir! =)

Blog Widget by LinkWithin