Preocupada com a evasão de fiéis, a Igreja Metodista Unida dos Estados Unidos, uma das vertentes do protestantismo americano, apostar no marketing para atrair novos fiéis. Não se trata da estratégia habitual, usando recursos pirotécnicos e cultos transmitidos por emissoras de televisão ligadas à igrejas, mas sim uma campanha publicitária como as de xampu, sabonete ou refrigerantes, com um orçamento de 20 milhões de dólares.
A congregação está particularmente interessada em atingir jovens na faixa etária entre 18 e 34 anos. Essa faixa etária foi escolhida a dedo com a ajuda de pesquisas de opinião, por ser a fase da vida adulta em que as pessoas costumam cristalizar suas crenças ou mesmo mudar sua religião de infância.
Para atingir o público, a Igreja Metodista Unida contratou uma agência de publicidade, a Bohan Advertising/Marketing e montou uma campanha abrangente envolvendo desde a confecção de camisetas e grupos de conversão que atuam em visitas porta-a-porta a uma vasta atuação nas redes sociais como Twitter e Facebook.
A campanha também prevê campanhas de anúncios em rede de televisão, rádio, midia impressa, email e outdoors.Os pastores montaram ainda um site em que os novos fiéis podem postar seus pedidos por orações ou fazer doações para obras filantrópicas.
fonte: Portal Exame
18.5.09
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3 comentários:
Isso é triste. É a rendição total! Já não mais se evangeliza, faz-se propaganda de igreja...
E pensar que está acontecendo exatamente o que John Wesley temia. Cito:
“Não tenho medo de que o povo chamado metodista um dia deixe de existir, tanto na Europa como na América; mas tenho medo de que exista somente como uma seita morta, tendo forma de religião, sem nenhum poder”. João Wesley
O que preocupa é saber que o esforço não é disseminar a Palavra de Deus e sim promover a igreja. A religião tornou-se mais importante que a fé e isso é visto claramente no texto que explica a escolha do público-alvo.
Acho a iniciativa honesta.
A instituição está em busca de novos membros, precisa de algum modo alcança-los, e está utilizando a ferramenta moderna mais eficiente que existe: "O marketing" está entidade!
Ah, e isso em contraste com anúncio da boa nova pura simples?
Ah, isso é outra coisa! outra coisa mesmo!
Quando ao desejo institucional de crescer e permanecer na história isso é coisa de homem mesmo.
Mas isso é outro problema, o fato de termos nos afastado do
"evangelho maltrapilho" de Jesus, um caso que se levassemos a sério, pelo menos estancaríamos o processo.
Portanto, acredito, que dado o estado de coisa, seja melhor fazer uma campanha honesta chamando os jovens a religião, do que uma desonesta prometendo prosperidade.
e o evangelho puro e simples?
fica tranquilo Deus achará seus modos.
Sérgio.
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