18.3.09

Dinamarca aprova adoção de crianças por homossexuais

O Parlamento da Dinamarca aprovou nesta terça-feira, por uma estreita maioria, a adoção de crianças, tanto dinamarquesas quanto estrangeiras, por casais homossexuais, deixando o país alinhado a outros países da União Europeia, como a Espanha, a Holanda e a Suécia, que garantem a casais do mesmo sexo a igualdade de direitos na adoção.

O projeto de lei, apresentado pelo deputado Simon Emil Ammitzboell, declaradamente gay, foi aprovado por 62 votos a 53, e 64 deputados não votaram.

O governo conservador e seu aliado no Parlamento, o Partido do Povo Dinamarquês (extrema direita) se opuseram ao projeto, mas sete membros do governista Partido Liberal votaram a favor da lei, que teve o apoio da oposição social-democrata e do Partido Socialista Popular.
"É um grande passo. Cai assim um dos últimos obstáculos no caminho da igualdade entre casais homossexuais e heterossexuais", declarou Ammitzboell, dizendo-se esperançoso de que "num futuro não muito distante, a Dinamarca autorize os homossexuais a se casar na igreja".

A Dinamarca foi o primeiro país do mundo a autorizar o casamento civil entre casais do mesmo sexo, em 1989, concedendo os mesmos direitos garantidos aos heterossexuais, exceto os referentes ao uso da inseminação artificial e à adoção.

O ministro da Justiça, o conservador Brian Mikkelsen, afirmou que a lei aprovada nesta terça-feira é "simbólica e sem sentido", porque, segundo ele, nenhum dos países com os quais as agências dinamarquesas de adoção trabalham vai querer autorizar a adoção de crianças por casais homossexuais. A opinião é rejeitada pela oposição.

Fonte: Folha Online

7 comentários:

Anônimo disse...

"dizendo-se esperançoso de que "num futuro não muito distante, a Dinamarca autorize os homossexuais a se casar na igreja"."

Esse pessoal treme de pensar em a igreja influenciar o Estado, mas o oposto é aplaudido...

Will disse...

E família vai pro saco....
Deus precisa dar uma passadinha na Europa!
Não sou homofóbico, apenas valho-me do meu direito de não apoiar tal prática.

Anônimo disse...

"...a autorizar o casamento civil entre casais do mesmo sexo"
Quer dizer que autorizará o casamento de 4 pessoas do mesmo sexo?
Wagner

Pavarini disse...

não vejo problemas de a igreja "influenciar" o estado em algumas instâncias, charles.

por exemplos, há políticos cristãos que poderiam exercer influência das câmaras municipais ao senado. geralmente, a atuação circunscreve-se ao âmbito da "moral".

abraço

Pavarini disse...

wil, não consigo ver relação entre a homossexualidade e a falência da família.

pesquisa do barna research há algum tempo apontou algo bem + preocupante: o índice de divórcio de casais cristãos e não-cristãos é parecido.

e agora, josé, digo, wil? =)

big abraço

Pavarini disse...

Wagner,

casamento entre 4 pessoas do mesmo sexo possivelmente ocorreria no estádio do morumbi(cha). hehe

não resisti... =)

abs

lille skvat disse...

Yo también he escrito sobre esto mismo: http://lilleskvat.blogspot.com/2009/03/dinamarca-aprueba-la-adopcion-por.html

Otro paso más en la dirección adecuada.

Saludos,

Lille Skvat
http://lilleskvat.blogspot.com/

Blog Widget by LinkWithin