3.6.09

Contingência e o vôo 447


O mundo está em choque. De novo a contingência mostra sua cara na tragédia do vôo da Air France. Vale lembrar: contingência significa que os acontecimentos não são sempre necessários. Quando ocorre alguma coisa sem uma razão que a explique ou justifique. Contingência gera imprevisto; fatos que escapam à engrenagem da causa e do efeito. Um avião cai porque o mundo é contingente, não porque tenha sido vítima do destino ou de um plano de Deus.

Diz-se no senso comum que as pessoas só morrem quando chega a hora. Caso isso fosse verdadeiro, o destino reuniu em uma aeronave as pessoas que deveriam morrer naquele dia. Isso daria à fatalidade um poder apavorante. Impossível pensar que gente de mais de trinta países entrou no vôo 447 sem saber que obedecia a uma força cega, que determinava aquele como o último dia de suas vidas.

Igualmente, acreditar que Deus permite a queda do avião porque tem algum propósito, soa esquisito. Cada pessoa, com histórias, projetos, sonhos, foi arrancada da existência para que se cumprisse qual objetivo? Um objetivo macro? Isto é, para que a humanidade aprendesse ou se arrependesse? Isso faria com que as biografias fossem descartáveis, desprezíveis. O Divino Oleiro, sem precisar se explicar, afogaria tanta gente para conduzir a macro história para o fim glorioso? Sim? Mesmo que exista esse deus, eu não o quero.

Também, algumas pessoas aceitam que Deus tem um plano para cada morte individual. Verdade, ele é Deus, tem todo o poder e é capaz de reunir, em um só lugar, quem deveria morrer. Mas também é bom. Então todos os passageiros foram eleitos para cumprir qual bem? Satisfaz pensar que o bem de ceifar tantas vidas, mesmo sem nenhum sentido do lado de cá, está garantido na eternidade? (Deus sabe o que faz?!?!) Como explicar tal conceito para pais, filhos e parentes desolados? Todos acorrentados à trágica realidade que lhes roubou de seus queridos.

A idéia de que Deus tem um plano para cada morte se esvazia diante dos números. Um avião caiu, mas o que dizer dos incontáveis acidentes de todos os dias? O que dizer das balas perdidas que aleijam transeuntes? E dos erros médicos ou dos acidentes de trânsito? Recentemente uma senhora de nossa comunidade caiu da laje da casa em construção. Ela fotografava a obra para que a filha ajudasse com as despesas do acabamento. Quebrou a coluna e ficou paraplégica. A última explicação que se poderia dar é que Deus tinha um plano em deixá-la paralítica.

Jesus nunca cogitou o mundo sem contingência. Pelo contrário, não atrelou a queda de uma torre aos desígnios divinos; não disse que a cegueira do homem era consequência causal das ações interiores, dele ou de seus pais; advertiu que os seus discípulos enfrentariam tempestade, aflição e morte.

Contingência é o espaço da liberdade, portanto, da condição humana. Sem contingência nos desumanizaríamos. A consciência do risco de adoecer e da imprevisibilidade da morte súbita é o preço que pagamos por nossa humanidade.

O desastre do avião mostra a inutilidade de pensar que o exercício correto da religião e a capacidade tecnológica mais excelente sejam suficientes para anular a contingência. Nossa vida é imprecisa e efêmera. Portanto, vivamos intensamente. Cada instante pode ser o último – Carpe Diem!

Soli Deo Gloria

Ricardo Gondim
Texto original em seu site

23 comentários:

Valdir Franca disse...

Plano de contingencia, sempre foi usado para no caso de se ter um imprevisto. Eh mais um plano B do que a definicao do Gondim neste texto. Muito parecido com o texto sobre o tsunami escrito por ele algum tempo atras...
Simplesmente uma tragedia, o desastre do voo 447.

Ivan Caratanasov disse...

Jó então teve uma um contingente diferente... sem falar em Jonas, José, Davi... que sorte né?

Ivan Caratanasov disse...

E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança.Mateus 8:26

Muito bem, houve aí um discernimento espiritual e não uma obsessão do apóstolo. Ele próprio, no livro de Atos, diz que "tentamos ir para Bitínia, mas o Espírito Santo nos impediu" (At 16.7). E mais: o Espírito também o impediu de pregar a palavra na Ásia (At 16.6).

Gustavo disse...

Mais uma vez Gondim demonstra sensatez e sensibilidade. Amável o texto.

Anônimo disse...

Fico estarrecido com os pastores que preferem acorrentar a história aos grilhões da teologia determinista.

Gondim, parabéns, cara. Você tem sido corajoso em demonstrar sensibilidade e coerência nos conceitos.

Fernando disse...

É isso aí! Vivemos a vida! Abandonemos os antigos hábitos religiosos presos a teologias que não condizem com o viver! Vida em Cristo é muito mais do que um futuro pré-determinado! É uma caminhada de construção do indivíduo refletindo em sua comunidade! Para os religiosos de plantão: Cristo é mais do que versículos bíblicos!

Anônimo disse...

Se eu tivesse um filho morto nesta tragédia eu preferiria acreditar que foi um plano de Deus do que da contingência. Cada dia mais me canso do Gondim.

Anônimo disse...

Anônimo, amigo,

Sério mesmo? Você prefere acreditar que existe um Deus homicida a acreditar na liberdade como um dom de Deus?

Estou mais apaixonada pelo Gondim.

Cida

Anônimo disse...

Bom prefiro acreditar que Deus esta presente em tudo.
Vamos pensara assim que Deus escreve certo por linhas tortas.
Como iríamos saber qual seria o futuro dessas pessoas.
Será q seriam maravilhosos...
Será q Deus naum quis assim para evitar o sofrimento.
Creio que agora não sofrem mais.
Sim devemos aproveitar a vida intensamente. Como se cada dia fosse o ultimo.
Mas não zombar das decisões de Deus...
Pois ele é único e sábio.
E sabe tudo que faz.
Sim eu acredito que tudo que acontece em nosso meio Deus já tenha planejado tudo.
Pensamos assim: Que Deus quis todas aquelas pessoas do vôo 447 perto dele.
Então como disse a pessoa acima prefiro acreditar que foi um plano de Deus do que da contingência.
Meus pêsames a família das vitimas.

Carlos disse...

Então Anônimo o seu Deus é responsavel pelo sofrimento das crianças aidéticas da áfrica...das criancas que passam fome em todo o mundo... sim... seu Deus tem "um plano" para elas desde o inicio da humanidade,... é melhor acreditar assim que toda esta droga de vida que os favelados vivem é fruto de um plano maravilhoso de Deus... é melhor e mais tranquilo acreditar nisto do que considerar que esta vida que exclui estas crianças é fruto dos homens mal que criaram este sistema que exclue 2/3 da humanidade na linha da pobreza...
sim anonimo, o seu Deus tem um plano mesmo pra eles...

acreditar nisto é facil pra quem tem comida na mesa todo dia, e um emprego...

como disse, Marx, a religião é mesmo o ópio do povo. O povo fica feliz porque ta se cumprindo o "plano de Deus" em suas vidas e assim deixam os ricos, corruptos viverem suas glórias.

Márcio Rocha disse...

hei! seu anônimo.:

pelo que vc disse, deus reuniu 227(é isso?) pessoas num vôo que passariam por um futuro no qual o mesmo deus os quisesse poupar do sofrimento, matando-os!

plano criativo desse deus hein?

Anônimo disse...

Anônimo,

Deus tem um plano em tudo? Sério? Minha vizinha foi estuprada e morta, quero que você venha dizer para a mãe dela que Deus tem um plano maravilhoso para a filha lá no céu e que esse foi o seu jeito criativo de levá-la. Lindo!!!

Deus tem um plano em tudo? Sério? Venha passar o dia comigo em um hospital de câncer para crianças.

Deus quis levar as pessoas que morreram no avião e elas foram de bom grado, porque afinal de contas sairam daqui para o céu. Legal esse pensamento. Que tal fazer uma enquete entre os passageiros?

Que raciocínios de m@#da você nutre sobre deus, dileto anônimo.

Eu é que estou cansado e de saco inchado com religiosos como vc.

Paulo Cruz (PC) disse...

É sempre a mesma conversa: God in the dock!

Coitado do Eterno (rs)!

No final das contas, os juízes somos nós, dizendo o que seria e o que não seria justo nas mãos de Deus (que Deus?), que não pode sequer ter o controle absoluto de sua criação (é, e que venha o azorrague!).

Papinho Mackenzie (A Cabana)...

No jogo de empurra, as "crianças aidéticas da África" (por que sempre o mesmo exemplo?) que pagam o pato.

Modestamente – e já dando minha masturbada mental matinal –, penso que as crianças aidéticas do MUNDO TODO e os favelados DO MUNDO TODO, amigos, são NOSSA responsabilidade e não de Deus.

Aliás, enquanto isso, na "Sala da Justiça", todo mundo continua dormindo quentinho e alimentado, para no outro dia acordar cedinho e escrever mais uma pérola filosófico-teológica de gabinete, dando uma blogada a cara dos "paga-pau".

Algo assim: um dia escrevo sobre minha paixão por vinho do Porto, no outro escrevo sobre as "crianças aidéticas da África".

E ainda tem gente que se emociona.

Choremos a tragédia do vôo da Air France; porém, choremos também a tragédia de nossas contradições.


Saudações,
PC.

Anônimo disse...

Pessoal, nessa história trágica, o melhor seria ficar quieto e chorar com as famílias.
É verdade que tem gente que não perde a oportunidade de filosofar sobre o que, nem ele nem ninguém sabe...
Quem seria tão imenso e perfeito ao ponto de fazer juízo sobre o que Deus faz o que deixa de fazer?
Deus em algumas ocasiões, permitiu a calamidade e em outras evitou-a. Em algumas vezes foi o provocador de catástrofes, em outras vezes interferiu com fenômenos que se estenderam muito além da ordem natural.
Deus matou gente e Deus ressuscitou gente.
Tudo isso, por meio da fé, se encaixa na verdade absoluta: Deus é Amor!
Tudo que Deus fez e faz sempre contribuiu para o bem.
Então tudo no fim se encaixa nisso é Amor o nosso Deus e quem pode ter certeza absoluta de que Deus permitiu ou não essa tragédia?
Toda a tragédia é ruim? Todo sofrimento é para o mal? Então por que são bem aventurados os que sofrem, os que choram...?
Quem somos nós para dizer essas mortes foram para o mal e por isso Deus não tem nada haver com isso?
É certo dizer: meu Deus é assim assim... não creio no deus que faz de outro jeito?
É correto afirmar de forma absoluta, que Deus não é o causador das mortes e que ele é só um mero espectador e o acaso toma conta de tudo que nós não conseguimos entender?

Não é verdade que a morte para Ele tem um significado diferente do que tem para nós?

Quem é idôneo para fazer qualquer juízo sobre isso?
O que Deus faz ou deixa de fazer nós vamos conhecer depois, por enquanto porque nós não nos calamos e choramos com os que choram, por que isso não precisa ser vidente para saber... está lá no sermão de Cristo, claro como o sol!!!
A morte é um mistério gigantesco isso eu sei, talvez o maior de todos! Diante de tal, somos todos impotentes.
O mais todo esse blablabla é elaborar numa hora extremamente imprópria, a mais tola demonstração de Marketing pessoal.

Tony

Fica na Paz disse...

Chega de filosofia humanista, chega de sentimentalismo ignorante. Deus ama sabiamente, bem além dos nosso conceitos circunstanciais. Deus é Deus. a essência do seu nome na história é de poder. É ele quem manda, mandou e sempre vai mandar... Leiam a bíblia

“Atendei agora, vós que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois apenas como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer, Se o Senhor quiser, não só viveremos, como faremos isto ou aquilo. Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna.” (Tg 4:13-16)

Fica na Paz disse...

Para pensar no outro lado da moeda leiam: UM ESTRANHO DEUS CHAMADO “CONTIGÊNCIA”

http://ibfiladelfiace.blogspot.com/2009/06/um-estranho-deus-chamado-contigencia.html

Ivan Caratanasov disse...

ISSO! Muito obrigado Pr. Luiz Correia! Completou e muito o que eu pensava. Não creia no deus CONTINGENCIA, creia nAquele que expos o diabo ao ridículo, ou seja Jesus Cristo, que matou a morte.

Ivan Caratanasov disse...

Bom, primeiramente, Tony, se há alguem marketeiro aqui, me parece ser você!
Pois quando se consegue esclarecer que há um propósito de Deus em algo, e que, deixe que os mortos enterrem seus mortos, como Jesus disse, talvez seja forte demais para hoje, se Jesus dissesse isso para o pai de um acidentado do voo 447 que quissesse segui-lo mas antes quisesse enterrar seu parente. Pois é, Jesus fez isso, e se criticarem por ser um texto bíblico antigo, piorou, pois ele é a base de nossa fé nos ensinam muito mais que Marx que nos ajudou a criar a ulcera estomacal... mas digo isso por que se eu morrer hoje ou amanhã não ligo se me jogarem num rio ou dar de comer pra algum urubu esfomeado e não chorem por isso. sei pra onde vou! Quanto à contingencia... se existisse, Deus daria um jeito nela! kkk

Gostei do texto do Pr. Luiz Correia

Ivan Caratanasov disse...

Me lembrei de mais uma lenha pra essa fogueira...

os filhos de Jó morrerem, foi contingência?

Anônimo disse...

Meu querido Testando,

Desculpe o meu entendimento lerdo mas não entendi por que você disse que eu sou marketeiro, não entendi também o que você quis dizer depois, você poderia me ajudar?
Obrigado!

Tony

Ivan Caratanasov disse...

Por que você disse: "O mais todo esse blablabla é elaborar numa hora extremamente imprópria, a mais tola demonstração de Marketing pessoal. "

antes disso teve muito blablabla seu...

Realmente uma parte do meu texto foi cortado, repetindo: Sendo radical como Jesus que disse: Deixe que os mortos enterrem seus mortos. O que você diria para Jesus se ele dissesse isso agora aqui no blog, postando como Jesus Cristo?

Anônimo disse...

Testando!!!

Querido irmão, nem todo texto grande é bla bla bla.
Você tem de ler de novo, o negocio não é por "lenha na fogueira, é dar uma opinião pertinente.
Jesus disse aquilo num outro contexto que não se aplica de maneira nenhuma a essa tragédia.

Tony

Ivan Caratanasov disse...

Tony, se colocar lenha na fogueira é impróprio, logo, a frase usada pelo Pava "Pimenta no blog dos outros é refresco" é também imprópria. então o que realmente podemos concluir é que você esta no blog errado.

Paz!

Blog Widget by LinkWithin