23.3.09

O tsunami pontocom

Uma nova, consistente, avassaladora e definitiva onda passa por nós, exigindo uma constante atualização de conceitos e formas de se fazer marketing e negócios em geral.

O nome desta coluna se aplica integralmente ao que se passa com a internet: totalmente beyond the line. Não existe mais linha separando a internet dos demais meios e ferramentas de marketing. Ela está entranhada em todos os processos e podemos afirmar sem medo de errar que quem não se preparar para surfar nessa onda, estará fora do jogo. Mas atenção: não é só colocar o sobrinho do sócio que sabe fazer uns sites bacanas.

É preciso dominar os processos de SEM ou SEO (Search Engine Marketing e Optimization, respectivamente), que têm a ver com o aproveitamento dos sistemas de busca (traduzindo: Google). É preciso entender o fenômeno das redes sociais (Orkut, Facebook, MySpace, Twitter, Linkedin, Sonico) e descobrir caminhos de interação com seus usuários sem ser rechaçado como um intruso. Como usar o YouTube de forma eficaz como mídia?

Há uma geração que se utiliza da web como meio principal de comunicação, entretenimento e negócios. Boa parte dos jovens prefere ver TV no PC, via YouTube, desprezando os canais convencionais de televisão. Novos termos se incorporam ao glossário do marketing, advindos desse novo momento da internet: Rich media (uso de recursos mais sofisticados nas mensagens via web) e Ad Server (sistemas gerenciadores de propaganda na web), por exemplo.

Mas nada é tão marcante como o Pay per click. Estabelecido pelos sistemas de busca e de comparação de preços (leia-se principalmente Google e BuscaPé), a veiculação de mensagens segue uma regra que se apresenta como a mais justa: você não paga para simplesmente exibir seu anúncio, você o faz apenas quando o interessado “clica” nele. Não é à toa que o Google tornou-se a empresa mais valiosa do mundo. Seu sistema é de uma lógica irrefutável.

Você só paga se houver uma ação de real interesse do usuário. Somado à horizontalização do serviço de telefonia móvel, o tsunami internet invade todas as áreas e determina um jeito definitivo de fazer comunicação e marketing. Você está preparado?

trecho de texto de Alexis Thuller Pagliarini no Propaganda & Marketing.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fantástico.
Ainda hoje estava lendo sobre o assunto.

Parabéns pela frequência de atualizações e qualidade.

Até daqui a pouco.

Blog Widget by LinkWithin