31.3.09

Show de relevância (50)

O parlamentar brasileiro não está acostumado a ser fiscalizado. Parece se sentir ameaçado pelo olhar apurado do cidadão. Por isso, alguns reagem de maneira negativa como ocorreu com o vereador Carlos Apolinário (DEM), de São Paulo.

Ao receber mensagem de Alessandro Temperini que decidiu adotá-lo, mostrou inconformidade com o trabalho deste jornalista e da ONG Voto Consciente, sobre a qual disse “não tem legitimidade para acompanhar o trabalho de quem tem mandato popular”. Explica que enviou um questionário para obter informações sobre a entidade e poder avaliar (dar nota) a ONG, mas não teria recebido resposta.

A informação não está correta. O Movimento Voto Consciente encaminhou por e-mail a resposta ao vereador Apolinário que talvez não tenha identificado a resposta em sua caixa de correio.

As conclusões são minhas:

O vereador Apolinário confunde suas obrigações de homem público com o direito do cidadão de fiscalizar.

Critica a forma como é fiscalizado pois diz ter mandato popular, legitimado pelo povo. Ou seja, entende que eleito tem direito a fazer o que bem entender e dar explicação a quem quiser.

A ONG Voto Consciente tem todo o meu respeito, mas não faço parte da organização.

Aguarda-se, ansiosamente, a nota que o vereador Apolinário dará à ONG após ler as respostas aos seus questionamentos.

O Adote um Vereador não tem dono, nem mesmo apoio oficial de qualquer entidade, pelo menos em São Paulo. No entanto, tem recebido o incentivo (moral, vereador, apenas moral) de grupos que defendem a participação do cidadão no parlamento, inclusive de alguns vereadores.

A campanha é resultado de uma ideia levada ao ar no CBN SP e aceita por dezenas de cidadãos. Hoje, uma rede social aberta organiza as informações na internet, mas há muitas pessoas que, motivadas pelo programa, decidiram acompanhar o trabalho do parlamentar por conta própria. Um direito do cidadão, apesar de muita gente ainda não entender desta maneira.

trecho de post no blog do Mílton Jung.

vamos lembrar quem é o edil evangélico em questão.

ele se apresenta em programas de rádio e nas campanhas como "evangelista". no entanto, sua atuação traz "más notícias" em sua maioria. no ranking da transparência brasil ele ficou em 47.º lugar entre 55 vereadores e seu índice de relevância foi de ridículos 3,6%.

tá explicado pq o cara de-tes-ta prestar contas e/ou ser fiscalizado.

2 comentários:

Alex Fajardo disse...

Esse Apolinário é uma piada ambulante. A piada maior é como o povo continua votando num cidadão como esse, fazendo o povo como massa de manobra.

Outra coisa que me vem a mente foi nas últimas eleições que ele apareceu na capa da Eclésia em época de eleição .. cara de pau da revista que aceita o jabazão eleitoral e dele que como pessoa pública afirmar representar os evangélicos, bom mas se formos analisar o movimento e a cara evangélico no geral, talvez eles estejam bem representados pelo Sr. Apolinário que em seu índice de relevância foi de 3,6%.

Cada povo tem o seu representante que merece.

Thiago Paiva disse...

E sabe o pior de tudo? chances GIGANTES dele ganhar denovo, já que o pessoal não vota pq ele é capacitado, somente vota pq ele é um "UNGIDO DE DEUS" E AI DE QUEM QUESTIONAR ISSO!

Blog Widget by LinkWithin