22.5.09

Demanda religiosa reprimida


A Igreja Renascer em Cristo e a consolidação do mercado de música gospel no Brasil: uma análise das estratégias de marketing

Artigo escrito por Jacqueline Ziroldo Dolghie para o periódico Ciências Sociais e Religião

A partir dos anos 70 e 80 o campo religioso protestante no Brasil foi inundado por novas formas de religiosidade. Entre elas estão as igrejas neopentecostais que tiveram, nesses décadas, um crescimento espantoso. Em um cenário pluralista e competitivo nesse campo, a Igreja Apostólica Renascer em Cristo (IRC), fundada em 1986, centrada nas ações mercadológicas, lançou no mercado religioso o seu principal produto, a música gospel. O sucesso de tal produto se deve, em parte, aos princípios de marketing adotados pela IRC e também à existência de uma insatisfação religiosa no meio protestante, principalmente no que se refere ao ritual e a música. Nesse sentido, essa Igreja lançou no mercado religioso um produto simbólico a fim de satisfazer a demanda religiosa reprimida, contribuindo assim, de forma direta, na consolidação do mercado de música gospel no Brasil.

Clique aqui para o texto completo [pdf - 20 p.]
Imagem: Internet

Um comentário:

Carlos disse...

Uma excelente Igreja


Não é atoa que eles vão trazer para o Brasil dia 2 de novembro a banda internacional THIRD DAY

Está no Portal Renascer: www.portalrenasceremcristo.webnode.com

Na marcha para Jesus. Nunca ninguém conseguiu trazê-los para o nosso País.

Parabéns

Blog Widget by LinkWithin