28.4.09
Guerra Santa?
Intenção do Texto: O Diabo e a Guerra Santa no Imaginário dos Pentecostais: Espiritismo em confronto
Tese de Doutorado em Ciências da Religião defendida por Jean Fabrício Dias Veríssimo na Universidade Católica de Goiás
Esta pesquisa se propõe a investigar o imaginário dos pentecostais. Para tanto, limitou-se a interpretar alguns textos (intenção dos mesmos) dos porta-vozes intelectuais das Igrejas Pentecostais. Esses são considerados textos arquétipos, isso possibilita o crescimento dos pentecostais. Para justificar essa afirmação, é feito um estudo da guerra santa e do Diabo, numa perspectiva histórica, em que os mesmos foram passados de geração para geração, e estão presentes no inconsciente coletivo. No imaginário dos pentecostais, as ofertas simbólicas concorrentes são relacionadas com o Diabo, segundo a intenção dos textos estudados. Aqui é proposto estudar uma dessas ofertas simbólicas concorrentes, o Espiritismo. Para tanto, foi feito um estudo do kardecismo no Brasil e a relação desse com as obras de Kardec, e por fim é exposto o espiritismo no imaginário pentecostal. O espiritismo é uma das representações do Diabo no imaginário pentecostal. Essa atitude (demonizar as ofertas simbólicas concorrentes) teria como objetivo possibilitar a hegemonia dos pentecostais no campo religioso.
Clique aqui para o texto completo [pdf - 88 p.]
Imagem: Internet
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Pava o texto tem pretensões cientificas e é para um mestrado e tem nota deste tipo; falando do surgimento dos Protestantes: "5- Europa séc. XVI, Lutero um monge da Igreja Católica Apostólica Romana, expõem teses que
indicavam uma outra maneira de interpretar o cristianismo, depois veio Calvino, Henrique VIII, e
outros". Que é isso??
O texto é fraco e ponto final. Uma pena que a pós-graduação no Brasil esteja indo ladeira abaixo...
Pois é, o autor da tese (Jean Fabrício Dias Veríssimo) possui graduação em História pela Universidade Católica de Goiás (2002) e mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Goiás (2005). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Cultural, atuando principalmente no seguinte tema: imaginário, diabo,cultura ocidental. Em 2006 aluno especial na pós graduação em história da UnB e em 2007 aluno especial na pós graduação em Educação da UFG.
Lamento, mas a apresentação das credenciais acadêmicas do fulano só depoem contra a academia brasileira e contra o próprio autor. Parece-me que o sujeito precisa de "menas" religião e mais gramática!
Postar um comentário