Infelizmente, Philip Yancey Tornou-se um falso profeta, um instrumento do inimigo para escravizar e desviar vidas do caminho do altíssimo. Quem bebe da fonte suja que Yancey oferece em seus livros certamente terá sérios problemas espirituais e no final se afastará de Deus. Por quê? Porque esse é o fim de todos aqueles que se acham mais espertos do que os autores da bíblia a ponto de desfazer suas santas afirmações.
Philip Yancey é exemplo do típico livre-pensador moderno herético, que não se envergonha de colocar a sua opinião acima de tudo, inclusive das escrituras. Com uma linguagem pseudo-intelectual cristã, sabe que o sucesso está à espera daqueles que souberem fazer uma ponte suave entre a igreja e o mundo guiado por seus “sábios”.
Yancey é sorvido por uma legião de cristãos, pouco críticos, que não querem ser transformados pelo poder de Deus, mas querem moldá-lo segundo os seus caprichos, desejando ardentemente serem justificados em seus vícios e terem seus desvios reconhecidos como normais. Veja como o que Yancey prega é radicalmente contrário à Cristo!
trecho de post no blog Discernimento cristão. a discussão tá rolando na comu no Yancey no orkut.
17.2.09
Assinar:
Postar comentários (Atom)
15 comentários:
Aaaai que raiva!!! e eu ainda fui lá ler o artigo desse pobre coitado...brincadeira...
O que a gente faz com um, pobre cristão desses hein?
:[
kd a Norma? hein, Pava? rs
Estranho...fala-se mal de tudo e todos, se bobear até de Deus, tudo válido em favor da liberdade de expressão. Já quando falam do Yancey, aí não pode."Isso é coisa de fundamentalista!" "Soltem os cachorros neles!"
Desculpem-me, mas acho isso muito estranho
Quero dizer que gosto de Philip Yancey, que é a primeira vez que visito este blog e que a primeira coisa que eu vejo aqui foi: "Philip Yancey, o falso profeta"! Onde foi que eu vim cair... bem, fui lá no blog que vocês me remeteram. Ao ler o texto, réplicas, tréplicas, etc encontrei a declaração do autor do blog: "O que aprendi". Diante daquela "declaração de fé", feita com tanta certeza, com tanta convicção, entendi que seria natural para o autor daquele blog "não gostar muito" de Philip Yancey e de uma porção de outros autores que me foram bençãos.
A propósito, deixo dois pensamentos que li em algum blog por aí recentemente:
"Todas as formas de certeza sobre Deus e os seus desígnios e “projetos” – sejam da direita ou da esquerda – são uma forma de idolatria"
Hugo Asnnan
"Qualquer que seja nossa ponderação sobre Deus será frágil e, talvez, um vestígio da revelação da verdade. O contrário é uma prepotência que nos ridiculariza"(Elienai Cabral Jr comentando Gianni Vattimo)
O mesmo espirito que houve com os Gálatas, continua.
Na bunada não vai dinha?
O pouco que li de P. Yancey não faz dele um "falso profeta", mesmo porque Yancey não é um profeta, é jornalista, escritor, pensador, menos profeta.
Pode-se fazer críticas de tudo e sobre todos, mas que tenham um mínimo de coerência...
Em Cristo.
olá, marco.
embora o leandro já tenha explicado de forma concisa, permita-me escrever um pouco mais.
distribuir adjetivos a esmo só demonstra que a "rotuladora evangélica" continua sendo o caminho + fácil e superficial p/ quem tem pouca afinidade c/ a troca de idéias. por isso o caminho natural da "apologética", onde importa apenas mostrar que as idéias próprias estão corretas e as demais são antibíblicas, hereges e quejandos.
no ano passado, alguém acrescentou o parágrafo abaixo na versão em português da wikipédia:
"Apesar do sucesso editorial, a aceitação de Yancey não é unânime devido a suas opiniões diante de certas questões éticas contemporâneas. Recentemente uma entrevista dada por ele a uma publicação voltada para o público GLBT, foi recebida como uma endosso à prática homossexual".
obviamente, esse "acréscimo" não existe na versão em inglês e já foi tema de um debate soporífero que dura + de um ano na comunidade do escritor no orkut.
como a wikipédia é uma obra "aberta", qq um pode entrar e escrever lá o que quiser. alterar o texto e depois usá-lo como "referência" já sinaliza a fragilidade dos argumentos.
um caminho legal (e + honesto) p/ debater a obra do yancey é indicar os trechos "hereges" de suas obras. vc começa? =)
big abraço
Yancey escreve livros provocativos e interessantes enquanto leitura reflexiva. Porém, ele não é o meu profeta, nem meu mentor teológico. Sinto-me a vontade para rebatê-lo quando entendo que suas idéias estão em rota de colisão com a bíblia. E já o fiz algumas vezes... todavia eu o leio e continuarei a fazê-lo. Pois sua habilidade como escritor é estimuladora.
Faleimermopegaeusenummgosto...kkk
P.S Não me mandem para a fogueira da danação "hodierna" galera da teologia flex...ehehehe...o Santo Ofício acabou hein...será...?
Maranata!
Fala Pava, quero citar uma frase que li em um dos textos do Elienai, teologia é falatório de púlpito, tenho a conclusão que falta o que fazer para esses caras, que ficam a maior parte do seu tempo querendo provar que ser fundamentalista, calvinista, arminista, gospel e etc é o melhor, sabemos que por trás de um texto desses sobre Yancey, há uma intenção de defender algo ou alguém.
Falto do que fazer, ta faltando pastor e aspirantes ao posto a se ocuparem com que há de mais valioso VIDAS.
Grande Abraço brother.
Leonardo Menezes
Não acredito que perdi meu tempo lendo isso. Bah! Tenho mais o que fazer. (Pelo visto, bravata não é só coisa dos políticos do DEM.)
Péssimo, péssimo, péssimo. A crítica ao Yancey, rasteira, os comentários pequenos.
Náusea religiosa, arghhh!!!!!!
Acho Philip Yancey um ótimo autor cristã. Apesar de eu ser atéia. Já que eu lia Yancey quando era cristã, creio que o autor do artigo poderia me citar como exemplo de que Yancey é mesmo um desencaminhador de ovelhas.
ACREDITO QUE OS CRISTÃO PRECISAM MANTER-SE FIRMES NA PALAVRA DE DEUS E O DEUS DA BÍBLIA (CHAMEM-NO DE RADICAL SE QUISEREM) NOS DIZ CLARAMENTE QUANTO AO HOMOSSEXUALISMO QUE "NÃO HERDARÃO DO REINO DE DEUS OS QUE TAIS COUSAS PRATICAM". SE FOR VERDADE QUE O YANCEY DESCAMBOU PARA ESSE LADO LIBERAL DA IGREJA HODIERNA, O QUE NÃO É IMPOSSÍVEL, POIS ELE NÃO É PERFEITO, E PODE SE DESVIAR DA VERDADE SIM (!!!), ENTÃO O SEU POST FOI MUITO ESCLARECEDOR.
Afirmar que philip yancey apoia o homossexualismo é desconhecer a sua obra literaria.Admito que a sua maneira de abordar questões religiosa sempre foi provocativa e disconcertante principalmente para cristãos que não aprenderam e nem aprende a pensar,que simplesmente repetem como papagaio domesticado o que o lider disser.Amo a cristo,a igreja e o meu pastor mais com o cuidado para não confundir respeito com aceitação passiva.
Postar um comentário