Estudantes cariocas fazem curta-metragem sobre tema universitário
No caminho para o diploma, é comum enfrentar leitura de textos maçantes com vocabulário rebuscado e professores com pós-doutorado que parecem não falar a sua língua. Pois três estudantes cariocas transformaram a dificuldade da monografia em filme. A produção já faz sucesso no You Tube.
O curta Como criar uma monografia pseudointelectual nota 10 foi realizado por Priscilla Biancovilli, Mariana Alencar e Natalia Weber. É uma espécie de exorcismo do que elas enfrentaram para se formar.
– Depois de passarmos dias em casa, em frente ao computador, resolvemos satirizar essa coisa pedante do mundo acadêmico, onde muitas vezes escrever bem é escrever difícil – diz Mariana, que formou-se em Publicidade na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em dezembro passado.
Na história, a aluna Luciene Albuquerque recebe a ajuda da “entidade pseudointelectual” Maria Ephigênia Bombonière, que tem uma lista de palavras difíceis usadas na academia, como “transcultural”. O figurino da entidade que ajuda a estudante, interpretada por Natalia, foi pensado em detalhes: óculos de aro preto e blusa com a imagem de Che Guevara.
– Montamos os personagens com base na fauna universitária e em professores – diverte-se Natalia, que está terminando Jornalismo na Universidade Federal Fluminense (UFF).
A ideia é fazer outros curtas com temas universitários, com tipos como o estagiário que só serve café e tira cópias, mas diz aos colegas que a empresa não funciona sem ele, e o estudante-profissional, que nunca se forma.
Quer ver o curta?, clique aqui.
Fonte: Zero Hora
8.5.09
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Muito bom, já baixei p mim,rsrs. Boa sacada e tem tudo que ver com a realidade, é assim que funciona.
Pava, sou Natalia Weber, a Bombonière do filme! Muito obrigada por ter linkado nossa matéria, que saiu tb no Globo aqui no Rio. Ficamos muito felizes com cada site que incorpora o vídeo ou cita o link. Nos divertimos muito ao fazê-lo. E nos alegramos de ver que nossa idéia está sendo bem recebida. Descobrir seu blog foi uma grata supresa, pois sou cristã e já me identifiquei com seus escritos. Ah, e apesar da característica "espectral" de Bombonière, ela existe e tem uma família: http://excentricosbombonieres.blogspot.com
Obrigada, fica na paz!
Postar um comentário