19.5.09

Documentando a música evangélica tupiniquim


A produção musical evangélica no Brasil

Tese de Doutorado em História Social defendida por Érica de Campos Visentini da Luz na Universidade de São Paulo - USP

O objetivo da presente tese é oferecer um levantamento documental acerca da produção musical evangélica no Brasil. Em termos teológicos e institucionais, o protestantismo procurou evidenciar mais os elementos que uniam as diferentes denominações do que os que as diferenciavam, e essa característica transparece na produção musical, uma vez que há livre trânsito de cantores e compositores entre igrejas e empresas do ramo e o repertório musical é basicamente um só, oriundo da tradição norte-americana da chamada era missionária, ocorrida em meados do século XIX e uma posterior produção nacional, mantendo os mesmos padrões musicais e literários. Considerando os anos de 1930 a 1990, época anterior à produção e distribuição digital da música, em que predominavam os LPs, os famosos bolachões, a pesquisa foi realizada em gravadoras e rádios das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro através de um mapeamento exaustivo de todo material disponível. Foi criado um banco de dados no Access - Microsoft, onde foram cadastrados 965 álbuns, 9370 canções e 6269 artistas, além de várias outras informações.

Clique aqui para o arquivo completo [pdf - 1559 p.]
Imagem: Internet

Um comentário:

Renato disse...

A dissertação de mestrado dela foi sobre o Sérgio Pimenta, por sinal interessantíssima!

Blog Widget by LinkWithin