24.3.09

Série - Provocações I

Percebo que os cristãos são maioria dos visitantes desse blogue. Só por isso tenho muito zelo em sempre recheá-lo com provocações.

Toda vez que tento ser político, acabo por falar o que todo mundo quer ouvir. Resolvi então deixar a suposta boa conduta de lado e listar algumas inquietações minhas. Não são verdades absolutas, estão mais para concepções. Serão explorados os seguintes assuntos nessa série que vou chamar de Provocações (seria um plágio?).

Na minha condição atual de fé - e com a igreja que nos resta - só me sobraria, depois de todos meus experimentos, a total descrença.

Não consigo, de modo algum, conceber o deus que a religião apresenta.

Sou ateu, ocasionalmente.

A fé institucionalizada não é necessária, mas a coletividade do cristianismo é essencial.

A Bíblia é inspirada pela espírito, mas e George Orwell, Shakespeare, Thom Yorke e Darwin não são?

Eu acredito no evolucionismo.

Alguns ateus são salvos, vários cristãos… não.

A ressurreição de Jesus não acaba no aspecto físico.

O evangelho da graça tira-nos o medo de pensar.

Amanhã o primeiro tópico: Na minha condição atual de fé - e com a igreja que nos resta - só me sobraria, depois de todos meus experimentos, a total descrença.

Thiago Bomfim, no blog Livraria do Thiago.

4 comentários:

Anônimo disse...

Caraca! Que susto! Achei que você que tinha dito isso!

Anônimo disse...

Entendo os questionamentos do Thiago no que diz respeito à religiosidade, ao evangelho da graça e à necessidade de pensarmos acerca do que cremos.

Entretanto, acho que ele exagera ao dizer que 'é ateu em alguns momentos'. Ele simplesmente enxerga - e sente - Deus de uma maneira diferente.

Will disse...

Fora de Cristo não há salvação!

Gustavo Guiotto disse...

Eu abri os comentários só pra ler o que os comentaristas iriam comentar.
Lerei todos os episódios da série.

Blog Widget by LinkWithin