25.2.09

Criação por evolução e por redenção

Comemoram-se os duzentos anos de Charles Darwin e de sua Teoria da Evolução das Espécies. Até ele, a criação era vista como algo fixo, sem mudança desde o 6º Dia da Criação.
Em momento algum, todavia, a Bíblia diz que o Pai já não cria e nem trabalha...
Ao contrário, Jesus disse: “Meu Pai trabalha até agora...”
Os cristãos querem um Deus que intervenha na vida, mas não querem um Deus que continue criando...
Sim! Querem um Deus de milagres para o homem, de criações novas para o homem; mas que não seja milagroso na criação.
E mais: fazem diferença entre Jesus curando e criando um olho em um cego de nascença e Jesus criando um órgão em um peixe no fundo do mar...
Assim, se são informados que animais estão ainda mudando e evoluindo, ganhando novos membros ou órgãos de adequação à vida, acham que isto seja blasfêmia.
Deus criou em Dias Eras de tempo e de não tempo.
Cada dia do Dia de Deus é feito de bilhões de anos humanos?... Por que não? Quem declarou tal impedimento?
Deus não sofre o tempo; posto que o tempo exista Nele.
Entretanto, se crê que o Deus dos crentes, o Criador, não tinha nada a fazer antes do homem.
Assim, agora, depois do homem, somente o homem interessa a Deus, pensam eles.
Deus, no entanto, assim como redime desde antes da fundação do mundo, também cria desde sempre; e assim como nunca deixou de redimir, também nunca deixou de criar.
O Gênesis diz Quem criou.
A ciência tenta dizer como foi criado.
Uma coisa é o Autor. Outra a Obra.
A fé lida com o Autor. A ciência lida com as Obras.
Qual é o problema?
Até no quintal de minha casa vejo as coisas mudando, se adaptando...
O Salmo 104 nos diz que tais Obras de Renovação da Natureza é trabalho do Espírito Santo, o qual, sendo enviado sobre a Terra, renova toda a criação... sempre.
Mas a pressa e a presunção do homem querem dizer quanto tempo Deus tem que ter levado para criar...
E mais:
A Bíblia não quer dizer como Deus criou. Apenas nos diz que Ele falou e assim se fez.
O Deus de Jesus criou, cria e continuará criando!...
Ora, o que é que existe entre o Gênesis e o Apocalipse senão Evolução?
Sim! O que existe entre o Jardim e a Cidade Santa senão evolução?
Evolução como evolução é; ou seja: cheia de “catástrofes”.
Entretanto, eu pergunto: E qual é o problema?
Darwin não é meu inimigo.
Celebro sua ousadia e fé.
Todavia, lamento que os crentes tenham endiabrado o homem, exceto os crentes ingleses, os quais, pela via de gente boa de Deus como C.S. Lewis e outros, logo entenderam que ali não havia conflito entre a Bíblia e a ciência.
Na América, porém, Darwin virou o diabo!
Ora, Darwin nunca esteve em briga com Deus. Apenas, como um homem de ciência, desejava entender a criação.
Mas a insegurança dos crentes, que tenta fazer da Bíblia um manual de “Ciências”, comete o crime de tornar anátema aquilo que não entende e nem tem cabeça isenta para refletir em paz a fim de compreender.
Ao fim da vida, tendo sido visto lendo a Bíblia por um crente que trabalhava no jardim onde estava meditando, Darwin ouviu o homem perguntar como ele lia a Bíblia se não cria nem na Bíblia e nem em Deus. Darwin assustou-se e disse: “Ah! Não! Eu creio tanto em Deus quanto na Bíblia. O que eu digo é uma teoria de como Deus criou, mas não uma negação de que Ele tenha criado”.
Muito assustará os crentes quando e se virem, no Reino de Deus, Charles Darwin, Einstein, Newton, Copérnico, entre outros... — enquanto muitos bispos estarão de fora...
Enquanto isto... o obscurantismo perdura.
Já imaginou se Deus está interessado na briga entre criacionistas e evolucionistas?
Ah, meus amigos, sem medo eu lhes digo que Ele não está.
Assisto documentários sobre a Evolução das Espécies e me deleito no amor de Deus!
Todavia, para mim, não há diferença se os 6 dias foram dias pequenos, mínimos de tempo ou se foram bilhões de dias e anos...
Entretanto, e se um Dia se tornasse um Dia apenas quando cada processo estivesse parcialmente concluído a fim de iniciar um outro...Dia?
Qual o problema?
Você está com pressa?
Não estou pedindo a sua opinião.
Apenas expresso a minha.
Afinal, quem pensa que cheguei aqui sem milhões de horas de oração e reflexão?
Nele, que trabalha até agora e continua criando sempre, ainda que não vejamos,

Caio Fábio
dica do Beto Ramos e do Marcos Florentino

36 comentários:

Anônimo disse...

Eu precisava mesmo, ler isso!
Obrigada!

Beijos

Núbia - www.nubibella.com

Helder Marques disse...

Parabéns pelo post! Excelente a sua colocação sobre o obscurantismo e a insegurança de se usar a Bíblia como manual de ciências! É de religiosos como voce que o mundo precisa!
Abraços fraternais,

Roger disse...

Pra mim, é tão sobrenatural, maravilhoso e divino, uma flor ter sido feita do nada, quanto ter evoluído de alguma outra coisa bem diferente!

Aliás, a segunda opção me fala muito mais da paciência de Deus, do que qualquer outra opção.

A natureza manisfesta a glória de Deus, de maneiras fantásticas e infinitas.

** LÊ ** disse...

Nossa! Como é bacana encontra este ponto de vista! Tenho partilhado ele com amigos a tanto tempo e encontrado tão pouco apoio.
"Darwin nunca esteve em briga com Deus"

Deus é criativo nas suas açoes
cada pessoa busca/encontra sua forma de entender tudo isso. Darwin teve a sua, bem peculiar. Uma pena muitos a deturprem contra ou a favor da religião.

gostei também da citação do comentário anterior
"Pra mim, é tão sobrenatural, maravilhoso e divino, uma flor ter sido feita do nada, quanto ter evoluído de alguma outra coisa bem diferente!"

Meu Deus continua sendo Fantastico de todas as formas que procede...

Anônimo disse...

"Escondendo o sol com uma peneira" bem poderia ser o título do artigo do Caio Fábio. Primeiro me parece que ele esqueceu(ou finge que) suas lições de hebraico para tentar conciliar as premissas do evolucionismo teísta(essa coisa de que os dias de Gênesis não são dias de 24 horas). Segundo esqueceu também que, embora não se possa atribuir diretamente a Darwin as conseqüências maléficas de sua hipótese, é a partir dela que os Nitchzes de ontem e de hoje declaram arrogantemente que Deus morreu; é a partir dessa hipótese nefasta que se justificam os Auchiwtz de ontem e de hoje. Uma "teoria" caótica e amoral onde prevalece o mais apto e o mais forte. Os criacionistas não negam a ciência e nem tampouco a MICROevolução, essa possível de ser testada e reproduzida e, portanto, ciência. Solicito muito encarecidamente ao Sr. Caio Fábio e quejandos que nos indiquem onde podemos encontram PROVAS irrefutáveis de que de NÃO vida, surgiu a vida; onde podemos encontrar, no registro fóssil, as cadeias completas da "linha sucessória" de todos os seres vivos existentes e seu pretenso ancestral comum; como foi elaborada a INFORMAÇÃO que ordenou o aleatório processo de MACROevolução. Crer naquilo que eu gosto ou me interessa na Bíblia e desacreditar o restante?

Marcos David Muhlpointner disse...

Caio, não sei de onde você tirou a frase que Darwin cria tanto em Deus quanto na Bíblia. Se puder localizar essa referência gostaria de saber. Mas no livro [i]O Espectro de Darwin[i], Michael Rose escreve o seguinte: “Charles Darwin tornou-se gradativamente ateu, enquanto sua mulher continuou devota a vida inteira. Ele morreu acreditando que aquele seria seu fim, de uma vez por todas. Contam-se histórias de uma conversão sua ao cristianismo no leito de morte, mas elas são inteiramente apócrifas.”

Desde a epóca de Darwin, os criacionistas têm insistido que o darwinismo leva ao ateísmo. Vide os exemplos de Dawkins, Dennet, Gould, Mayr, Drauzio Varella entre outros tantos.

Até mais, Marcos.

Anônimo disse...

Muito simplismo na análise do EVOLUCIONISMO OU CRIACIONISMO.

Recomendo a leitura do livro A ALMA DA CIÊNCIA - NANCY PEARCEY - Editora Cultura Cristã - www.cep.org.br

O que está em jogo é como o EVOLUCIONISMO CONTRIBUIU para o desenvolvimento de uma COSMOVISÃO extremamente DEÍSTA (para alguns), e para a maioria os reducionismos das perspectivas: NATURALISTA, SECULARISTA, NIILISTA, EXISTENCIALISTA, ANIMISTA-PANTEÍSTA-ORIENTALISTA E PÓS-MODERNISTA.

Desconhecer estas EPISTEMOLOGIAS REDUCIONISTAS com certeza levarão ao verdadeiro OBSCURANTISMO TEOLÓGICO E FILOSÓFICO.

Prof. Luis Cavalcante
http://direitoreformacional.blogspot.com

Anônimo disse...

Leio sempre o Caio Fábio.
Ele tem razão em muita coisa e em outras, penso eu, não.
Como sabemos, "toda a criação geme pela manifestação dos filhos de Deus". Logo, acredito, não há um processo de criação contínuo, mas de degeneração, fruto da queda do homem.
Sim, a chamada micro-evolução acontece em cada espécie (adaptações ao meio), mas não a evolução como se costumou achar que é, ou seja, um ancestral comum para todos os seres vivos. Mas - pergunta retórica que não quer calar - seriam necessárias adaptações se não houvesse um desvio do propósito inicial do Pai? Ou Deus não conseguiu em um átimo, pensar em tudo? Necessitou o Deus-Criador de que o mundo já estivesse "rodando" para o ir ajustando ou, simplesmente, permitiu que as melancias se ajeitem com o andar da carroça("ou vocês evoluem e se adaptam ou desaparecem")?
O próprio fato de haver esta micro-evolução demonstra o ato criativo inicial de Deus, que se estende por toda a história.

Dar vista aos cegos, em meu parecer, não se pode comparar a Deus criar órgão em peixes no fundo do mar. A menos que o peixinho seja portador de deficiência.

O mais é poesia do senhor Caio Fábio.

Ósculos e amplexos santos

Éverton Vidal Azevedo disse...

Recebo os textos do Caio por email. Gostei bastante desse. Bem esclarecedor, bem "direto ao ponto".

A Evolução deixa a Criação mais bonita.

Éverton Vidal Azevedo disse...

E eu discordo do Marcos. O Evolucionismo (entre outros "componentes")me aproximou mais de Deus, num momento onde o literalismo evangélico não me satisfazia mais.

Marcos David Muhlpointner disse...

Éverton, infelizmente o seu caso como de alguns são exceções à regra geral.

Se não, pense um pouco: a proposta evolucionista surgiu justamente como uma explicação que negava a necessidade de um Deus criador. O próprio Darwin comentou que sua teoria é como “cometer um assassinato”. Dentro da Evolução não existe espaços para um Deus que intervém na criação, visto que tudo de que se necessita está contido no DNA e na sua interação com o meio ambiente.

Para que Deus criaria vários tentilhões se eles podem ter pequenas variações a partir de um ancestral comum? Associar a evolução à existência de Deus é, no mínimo, incoerente com a Ciência e com o próprio Deus.

Até mais, Marcos.

Tiago Falconiery disse...

Gosto de muita coisa acerca do Caio Fábio, mas obviamente não concordo com muita coisa também.

Não concordo com essa visão simplista de evolucionismo teísta.


O evolucionismo é uma teoria naturalista, não criacionista.

Concordo com as críticas feitas anteriormente, bem como o que disse o prof. Luis Cavalcante

Maximiliano Mendes disse...

Concordo com a opinião do Prof. Luis Cavalcante: esse pessoal que quer conciliar darwinismo com Cristianismo é muito ingênuo. Desculpem a propaganda descarada, mas eu sempre recomendo a leitura desse texto de minha autoria:

http://crentinho.wordpress.com/2007/10/15/ciencia-vs-religiao-um-confronto-que-nem-existe/

Anônimo disse...

Também sou um dos que concordam em muitas coisas com o Caio, mas nem todas. Mas quando ele diz:

"...lamento que os crentes tenham endiabrado o homem, exceto os crentes ingleses, os quais, pela via de gente boa de Deus como C.S. Lewis e outros, logo entenderam que ali não havia conflito entre a Bíblia e a ciência."

Não creio que seja verdade, já que Lewis não cria nesse 'evolucionismo universal'. vejam esse texto:

http://mdsampaio.blogspot.com/2009/02/teorias-cientificas-sera-que-ja.html

e outra, os ataques são ferrenhos dos dois lados. Mas principalmente pelo lado dos ateus que, via de regra, generalizam: todo aquele que crê em Deus é idiota e desprovido de qualquer tipo de crítica científica... e por aí vai.

Vamos ser sinceros: O evolucionismo e a grande arma dos ateus contra os crentes.

Anônimo disse...

Para 'ouvir o outro lado':
http://pos-darwinista.blogspot.com

Um blog com pimenta na epistemologia consensual da Nomenklatura científica.

Guilherme Schnell e Schühli disse...

Interessante tanta gente que diz entender de Teologia comentar seu belíssimo ensaio sem nenhuma base de biologia ou evolução. Como doutor em biologia molecular e metido a cristão tive a boa experiência de encontrar em suas palavras muito de minhas idéias. Mas deve-se sempre lembrar que quando boa teologia se encontra com má ciência o resultado pode ser perturbador. Quando má teologia encontra má ciência... vixe! Deixe-me só acrescentar ao comentarista acima: Mayr no mesmo patamar que Drauzio Varella? Caramba! Vamos canonizar o fantástico!

Anônimo disse...

Oi, é a 1° vez que passo por aqui e achei seu texto muito interessante.
Esses dias estava vendo tv e achei um especial do Darwin muito interessante, nesse site mostra maiores informaçoes, acho que seria legal de voce assistir: http://mais.uol.com.br/view/8zedvdipch98/especial-mas-de-darwin-04023468D8916326?types=A&
.Valeu!

Unknown disse...

As idéias do Caio não tem a ver com o Design Inteligente?
Confesso que li pouco sobre essa linha. Como alguns que já postaram estou mais pra visão nua e crua da evolução. Cega. Deus deixa de ser criador/ordenador. A criatividade está embutida na própria criatura e atira para todos os lados. Recomendo "Deus após Darwin" (John Haught).

Paulo Ramos disse...

É lamentavel que algumas pessoas ainda estejam amarradas em seus pensamentos caóticos , que não consigam entender neste texto escrito pelo o Caio Fábio a grande Misericordia de Deus e sua sabedoria infinita.

Paulo Ramos

Gabriel Moreira disse...

Oi pava...faz tempo que não passas no meu blog... :-D eu sempre to por aqui (risos)

Pois é... mesmo a leitura de fatos históricos depende do intérprete...todas essas inferências científicas são hipóteses que revelam muito mais sobre o 'Zeitgeist' da época que vivemos do que sobre qualquer forma de começo da espécie...
aqui expresso minha opinião cristã a respeito do tema...

http://gabzferrao.blogspot.com/2009/01/um-desabafo.html#links

Anônimo disse...

Alguém aí leu o que o Caio escreveu ao fim do texto?

"Não estou pedindo a sua opinião.
Apenas expresso a minha.
Afinal, quem pensa que cheguei aqui sem milhões de horas de oração e reflexão?"

Anônimo disse...

Ola amigos, Meu nome é Ricardo, Sou Biólogo, MS em Biologia Animal e tenho estudado e pesquisado para conseguir o Titulo de Doutor em Zoologia. Normalmente esta posição só vale profissionalmente pq em sua maioria sou mesmo SERVO de Deus, sem nome e sem posição, apenas Servo. Portanto em alguns momentos (bons momentos) como este quanto nos encontramos com um texto esplendoroso como o postado, é bom ser sevo biólogo para entender estas questões e saber exatamente o que o texto quer dizer.
Indiscutivelmente a teoria da evolução é apenas uma teoria, que apresentam falhas e suas brechas para critica. Porém, certamente está entre as teorias (se não a mais) mais revolucionarias e aplicadas na historia da humanidade.
Agora embora seja uma teoria esta teoria ela apresenta uma proporção de 10 elevado a 57 exponencial de ser verdadeira (vida existir espontaneamente), ENQUANTO A CRIAÇÃO É APENAS E MARAVILHOSAMENTE CRIDA PELA FÉ. Existem mais de 139 teorias da criação, passando desde a nossa cristã, pelo CORÃO, ate a mirabolante idéia que os planetas foram criados pelo ciscar de galinhas da angola, e cada ciscada formou um planeta. Surpreendente esta ultima?? As vezes para nos sim, mas para o povo desta cultura também não seria surpreendente pensar que um Deus criou tudo em 6 dias??? Então, porque você não crê nas galinhas da angola como criadora do Universo? Não seria pq você não nasceu no meio desta cultura? Caso você tivesse nascido no meio do talibã em um pais muçulmano, criado segundo a religião deles, não iria crer no criacionismo segundo o CORÂO??? (teríamos que mandar missionários para lá por sua causa..rs.)
Muitas vezes penso na fé como um exercício que fazemos para adquirir resistência, deve ser trabalhada e tratada dia após dia. Pensando assim creio que verdadeiramente que nossa fé se fosse do tamanho de um grão de mostrada removeria montanhas. Fé para isso certamente não tenho, mas fé para crer que meu Deus é o Deus que está acima de todos os deuses, e que ele tem o poder de criar tudo que vejo ao invés de 6, criar em apenas um dia certamente tenho.
Crer que Deus continua criando, e pensar que ele levou milhões e bilhões de anos para chegar ate onde estamos, não desmerece a soberania do meu Deus e muito menos diminui a minha fé nEle.

Compartilho junto com autor de me maravilhar a cada descoberta mirabolante da ciência em relação ao universo, ao corpo humano aos animais, vendo nisto tudo a grandiosidade do meu Deus "Criador/direcionador" da vida!!!
Evolua a sua fé!!!!..rs.

Chicco Salerno disse...

Querido Caio,

Li, achei interessante, mas fiquei com uma pulga atrás da orelha, uma dúvida assaz cruel que, imagino eu, você poderá esclarecer: em qual momento deste processo evolutivo eu passei a ter uma alma/espírito? Quando eu ainda era uma ameba brincalhona em algum poço de lama ou quando me tornei Homo (não sei se Sapiens ou Poluto)?

No aguardo de sua resposta, subscrevo-me pedindo a Deus que me dê o discernimento necessário.

Grande abraço,

Chicco Sal

Beto disse...

Pessoal,

Penso que o pr. Caio Fábio responde às críticas (à sua opinião)no site www.caiofabio.com/2009.

Vejam suas cartas respostas intituladas
"A IRA DOS 'CRIACIONISTAS'!" e "DEUS É AMOR, o resto é resto — criação, evolução ou qualquer coisa..."

Anônimo disse...

No geral, desde que se encontraram ossadas de dinossauros é evidente o evolucionismo...

Poderia citar vários cristãos que são evolucionistas... Collins e McGrath são apenas dois deles...

Eliézer disse...

Caio Fábio, Caio Fábio... ainda que morto e enterrado pelos "evangélicos", de sua tumba virtual suas opiniões ainda ressoam alto no meio dos "vivos"...

Anônimo disse...

Caro Eliezer,

Se entendi bem, nas suas poucas linhas poderia estar implícito:

1. A "igreja/evangélicos", os que se acham "vivos", tem a pretensão arrogante de excluir/matar/enterrar qualquer pessoa do "rol de membros" do "Templo-Igreja".

Com Jesus não é assim: "...e ninguém as arrebatará da minha mão" e "...de modo nenhum o lançarei fora".

2. Interessante de se notar é que a tumba virtual do Caio é visitada (em secreto, evidentemente) por centenas, talvez milhares de "algozes pastores coveiros evangélicos". Eles instruem seus "vivos", que vivem sob o "guarda-chuva evangélico" a ficarem longe do "herege" Caio caído!
Esse cuidado não é suposta proteção, é medo!
Afinal se os "vivos" tem sede, vão beber em outra fonte, ainda que escondidos.

3. Poucos, senão raramente, se arriscam a opinar sobre assuntos controversos para não "escandalizar" o seu "próximo", - o que geralmente acontece.
A esses "escandalizados" creio que Paulo também diria: "A fé que tu tens, tem-na para ti mesmo perante Deus. Bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova.", e “...e tudo o que não provém de fé é pecado.”- creio que vale para ambos.

Enfim, essa discussão sobre criação/evolução não leva a nada.
É discutir sexo dos anjos (rsrsrs).

Anônimo disse...

Eu creio no Deus CRIADOR. O autor do texto, também. Se você crê do mesmo modo, estamos todos de acordo. E isso basta.

QUANDO criou, O QUE criou, COMO criou... é de fato importante? Muda alguma coisa? Penso que não! Deus continua sendo Deus.

Eliézer disse...

Caro Norberto:

Pela ordem:

1- É só uma constatação de que a igreja hoje tem valores bem diferentes daquele quem alegam servir ou supostamente representar na terra; acham que podem afirmar com certeza quem é ou não é salvo, a partir da estrita obediência a seu padrão de conduta moral e submissão à liderança eclesiástica - o que na concepção dela é estar vivo espiritualmente;

2- Acredito que a tumba virtual do Caio deve receber mais visitas que os túmulos da Carmem Miranda, Antoninho Marmo e do Ayrton Senna. Especialmente os "zelosos" líderes eclesiásticos que querem ficar up-to-date para poderem se defender. Faz parte das estratégias de guerra manter os "inimigos" próximos.

3- Concordo, apesar de os versículátras alegarem que o contexto desses trechos não os habilita para serem aplicados a esse caso. Interessante, a arte da exegese bíblica é algo parecido com a política: dependendo do interprete e sua escola, dá-se aos fatos as cores que se deseja que tenham.

Seguem dois trechos de dois textos recentes do Caio Fábio:

"Alguém precisa dizer a esse pessoal que até há três anos me chamava de ex-tudo, que continuo “ex” para eles, posto que eu nada tenha a ver com a defesa do que Jesus não chamou de Vida."

"Os “evangélicos”, quando me “mataram”, sem o saberem criaram essa maravilhosa liberdade em Jesus que hoje tenho e que não está aberta a Barganhas."

Quem vem na intensão de discutir sobre esse tema é quem acha que tem todas as respostas para as questões da vida a partir do estudo sistemático de uma... revelação ! E o que é revelação, por default, deveria ser aceito por fé e não necessariamente comprovado pela ciência a priori.

Se para eles é válido fazer tempestade em copo d'água, paciência. Como diria o falecido Ibrahim Sued -famoso colunista social carioca- "Os câes ladram enquanto a caravana passa"!

Paz !

Anônimo disse...

Que perda de tempo.... o Foco é Jesus, o resto é conversa mole...

Gabriel Moreira disse...

Sinceramente, ele não está querendo responder nada, só se divertir com as hipóteses que as duas suposições formulam. E é tendencioso pro lado do evolucionistas. Essa liberdade que ele fala é a de não ter que prestar contas a ninguém, porque ninguém "seriamente" o leva a sério depois de ler alguns dos seus textos. "Alguns" porque há muito bons, mas acredito que "livres-pensadores" não sejam um tipo muito desejado na igreja de Jesus - pela ortodoxia exagerada ou pela também exagerada heterodoxia (ambas descompromissada com ensinos básicos da Bíblia). É possível que possa chamá-lo de 'Boff' ou 'Rubem Alves' um dia desses.

Anônimo disse...

o pensamento aumenta a fé! a fé leva ao pensamento!

Carla disse...

"Conhecereis a verdade e ela vos libertará". Penso que a palavra de Deus tem muito mais riquezas que a minha mente restrita é capaz de compreender sozinha. Que o Espirito Santo nos ajude!
Uma ultima palavra sobre o post: lindo!

Eliel Vieira disse...

Excelente texto do Caio Fábio. Os críticos da evolução geralmente (leia-se "sempre") são cristãos que, partindo de um pressuposto equivocado de que o relato de Gênesis é literal, a negam.

Nenhuma pessoa JAMAIS chegou à conclusão de que a evolução é uma fraude a partir das vias da ciência.

Já escrevi dois textos relacionados à questão da compatibilidade entre teoria da evolução e fé cristã:

- http://www.elielvieira.org/2009/07/teoria-da-evolucao-e-incompativel-com.html

- http://www.elielvieira.org/2009/07/resposta-erica-sobre-compatibilidade.html

Abraço!

Anônimo disse...

Dizer que os principais pressupostos evolucionistas podem ser aceitos numa boa pelos cristãos é, no mínimo, ingenuidade; Crer na evolução como uma ferramenta do Criador para produzir tudo o que vemos hoje é o mesmo que dizer que Deus quando fez o mundo, disse: "pois bem, começou a corrida. A regra é a seguinte: vocês devem se devorar uns aos outros, quem for esperto, vai ficando cada vez mais forte e reinará absoluto. Nos vemos na chegada".

Rogério disse...

Querem explicar Deus? Ah seus tolinhos...

Blog Widget by LinkWithin