Um quinto da população mundial já utiliza a internet rotineiramente; no Brasil a proporção é de um terço, melhor que a mundial, portanto. Pesquisas indicam que praticamente todas as empresas brasileiras formais, mesmo as pequenas e médias, também já usam a internet.
Por outro lado, outras pesquisas indicam que por subutilizar o ferramental web, as indústrias brasileiras perdem em competitividade em relação às asiáticas, europeias e norte americanas.
Novos tempos, novos hábitos. Afinal, como empresas podem utilizar mais a internet para escapar um pouco da crise?
Vários podem vender pela internet e ainda não o fazem. Você conquistará novos públicos e vai economizar muito em custos estruturais de lojas físicas. Há um investimento inicial, é certo, mas com o tempo ele será amplamente compensado.
Ter uma loja virtual ainda não é o seu plano? Pelo menos faça um grande catálogo digital de seus produtos e serviços.
E invista em ações de marketing online. É extremamente mais barato e ágil que qualquer outro tipo de propaganda, com o beneficio de que você pode intervir na hora que quiser e aumentar ou diminuir o seu investimento publicitário. Faça links patrocinados, no Google de preferência.
Contrate um especialista, otimize seu atual site para ele ficar atraente para os buscadores (Search Engine Optimization).
Monte um blog (é, faça você mesmo), cuide diariamente dele, relacione-se com seu público, aprenda com ele.
Relacione-se com as comunidades montadas nos Orkuts da vida em torno da sua marca e dos seus produtos. De novo, é uma fantástica chance de aprender e melhorar seu negócio e seus produtos.
Aprimore ou monte uma extranet para se relacionar com seus parceiros de negócios (fornecedores e/ou revendedores). No mínimo faça uma extranet de informação, mas se possível, implemente processos transacionais. Você vai economizar no mínimo papel e correio, e vai ganhar tempo, agilidade e precisão.
Mexa-se! Modernize-se! Menos reclamação, mais ação!
Use o ferramental web para se relacionar com seus funcionários e colaboradores. Melhore ou construa sua internet. De novo, coloque no mínimo informação e, se possível, processos e transações. Aproveite e ouça sua equipe. Sinta e preste atenção no que eles têm a dizer. Em tempos de crise e de temores, isso é muito importante.
Incentive a formação de redes sociais internas. Faça disseminação de conhecimento interno usando as ferramentas da internet.
Empresas pelo mundo todo estão sendo criativas e ousadas e inventando novas formas, mais econômicas e ágeis, de gerir seu negócio aproveitando as facilidades digitais.
Ouse! Já, mas sem desespero. Comece por um bom planejamento, sempre! Não transforme sua convicção em precipitação.
Os recursos da web, da internet e do e-business são transformadores, fáceis de usar, não tão fáceis de construir (jamais acredite em milagreiros!) e exigem concepção adequada e profissional.
Mova-se, planeje, construa e colha resultados. Mude de hábitos! Vença a crise!
Edson Dacal, no Webinsider.
Um comentário:
Por falar nisso, copio um trecho de uma história formidável. A íntegra, aqui: http://esbocoserascunhos.blogspot.com/2009/02/normal-0-21-como-de-costume-rua-estava.html
— Tio, dá uma moeda?
— Não tenho!
— Ah, vai tio, dá uma moeda...
— Pra que você quer?
— Pra comprar um negócio...
— Cê tá com fome? Quer um lanche? Me fala que eu te pago.
— Não, tio. Me dá uma moeda...
— Não vou dar, não. Você deve estar querendo usar droga...
— Não, tio...
— Então me fala, pra que você quer?
— Ah, é que eu queria ir na lan house entrar no orkut...
Postar um comentário