16.2.09

Logomarca ou logotipo?

O termo logotipo é aceito como correto. Seria o símbolo visível de um conceito. Já logomarca, que já entrou para o dicionário, seria uma redundância: o significado do significado. É mico dizer logomarca?

No dia-a-dia trabalhando em uma agência de marketing, me deparo muito com o termo logomarca usado por profissionais de diversas áreas de comunicação. Na escola aprendemos que logotipo seria mais correto.

Mas, por que se importar tanto com uma palavra? Não é importante apenas o entendimento do que queremos expressar?

Agora vai a minha opinião de jovem profissional: a maioria dos brasileiros compreende quando o termo logomarca é utilizado; a palavra já se encontra em dicionários e nos manuais das grandes empresas. Mas isso não justifica a falta de coerência que encontramos na palavra logomarca.

Nos estudos de design aprendemos a projetar, conceituar e executar da melhor maneira possível. Já passamos por muitos desentendimentos em nossa área, sobre o que fazemos e como fazemos. Então não podemos permitir que outras áreas e profissões definam os termos certos a serem utilizados!

Claro que não podemos exigir que leigos e pessoas de outras áreas entendam tudo sobre significados e origens de palavras, mas quem trabalha com comunicação leva a profissão a sério e se diferencia de amadores e micreiros.

Assim, nosso dever enquanto profissionais é sempre buscar os significados corretos e transmiti-los para nosso clientes, colegas de trabalho e faculdade.

Em um artigo para o site designGráfico, Gilberto Alves Jr. analisa os termos mais usados da logotipia, buscando nos significados das palavras que estruturam o termo qual a forma correta de utiliza-los e ainda esclarece a dúvida para designers, publicitários e interessados.

Descendo à raiz das palavras, o termo logotipo é aceito como correto. Seria o símbolo visível de um conceito. Já logomarca seria um termo redundante: o significado do significado.

Mas e você, o que pensa disso?
  • acha que tanto faz o termo, pois o importante é a comunicação e um trabalho bem feito
  • acha importante buscar sempre a maneira mais correta de se expressar
  • acha que a língua é viva e nem sempre passível de controle

Juliana Galati, no Webinsider.

3 comentários:

Ruben Mukamatrix disse...

Sempre aprendi que logotipo é uma marca feita a partir da utilização de fontes TIPOgráficas. Tipo Coca-cola. Logomarca já é um desenho que pode ou não vir acompanhado de uma palavra. Tipo o desenho que vem acima da palavra NIKE.
Certo?

Bruno Figueira disse...

Errado!
Logomarca não existe. Isso é fato e dizer logomarca soa horrivelmente.
Claro que você não corrige um cliente, senão nem logotipo vai fazer... hehehe
Procurem no Wikipedia ou outros blogs.

Isaac Lucena disse...

Já tive os dois conceitos interpretados de duas formas diferentes e já me incomodou bastante o fato de o termo Logomarca ser dito no lugar de logotipo, mas como tudo - e tudo mesmo - que é inserido no dícionário acaba sendo aceito como correto. Sinto informar que o termo Logomarca será o mais utilizado em definitivo, aceite quem quiser. Não vai adiantar fazer o movimento dos anti logomarcas e pró logotipos. Relaxem. O importante é que sabemos as origens e os significados, tendo assim os argumentos certos na hora certa.
Cansei de ver neologismos inseridos em nossa língua porque um certo poeta o repetiu várias vezes em sua obra.
Eu trabalhava com meu pai num escritório de advocacia e certa vez me pediu para protocolar uma petição no Fórum. Lá ouvi o termo protocolizar e quando procurei no Houaiss, pasmem, era o único termo que existia. Mas pelo uso frequente de "protocolar", este termo já foi automaticamente absorvido pelos dicionários à fora.
Não que haja tanta relevância, mas lembrem-se que dos muitos prejuízos que uma profissão não regulamentada pode trazer, a falta de crédito é um deles.
Agora; se hj me perguntarem qual o termo correto; mesmo sendo designer de produto, vou afirmar com todas as letras L O G O T I P O, muito embora logomarca tb seja aceito.

Blog Widget by LinkWithin