31.5.09

Por que a Globo está divulgando série de reportagens positivas sobre os evangélicos?

Esta é a pergunta que todos os evangélicos deveriam estar fazendo, com profundo senso crítico e em oração, diante da recente série de reportagens a respeito da ação social dos evangélicos no Jornal Nacional, e de texto da edição de aniversário da Revista Época, também de propriedade do grupo, sobre o crescimento da igreja e as consequências (também positivas) para a sociedade. A resposta certa, nenhum de nós pode dar de forma absoluta. As razões do coração de donos e editores dos veículos só eles guardam na sua intimidade. Mas algumas possibilidades devem ser relacionadas.

Apesar do fato de a repercussão, independentemente dos motivos da edição, serem muito favoráveis à igreja, com aumento da simpatia da opinião pública, mais crescimento numérico e até recursos para projetos sociais, é preciso que os líderes evangélicos fujam da tentação do deslumbramento com os 15 minutos de fama e aparente simpatia da Globo, até porque não se deve esquecer que esta mesma mídia até bem pouco tempo, às vezes com razão, outras nem tanto, enxovalhou a imagem da igreja evangélica sem dó nem piedade.

Por exemplo, seria ingênuo não pensar na possibilidade de existir por trás desta iniciativa, agora favorável, interesses políticos, comerciais, ou aqueles relacionados à perda de audiência. Outra possibilidade é que o crescimento surpreendente do número de fiéis evangélicos esteja gerando consequências não favoráveis para a empresa em questão e sua disputa com outras emissoras concorrentes, especialmente a que está ligada à Igreja Universal.

Outro fator importante a ressaltar, é o início da corrida para as eleições para presidente e governadores em 2010. E o fato do apoio dos evangélicos ser cada vez mais ambicionado pelas forças políticas, inclusive as financiadas por anunciantes da própria Globo.

Mas a hipótese de motivo das reportagens que desejaríamos seria a de uma decisão livre de reunião de pauta e de reconhecimento sincero do trabalho dos evangélicos pelos editores do jornal. Afinal de contas, foi para isso que, ao longo de muitos meses de trabalho, enviamos, como agência cristã de notícias, a dezenas de jornalistas daquela emissora informações que demonstram o lado outrora pouco divulgado pela mídia não evangélica.

Lenildo Medeiros e Philippe Leandro, no site da Agênica Soma.

após o início da veiculação das reportagens, o sentimento em alguns setores do rebanho passou da estupefação p/ a indignação. afinal, é sempre + confortável permanecer na condição de "vítima" e de "perseguido".

pra começo de conversa, a soma da audiência de todos aqueles que estão emburrados e fazendo beicinho nem se compara ao público alcançado pelo jornal nacional. até onde me lembro, nenhum anunciante até hj no país comprou 5 minutos no horário do programa p/ lançar um produto. ainda que alguma missão viesse aqui c/ muita grana p/ veicular comerciais durante o jornal nacional, ainda assim não teria o impacto que tem uma matéria c/ cunho claramente editorial.

yes, é óbvio que um dos objetivos do tom laudatório foi agradar à parcela evangélica dos espectadores. não que o expediente fosse necessário p/ conquistar o segmento, afinal as críticas nunca afastaram o rebanho dos programas da vênus platinada. creditar a perda de audiência da globo a um suposto boicote cristão mostra apenas desconhecimento do aumento de opções de canais disponíveis, entre outros fatores.

um aspecto que chama a atenção foi o acerto na escolha das denominações, todas c/ trajetória longa e bem sedimentada e não necessariamente c/ muitos membros. a ausência das neopentecostais não é mero boicote à universal. tão-somente mostra que o segmento nunca teve qq tipo de preocupação c/ as condições do país. ao contrário, explora à exaustão as condições adversas p/ promover suas campanhas de cura e de prosperidade. a "doença" é necessária p/ apregoar a oferta de "cura".

quais os trabalhos sociais empreendidos por expoentes televisivos como r.r. soares, silas malafaia e waldemiro santiago? empregar familiares e apaniguados não deve ser considerado. sugiro que consultem o site da fazenda canaã, uma das raras ações da universal na área. por certo não é falta de grana que leva uma igreja rica e que pede dinheiro incessantemente a atender pouco + de 5 centenas de crianças. a vasectomia preconizada por (p)edir macedo pelo visto exige que a fertilidade da liderança em outras áreas tb seja convenientemente interrompida.

fiquei feliz c/ a preocupação dos articulistas do texto acima e de outros críticos ao exortar que devemos aprender a "ler nas entrelinhas". vou dar uma mãozinha neste exercício saudável e valioso. em primeiro lugar, vamos lembrar que lenildo medeiros fez (ou faz?) parte do estafe de anthony garotinho. as traquinagens do molequinho evangélico podem receber vários adjetivos, porém não o epíteto "cristão". é fácil entender pq muitos releases enviados no passado não foram objeto de matérias.

seria + honesto parar c/ esse blablablá loser que remete ao "complexo de vira-lata" apregoado pelo nelson rodrigues e assumir que não temos nenhuma preocupação c/ a transformação social do país. a despeito do discurso intermitente de gente boa falando s/ missão integral nos últimos anos, as lágrimas da sonia hernandes foram + eficientes. mesmo após as reportagens do jornal nacional, continuaremos circunscritos à nossa irrelevância no campo social, entre tantos outros.

"um cristão não vive em si mesmo, mas em cristo e no próximo; caso contrário, ele não é cristão", advertiu martinho lutero. sob esse critério, transformamos as boas novas em preceitos religiosos e jesus em mero pretexto p/ impor ao país a "moral" cristã. basta conferir a "agenda" que tem sido trombeteada.

enquanto os vira-latas ladram (sem trocadilho), a caravana das oportunidades passa. até quando?

ps.: aguardemos os protestos da comunidade judaica por conta da matéria de capa da veja sp. se a editora abril fez isso, deve existir algum objetivo sub-reptício. :P

15 comentários:

.hugo rocha. disse...

eu não conseguiria expor tão bem, mano! concordo em tudo contigo

:)

Lúcio Cardoso disse...

Graça e Paz Irmão.

As reportagens em si me deixaram feliz e emocionado, por apresentarem o trabalho de verdadeiros seguidores de Jesus Cristo, trabalhando por ai em prol do Reino de Deus.

Mas fiquei com uma pulga atrás da orelha, confesso.

Participei do Congresso do CIMEB a uns 30 dias em BH, e ouvi ali, da boca de alguns "profetas", que a Rede Globo se dobraria ao poder de Deus, muito em breve. Jabes Alencar e Silas Malafaia falaram c grande certeza sobre isso.

E ai, um mês depois, essa série de reportagens?

Sinto ser cético Irmão, peço a Deus que aumente a minha Fé, que eu possa crer nesse milagre.


De qualquer forma, creio terem sido positivas, contrastando com algumas aberrações televisivas gospel.

Que a misericórdia de Deus continue nos trazendo discernimento sobre todas as coisas.

Grande abraço.

Pavarini disse...

oi, lúcio.

esse tipo de "profecia" é recorrente e suscita diversos améns estrepitosos.

a ana paula valadão disse há algum tempo que os artistas gospel iriam ocupar a mídia. enquanto os diretores do "zorra total" não os chamam, devem se contentar c/ aparições esporádicas no raul gil.

não me surpreende o lance de "a globo se dobrar ao poder de deus". bem + difícil seria acontecer isso c/ a tv record (igreja universal). =)

big abraço

Eliézer disse...

Observações pertinentes as suas Pava. Concordo com todas elas.

Hoje postei no excelente "Púlpito Cristão" algo relacionado a obviedade da reportagem em destacar as ações de igrejas com lastro histórico e não as neopentecostais, a qual peço licença para reproduzir nesse espaço:

"Pelo que sei, as reportagens dessa série terminaram. Infelizmente, apesar das igrejas neopentecostais mais destacadas como IURD, Renascer, Sara Nossa Terra, Lagoínha dentre outras, não deverão ter suas frentes sociais evidenciadas, a primeira por motivos obvios. Certamente se considerada a relação arrecadação/retorno social, pela capacitação financeira que estas possuem em arrecadar recursos, elas poderiam ter trabalhos mais destacados tanto em número de frentes sociais como em resultados. Infelizmente os grandes recursos que poderiam ser aplicados a fim de fazer um bem a curto prazo para os desvalidos da sociedade, assim manifestando o testemunho do Evangelho do Reino ao mundo, é usado para pagar a preço de ouro grandes periodos de exposição na TV fazendo proselitismo religioso, perpetuando esse ciclo de retroalimentação maligno de manter viva a estrutura perversa que representam e dela tiram seus gordos salários."

Creio ser lícito também pensar que, em um lampejo de observação crítica, a mídia começe a discernir as ovelhas dos lobos, ainda que com categorizações elementares e ainda não refinadas, como no caso da Globo afirmar a pentecostalidade dos Batistas, fazendo a correção na reportagem seguinte. A situação de desvairio espiritual que hoje a igreja enfrenta deve ter soado o alarme da mídia (para bem ou para mal saberemos no futuro) a ponto de agora perceber que não pode generalizar o grupo denominado "evangélico" tendo como esteriótipo o modus operandi de Macedos, Estevans, Valdemiros e Malafaias. Se estes já procuram discernir essas coisas, quanto mais nós que estamos por dentro da coisa não devemos, a guisa de "não julgar", nos omitir quanto a não procedência bíblica na nova aliança das doutrinas e interpretações dessas novas igrejas, que muitas vezes de evangélica ou cristã tem somente o nome.

Eliézer disse...

Caro Lúcio Cardoso:

Normalmente essas reportagens especiais são preparadas com semanas de antecedência. Nada que um providencial "vazamento" aos profetas de araque por parte de algum funcionário crente ou um crente "parente/amigo-do-bozó" possa ser usado marotamente para legitimar seu ministério ou suas palavras.

Há no meio da construção civil uma figura caricata, o do "engenheiro de obras prontas". Esses podem ser chamados de "profetas de assuntos resolvidos".

Paz!

Pavarini disse...

eliézer,

se existisse jornalismo no meio cristão seria legal perguntar a esses líderes citados se a única transformação social que desejam está restrita à própria família.

tb seria interessante visitar os projetos sociais da renascer que foram alvo de denúncias recentes dos promotores. cadê a grana que a igreja recebeu p/ campanhas de alfabetização?

+ um lance. a memória seletiva dos beiçudinhos esqueceu de mencionar as vááárias matérias que a veja fez s/ os evangélicos. foram ainda + generosos, ao colocar no mesmo nível picaretas e pastores.

last but not least, não custa lembrar a última campanha de natal da ibab (http://pavablog.blogspot.com/2008/12/presente-que-serve-4.html). quase 200 mil investidos em 30 diferentes associações. o trabalho social em várias frentes faz parte do dia a dia da igreja.

abraço

afonsomfneto@hotmail.com disse...

Participei no CIMEB/2009 quando o Pr Jabes de Alencar se referiu que a Rede Globo se dobraria ao Senhor Jesus, que muitos funcionários e artistas estão se convertendo, e que os Evangelícos teriam programas de TV na grade Globo etcc...o que não podemos nos esquecer é que a pouco tempo atrás os evangélicos abriam as manhãs de Domingo num programa na Tv Globo em cadeia nacional, mais precisamente com o Pr Fanini da Igreja Batista se lembraram, mas que depois das suspeitas de corrupção deste, as portas se fecharam....a questão nem é os Evangélicos no "ta dominado tá tudo dominado" a questão é se manter lá irrepreensível como orienta a palavra de Deus.

Leone Lacerda disse...

Acredito que muito mais importante do que manter um horário na Globo, que custaria gazilhões por mês, é investir essa grana em ações sociais, como as mostradas na série de reportagens. Antes conseguir dominar a pobreza e ausência de um estado omisso, do que tentar "invadir" a Rede Globo. Deixe os programas televisivos para Malafaia e Jabes Alencar. Estes adoram aparecer na TV e vender seus "peixes".

Gustavo disse...

Caramba Pava, falou e disse em seu coments.

Alex Fajardo disse...

Evangélicos na reportagem da globo ?

"Se não houver fruto, valeu a beleza da flores, se não houver flores, valeu a sombra das folhas, se não houver folhas, valeu a intençao da semente."(Henfil - 1944 - 1988)

Douglas Negrisolli disse...

Adorei seu comentário, Pava, foi extremamente pertinente.
Lembrar que as Igrejas que estão na mídia pouco fazem para alterar a mecânica social deste país, pra mim, foi o mais relevante. Lembrar ainda que o sensacionalismo da Tv Record não colabora com mudanças de hábito que deveriam ser feitas, na educação, na política social... por exemplo. Lembrar que a vampirização de Igrejas como a da Graça, chegam a sufocar, e aonde estão os projetos sociais?
Enfim... mostrar ao país essas ações pequenas de Igrejas tradicionais(boa parte do que foi mostrado) mostra um Cristianismo além do $. Pergunto, qual é o lucro de ajudar população de rua como a minha Igreja faz em SP, o projeto CENA na boca do lixo faz, e muitos outros; qual é o lucro financeiro? Nenhum... apenas o amor que deve nos mover. O amor é o importante. O amor que Jesus veio aqui falar.

Pessoalmente, quase chorei quando ví essas reportagens. Mas não como vítima. Chorei de alegria por ver em um veículo desta magnitude, ações isoladas do Corpo de Cristo! Amém por isso!

Bem... daí a olhar outras pessoas olhando o que há por trás... sem dúvida há, e a Globo nunca omitiu isso, aliás, nunca precisou. O problema do Cristão no Brasil é a passividade, a 'síndrome do estrelismo e do segundo plano', além da famosa "quem, eu? Não eu não faço isso, aquilo"... Isso de achar-se sempre a vítima de toda a opressão e perseguição é tão chato e tão anos 90.
Temos que acordar pra realidade e ver que o mundo mudou e nós cristãos vivemos de nós e só pra nós... Vou coaxar alí numa lagoinha bem distante de tudo isso... eCa.

Dalton disse...

Gente, perdoe-me, se é que ainda seja possível conjugar tal verbo como o Rabino Galileu ensinou. Mas, vamos pensar um pouco, onde posso encontrar migalhas, por assim dizer, da ética e do caráter cristão em todos esses manifestos, seja o que provocou ou os que reagiram a essa tão pueril questão suscitada, e que tantas vezes são estimuladas e creditadas pelos veículos midiáticos que nada, absolutamente nada, pode me (nos) oferecer de tão bom ou bonzinho que tentam ser? Gente, perceba uma coisa só, nós queremos ser cristãos demais com os outros quando precisamos ser primeiramente com nós mesmos, entende? Então nós perguntamos “onde estão as obras de fulano... de beltrano... só querem aparecer, ta vendo?!... só querem dindin...” “por que não faz isso e aquilo, esse monte de hipócritas”? “agora eles estão felizes porque foram mostrados, eles queriam era isso mesmo”. [...] Se ainda podemos considerar Paulo como um dos maiores expoentes da doutrina do Rabino Galileu, ele diz que as coisas se discernem de acordo com a sua própria natureza. Natural discerne as coisas naturais, espiritual discerne as coisas... aí que está a questão!! Ele diz que o espiritual discerne tudo, e tudo muito bem, não só as coisas que queremos “discernir” para os outros, dá pra entender isso? Mas como elas são.
Muitas vezes somos como aquele que orou assim “... ó Deus graças te dou, porque não sou como os demais homens.” O mestre disse que veio trazer dissensão a terra, e conclui: hipócritas, sabeis discernir tantos fenômenos na face da terra e do céu, como não sabeis, então, discernir este tempo?
Vamos fazer uma revista em nós mesmos primeiramente, vamos deixar aqueles e os outros realizarem suas obras, conforme seus propósitos, tento em vista que em tudo há um propósito e nada é por acaso. Um abração!!!

Jesser Medeiros disse...

Ser elogiado pela Globo ou seja lá por quem for, não deve ser motivo de ufanismo e sim de alerta.
O cristão não pode perder de vista que "as boas obras foram feitas para que andassemos nelas" e não mos aproveitassemos delas.
Vejo os elogios como um sinal de alerta para que continuemos praticando o evangelho de forma coerente com o que está escrito na palavra, ou seja,de forma simples e objetiva, fazendo aquilo que está escrito, sem desvios para a direita ou para a esquerda.
Elogios são e devem ser vistos sempre como consequencia de um trabalho correto e de maneira alguma devemos deixar que isso nos suba à cabeça.
Big abraço, como diz o Pava.

Anunciadores disse...

Concordo plenamente com o que o Dalton disse... Valeu!! Abração

Anônimo disse...

eu lembrei do ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA.

tipo, qdo eles começarem a enxergar, o que eu vou fazer? num brasil prospero (ou melhor, cheio de cash), pra onde vai a iurd etc?

a galera da prosperidade/cura/libertacao, qdo vcs conquistarem, vao abandonar a igreja?

afinal, soh estavam nela por conta disso.

resumindo, eh quase uma idolatria gospel, nada a ver com adoracao.

eles esquecem o fator PERDER do cristianismo, perder-ganhar. abraao foi chamado pra perder, jose também, td eles.

mas Deus recompensou a perda e nao foi uma ofertinha nao, foi a oferta verdadeira...

*********

em termos de transformação social, sabemos q muitos cristaos hj estao posicoes de liderança, ai vai a pergunta:

- estao pagando impostos
- estao sendo honestos
- estao londe da mentira
- estao proximos da etica
- buscam a justica


qdo Jesus falou em reino, ele falou de justiça e nao essa properidade ridicula de dinheiro no bolso.

alias, ele falou o que: BUSCAI PRIMEIRO O REINO DE DEUS E A SUA JUSTICA.

Nos cristaos temos q orar para sermos, luz e benção DA VERDADEIRA MANEIRA CRISTA.

Resumindo:

Sociedade justa
Santa
Prospera
Saudavel

Não se trata de extrato bancario, mas de ETICA CRISTA.

afinal, qq naji nahas (escrevi certo?) tem grana.

*************

outro comentario, parecem q os cristaos de hj nao veem a hora da amizade com a globo. parece o "ano que roma legalizou o cristianismo".

na verdade, ele nao legalizou o cristianismo, pq Jesus nao tem parte com Roma.

O que o imperador fez foi enganar os trouxas... carentes de reconhecimento deste mundo.

******************

repito:

"se existisse jornalismo no meio cristão seria legal perguntar a esses líderes citados se a única transformação social que desejam está restrita à própria família"

Blog Widget by LinkWithin