29.5.09
Empreendedorismo ético religioso
Afiliação religiosa e empreendedorismo étnico: o caso dos brasileiros nos Estados Unidos
Artigo escrito por Ana Cristina Braga Martes e Carlos L. Rodriguez para a Revista de Administração Contemporânea
O presente artigo discute as relações entre empreendedorismo étnico e religião em comunidades imigrantes. Enquanto o impacto das redes sociais no empreendedorismo étnico tem recebido atenção da literatura, os efeitos da afiliação a organizações religiosas são ainda um tópico pouco pesquisado. O presente estudo mostra que diferenças na estrutura institucional de comunidades religiosas, nas formas de financiamento de suas atividades, nas tarefas dos sacerdotes e pastores e no conteúdo de seus discursos são fatores importantes a serem considerados no estudo do impacto da religião no empreendedorismo étnico. A análise é feita a partir de dados qualitativos obtidos em comunidades brasileiras nos EUA e sugere que as igrejas protestantes criam um ambiente mais favorável para o empreendedorismo étnico. Nosso principal objetivo é chamar a atenção de pesquisadores brasileiros sobre a importância da questão étnica e das redes religiosas nas iniciativas empreendedoras.
Clique aqui para o texto completo [pdf - 25 p.]
Imagem: Internet
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário