13.6.09

O homem invisível

Uma vez por semana, Fernando Braga da Costa vestiu uniforme e foi varrer ruas. Carregava esterco, limpava fossas, trabalhava debaixo de chuva ou sol. Por causa disso, desenvolveu tendinite nos antebraços. A rotina durou 10 anos, com um trabalho de Psicologia Social 2, disciplina que cursava na USP e que propunha aos alunos assumirem uma profissão reservada às classes pobres durante um dia. Fernando escolheu ser gari na própria universidade. As descobertas o levaram a estudar profundamente a relação da sociedade com esses trabalhadores, o que resultou no livro Homens Invisíveis – Relatos de uma Humilhação Social (Globo, 256 págs).

“Como gari, senti na pele o que é um trabalho degradante. Vivi situações que me impulsionaram a entender melhor o nosso meio psicossocial”, explica ele, que desenvolveu a tese sobre a “invisibilidade pública”, isto é, profissionais como faxineiros, ascensoristas, empacotadores e garis não são “vistos” pela sociedade, que enxerga a função, não a pessoa. Uma das situações experimentadas por Fernando foi atravessar os corredores da faculdade uniformizado. Ninguém nem sequer olhou para ele ou o cumprimentou. “A invisibilidade e a humilhação repercutem até na maneira como você anda, fala, olha. Eles não conseguem nos olhar de frente e, quando olham, piscam rapidamente. O modo de andar lembra movimentos de robô”, conta ele.

O objetivo não é só conquistar condições melhores para os varredores. “É preciso reinventar a divisão de trabalho para que não exista uma pessoa responsável por limpar nossa sujeira. Se não, não conheceremos democracia de verdade ou uma sociedade de iguais. O trabalho de gari parece natural hoje como a escravidão era há 300 anos.”

Leia mais

2 comentários:

Anônimo disse...

Dois pensamentos:

1. A Parábola do Samaritano continua atual .

2. O racismo brasileiro é predominantemente social. O pobre é mais discriminado que o negro. Agora, infeliz de quem for negro e pobre...

Gսstav໐ Frederic০ disse...

Fico triste ao pensar na venda das imagens de "sucesso" e "bênção" tão comuns em igrejas evangélicas. Essas imagems se encontram não somente nas neo-pentecostais, mas nas históricas também.

Blog Widget by LinkWithin