1.3.09

Pega que é sua, leitor!


Cultura da Convergência:
É vivermos em um mundo em que toda história que é contada a alguém passa por diversos veículos, como TV, cinema, celular, internet,videogames, e o fluxo dessa história é moldado tanto por decisões tomadas pelas companhias que produziram o conteúdo quanto pelos indivíduos que o recebem.

Como funciona:
O conteúdo idealizado pelo produtor é hoje só uma parte do processo, e não o principal.Se você cria um programa de TV, você sabe que ele vai ser reeditado e redistribuído pela internet, que as pessoas vão falar disso em foruns de fãs,vão escrever elas próprias novas histórias em cima da trama. O conteúdo original ser tornou apenas o pontapé inicial, a partir do qual o consumidor irá criar novas experiências. E isso não representa, necessariamente, um dano à história que deu origem a essa cadeia - na verdade, sem esse processo, ela pararia de ser difundida e morreria.Assim funciona a nova cadeia participativa.

Exemplo?
A série LOST. Desde o começo,Lost já previa a difusão de sua trama por várias plataformas ou histórias contadas por vários tipos de veículos, conhecidas como transmidiáticas.Não por coincidência,essa é considerada a série mais famosa da última década.Outros exemplos:Harry Potter, Matrix e a campanha que elegeu Barack Obama.

Leia a entrevista em português com Henry Jenkins, diretor do M.I.T e autor de Cultura da Divergência, ou a entrevista que concedeu ao jornalista da Mother Jones.

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin