5.6.09

Tristimunho


A voz de Deus salvou do voo 447 da Air France o pastor missionário da Assembleia de Deus em Paris, Gláucio Oliveira, 29 anos. O religioso já tinha reservado um lugar no avião que caiu no Oceano Atlântico, quando recebeu, na última quinta-feira, uma ‘ordem’ para não prosseguir com a viagem. O recado foi dado por uma amiga. Jussara Gonçalvez, 37 anos, participava de um grupo de orações e foi chamada pela colega Renata Carnevale, 30, que dizia ter recebido uma mensagem do Senhor. “Não deixe o varão viajar, a cova dele está aberta. Ele vai morrer”, afirmou Renata. Chorando muito, Jussara ligou na mesma hora para o pastor. Assustado, Gláucio não confirmou a reserva: “Eu ia de TAM no sábado, mas, desde que um amigo, também pastor, morreu num acidente da empresa, eu só voo de Air France, que considerava o melhor avião do mundo. Mas Deus me enviou a Renata, que recebeu a revelação de que, se eu entrasse naquele avião, minha cova estava aberta. Nós só nos vimos uma vez, ela nem sabia que eu ia viajar. Por isso, quando a Jussara me transmitiu a mensagem, fiquei apavorado. Orei a Deus e senti no coração que não devia ir. Ele foi fiel a mim, porque sempre lhe obedeci”. Renata, a mulher que salvou a vida do pastor, está de cama desde a manhã de segunda-feira, quando soube da queda do avião. Por telefone, ela confirmou ter recebido uma mensagem de Deus: “Não foi visão, eu apenas entreguei um recado do Senhor”

Fonte: Jornal Meio-Dia Edição de 3/06/2009
Via: Bereianos


Compartilho da mesma opinião do Ruy, do blog Bereianos. O pastor com cara de nerd (nada contra!), com a "Bíblia Pentecostal" numa mão, a passagem na outra e o sorriso de quem ganhou sozinho na Mega-Sena, é a cara do mundo-cão gospel. Acredito que sem dúvida, Deus o livrou dessa tragédia. Os propósitos só Ele sabe. Mas essa reação extravagante do menino aí da foto é o oposto do que se esperaria de alguém com o status que possui na igreja. Essa matéria e a foto podem ser considerados uma falta de compaixão para com as famílias das vítimas da tragédia. Só fomenta a aversão e o ódio aos cristãos crentes, por claramente trepudiar com esses testemunhos sobre o sofrimento alheio, promovendo a odiosa categorização entre os "filhinhos-de-papai" de Deus e o resto das pessoas, o que absolutamente não é verdade. Muitos vão chiar chamando-me de incrédulo, que não conheço os mistérios de Deus, mandando me converter, e tudo mais... até confesso que preciso mesmo de lapidação em muitas coisas (quem é obra acabada d´Ele neste mundo?), mas não perdi a compaixão pelos que sofrem, e a atitude do sujeito ai em cima na foto em nada lembra o equilíbrio e a misericórdia que deveriam marcar a diferença entre os discípulos de Cristo e aqueles que seguem o curso deste mundo. Ainda mais sendo um pastor e missionário...

41 comentários:

Rodrigo Melo disse...

Tô contigo e não abro!!

Rodrigo Felipe disse...

Sinceramente: É nessas horas que eu me envergonho profundamente d ser crente. De fato, não passamos de um bando de religiosos que não estão nem aí para o restante do mundo, contanto que "o milagre", "a benção" ou "a vitória" alcance nossos próprios umbigos. Dane-se o resto do mundo, desde que o filhinho de Deus aqui se salve...
Q nojo...

Márcio Rocha disse...

É por aí eliezer...

A fé cega é aquela que prioriza o fenômeno em detrimento da compaixão...

Vi a cara do "missionário" todo feliz; como vc msm disse.: parece que ganhou na megasena - Enquanto os outros infelizes apostadores amargaram o azar de morrerem fulminados em pleno vôo.

O cara ainda põe uma bíblia pentecostal de fundo para fazer lobby religioso.

Um cara desse já foi des-humanizado pela religião. Fazê o quê?

Márcio Rocha

Thiago Mendanha disse...

caramba, não me entra na cabeça o cara ficar rindo enquanto outros choram e por causa do mesmo ocorrido!

aff, que discipulo furado é esse que ri com a desgraça alheia?

Anônimo disse...

Eh o tipo de testemunho que realmente nao edifica NINGUEM! O que ele quis ganhar com isso? Entre pro clube dos ungidos? Azar dos que nao sao de Deus?
Deus, tem misericordia daqueles que levantam teu nome...

Gustavo disse...

São nessas horas que me dá vontade de acionar o famoso "vai se f#%er"...ontem o texto do Gondim dá um show de sensibilidade, hoje vem esse nerd-varão-fiel-missionário-rídiculo falar que Deus foi fiel a ele...ou seja, ´quanto aos mortos e às famílias a fidelidade de Deus não existe, porque não tiveram uma palavra do Eterno.
Me dá raiva disso tudo

Gustavo disse...

Em tempo: o senso de respeito e de consternação do dito cujo foram pra cova a muito tempo.

Gustavo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Victor Emanuel disse...

Se ele sabia que aquele voo ia cair, porque ele não foi pregar praqueles que iam morrer.. Que nem Jonas em Ninive...

superjotablog disse...

sabe o que seria muito louco? que os 228 passageiros, com avião e tudo, tivessem sido transladados para o céu, sem ver a morte, assim como aconteceu com Enoque, por terem andado com Deus.......... aí este missionário patife testemunharia outra coisa, teria que reconhecer que todo o orgulho que enche o seu coração o impediu de estar entre estes santos....

cada vez mais me coloco ao lado dos pecadores, dos perdidos... só assim para tentar 'limpar a barra' dos verdadeiros cristãos...

vou vomitar...

Meire disse...

Vai se convertar povo, o cara é um ungido do senhor e com os ungidos do senhor ninguém pode mexer.
Quem são vcs pra entender os mistérios de Deus?

Brincadeiras a parte, isso é um testemunho a favor do inferno. Quem vai querer um Deus que causou tanto sofrimento a tantas pessoas de países diferentes? Como será que as pessoas que estão em choque ainda irão entender essa mensagem?

Quando se é criança a gente entende o refrão: EU tenho, vc não tem, mas adulto fazer isso, tenha dó.

Anônimo disse...

Po, imagine se fosse voce que estivesse pronto p/ viajar e recebesse uma mensagem do 'além' que nao fosse por que iria morrer.

(Isso me lembra o filme premonição)

Se você acreditava tanto assim que isso fosse acontecer nao teria coragem (se é que é esta a palavra) certa de avisar aos outros, mesmo que parecesse loucura, mas, pudesse salvar mais de 200 vidas??

Depois faz pose de Premiado, só falta dizer:
Obrigado Senhor Deus que eu tanto amo por ter me salvado, e por todo o meu egoismo que nao me deixa ver que sou tao pecador quanto quem morreu naquele acidente...

Vsf...

Alzira Sterque disse...

Gostei do uso da palavra: TRIPUDIAR (= atolar-se no vício, sapatear,divertir-se desenvoltamente; levar, ou pretender levar vantagem sobre alguém humilhando-o) em seu comentário muito bem escrito.
Como já se sabia, iriam aparecer os nada-éticos-ungidos-livrados pela-mão-poderosa-do-Senhor.
A atitude deste missionário me lembra a de alguns pastores e mem,bros quando trocam o carro nacional por um importado, e que logo passam a ser chamados de "pastores abençoados".
Isso me dá muito nojo!!
Precisam se converter ao Evangelho da graça, do amor.Que pena muitos pensarem que todos os cristãos fazem parte desta corja.

Thiago Mendanha disse...

é verdade... pastor fdp esse hein?!

já que ele CREU na "mensagem" Divina com tanta fé e resolução por que raios não avisou os passageiros "destinados" à essa tragédia?

é muita imaturidade, é muita falta de noção... aff, dá vontade de xingar quando vejo uns "trem" desses! Ninguém merece...

óleo de peroba nele, Jesus... faz favor!

Anônimo disse...

Thiago, desejar o mal é mal... mas imagina que fosse uma horda de 200 desses tipinhos religiosos com visão curtíssima do que é amor ao próximo que estivessem lá no avião, e 1 ficasse, pois recebeu essa mensagem do além... Será que ele avisaria? Será que ele estaria com a mesma cara de Premiado?

Ah, ta, talvez ai sim, ele tivesse compaixão...

*AjSk

Fabi Coltri Galli disse...

Por essas e outras que prefiro ficar em casa!!

Fernando Ortega disse...

Alguém ae ouviu a versão dele na história ou só tão falando um monte (julgando) por causa de uma foto? Alguém conhece a visão, a postura e como ele se porta diante do ministério? Alguém ae já passou pela mesma situação do pastor ae? Concordo plenamente q devemos demonstrar a compaixão pelas vitimas e realmente foi um erro dele não o fazer mas, por causa disso vamos ficar "atropelando" o cara? Meu, é 1 simples foto q temos do cara e vamos julgar toda a vida dele por ela? Ele podia já ter chorado por causa da tragédia antes ou depois da foto. Quem sabe? Na boa cara, ninguém passou por tal situação. (Gálatas 6:1-2) Acredito q a alegria dele é de ver q DEUS o livrou. Eu me envergonho de ser evangélico qndo vejo os (possiveis) erros de irmãos (soldados) serem expostos e estes não serem coberto e orado por outros soldados. É facil sair xingando e julgando o pq o cara tá sorrindo, dificil é pedir a DEUS q lhe dê sabedoria! Abraço a tds

Eliézer disse...

Ah, nem consciência da graça o cara tem, atribuiu ao fato de ter sido "salvo" pela sua obediência à Deus. Subliminarmente endossou a explicação catastrófica do "cara de bom menino" (segundo o Valdomiro da IMPD) do R.R. Soares na "explicação" da tragédia da GOL conforme postagem há poucos dias.
Com isso alinhou-se também ao Jorge Linhares que no ano passado creditou à "juízo divino" as enchentes em Santa Catarina, assunto esse também tema de uma postagem nesse espaço.
Estou absolutamente enojado. Se as postagens de quarta-feira deram-me asco e enjôo, essa foi de extirpar o estômago.

Anônimo disse...

O tristemunho de um que foi poupado, não resolve o problema dos outros tantos mortos. Muito pelo contrário, só cria mais dificuldade. Por que os outros foram deixados lá? O cara que não morreu não pode atribuir seu "livramento" a uma ação divina porque se fizer isso, ele complica a reputação de Deus.

E ainda tem mais. Em todo os desastres sempre aparece alguém que perdeu o vôo. No último, o da Tam morreu pastor e me parece que um pai de santo foi poupado. E aí, como ficam as explicações do Romildinho e do Santiago cara-de-maguila-com-ressaca?

Anônimo disse...

Po, no começo eu até pensei: Não... os caras estão pesando demais nas costas do Bom Menino ai, ele só tava alegre por ter sua vida 'de volta' e comemorado isso, mas, na boa, é ser muito cheio de si, é visão curta, é muita negligencia, falta de amor ao próximo, e tudo isso em nome de Deus, pra falar que ele opera milagres, sinais e maravilhas e que ele é fiel a quem obedece.

Salva 1 e manda mais de 200 pros quintos...

Se fossem 200 'irmãos', ou talvez até Ícones do meio gospel ele nao se atreveria nem a comentar sobre o incidente no mínimo com uma imensa tristeza, muito menos tirar uma foto tao exclusiva certo Fernando Ortega?

Quanto vale a vida em qualquer situação?
Quanto vale a vida perdida sem razão?

Eliézer disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago Mendanha disse...

Se ele chorou antes ou se chorou depois em respeito às vítimas não sei... só sei que foi de muuuuuito mal gosto estampar a cara na mídia desse jeito. Ao invés de estampar compaixão, empatia e amor para testemunhar que amamos o próximo e choramos quando eles choram, ele estampa ufanismo, insensibilidade, desrespeito e desconsideração...

não podia deixar a alegria mais resguardade pelo menos em respeito?

Ninguém tá julgando a VIDA do cabra... mas, ninguém aqui é burro pra não perceber o tipo de princípios que ele sustenta só pela foto e pelas declarações...

Eliézer disse...

Caro Fernado Ortega:

Segundo as informações que tenho, o jornal que foi publicada a matéria é sensacionalista, feito para vender. Um veículo desse tipo não dá a mínima para o sentimento das pessoas, fora a possibilidade de "maquiarem" a matéria. Um cristão consciente não se sujeitaria a submeter sua história a um veículo, digamos, suspeito pelo tipo de imprensa que pratica. A bíblia nos alerta que não devemos aparentar o mal, e nesse caso além de se utilizar de um veículo que seria inapropriado, posou para ser capa de primeira página. Isso mostra duas coisas: a primeira a percepção equivocada do que seja o evangelho, uma vez que coloca-se como o "fodão" da história, ou seja Deus tem um "borogodó" com ele que não tem com mais ninguém - característica do exclusivismo evangélico que campeia no meio da igreja; segundo que o que interessa para a igreja e seus ministroa é aparecer, ser capa de revista ou primeira página de jornal para supostamente servir de testemunho de Cristo, mas que no final exalta a criatura ao ivés do criador.
A bíblia manda julgar os frutos e não a árvore. Nesse caso essa árvore demonstra que ainda não cresceu o suficiente e os frutos temporões que deu nesse caso foram para escândalo do evangelho de Cristo.
Espero que o equívoco do 'pastor e missionário', que pela recomendação de Paulo na carta à Timóteo não parece preencher o quesitos mínimos para desempenhar o ministério que alega ser usado por Deus, sirva para que não só ele, mas os crentes triunfalistas e desafeiçoados ao ser humano repensem seu caminho e voltem à pureza e simplicidade de viver o evangelho, e não pregá-lo como doutrina imposta pela igreja ao mundo, pois enquanto fizerem isso o mundo não será ganho pelo amor e sim se afastará da igreja cada vez mais.
De minha parte, eu como parte do corpo de Cristo atingido diretamente pela inabilidade dele em lidar com essa situação e que tratá à percepção do evangelho no mundo perdas que só o Senhor sabe, o perdôo para que o sol não se ponha sobre minha ira.

Mauricio Domene disse...

deus salvou o missionário Gláucio da tragédia.
Mas.. quem vai salvar a gente da tragédia do missionário Gláucio?

Thiago Mendanha disse...

"só sei que foi de muuuuuito mal gosto estampar a cara na mídia desse jeito."

*mau

sorry :P

Fernando Ortega disse...

Eliézer,
Cara, concordo com tudo q vc falo. Tb concordo com o Thiago: "É de PÉSSIMO gosto posar pra foto com essa cara de fanfarrão!" Mas, se é um "tristemunho" pq divulgar? Pra ficarmos loucos da vida com o cara (q embora tenha tomado atidudes erradas, continua dendo nosso irmão). E ainda q o cara tenha posado de "bonzão", não acho interessante ficar julgando o cara. Melhor orar pro cara acordar. Bem ou mal, o cara faz parte do corpo e precisamos exortar o cara e não ficar tacando pedra nele. Seria melhora cada um enviar um e-mail pro cara falando o q pareceu e o q pensa a respeito. Acredito no fortalecimento do corpo (uns aos outros) e não em "fogo amigo".
Tb não entendo do q vc tem q o perdoar, se ele fez algo errado, foi contra o SENHOR e SUA (só DELE)causa. A nós como seus irmãos, como já falei, cabe simplesmente exortá-lo e fortalecê-lo.

Thiago Mendanha disse...

Fernando, com certeza exortá-lo e tentar fazê-lo "acordar" é algo de suma importância...

...o problema é conseguir fazer isso. Pelo menos eu, como todos os que já tentem fazer isso acabei sendo podado, afastado, descartado ou visto de modo diferente.

Não vou dizer que nunca tentei porque já tentei, sim, abrir os olhos até mesmo de "léderes" eclesiais...

Principalmente quando "líderes" é que não dão ouvidos aos de menor "patente", como no meu caso.

Quanto maior o status de liderança, de cargo ou "ministério" mais difícil ouvir uma exortação.

Então, é por essa e outras que aprendi que agir como os profetas do Antigo Testamento tem mais resultado. Eles botavam a boca no trombone, apontavam os erros, os errantes, pagavam sapo, etc, etc...

Geralmente é o que se há para fazer quando não há humildade em jogo.

Ademais, o "tristimunho" já foi publicado... se ficarmos calados ninguém vai ter a oportunidade de saber que esse "tristimunho" não representa toda a classe evangélica, etc.

É um meio de tentar amenizar os estragos...

abs

Eliézer disse...

Caro mano Fernado:

"Tb não entendo do q vc tem q o perdoar, se ele fez algo errado, foi contra o SENHOR e SUA (só DELE)causa. A nós como seus irmãos, como já falei, cabe simplesmente exortá-lo e fortalecê-lo."

Não creio assim. A atitude triunfalista do pastor expôs o evangelho de Cristo à vergonha. E sendo eu um remido pela graça do evangelho de Cristo, não posso admitir que a percepção de algo tão precioso a mim seja corrompido dessa maneira. Por isso, por mais que seja um pecado contra o corpo de Cristo ou à Deus, pecou ele inconscientemente contra minha fé que alega também professar. Por isso o perdoei, pois tocou em algo extremamente profundo para mim e para tantos outros, profundo a ponto de entregarem sua própria vida.

Falta aos cristãos de hoje terem brios de professar e defender destemidamente sua fé, conquanto defendam renhidamente doutrinas de homens e denominações eclesiásticas. Mas, sem perder a ternura, como disse Che Guevara...

Paz!

Fernando Ortega disse...

Potz! É embassado mesmo Thiagão! Odeio essa história de patente! Tipo, "Pastor Fulano". Na realidade deveria ser "Fulano, Pastor". Mas ok, concordemos q era pra ser assim mesmo conforme a biblia nos diz. A idéia de "botar a boca no trombone" é boa.
Mas, apesar dos pesares, oremos pelo cabra!

Abração cambada!

No amor de JESUS,
Fernando Ortega.

Gustavo disse...

A petulância-triunfalista-cabeça-e-não-cauda do cabra foi pra cova aberta...
R.I.P

Anônimo disse...

A Produção foi péssima!Ok, eu concordo.
Mas a revelação, prova a existência de Deus para um mundo que perdeu a esperança nEle.
Não vejo nada de mais.
ESTÁ VIVO E BEM VIVO, NÃO O PASTOR, JESUS, ALELUIA!!!!!!!!!!!!!

Cristina

Cris Correa disse...

Não sei qual é a maior tragédia, o avião ter caído ou esse cara continuar vivo rs...

Embora não entenda o pq deixar esse ser vivo, acredito que
Deus o livrou da morte sim. Pena que o rapaz não soube lidar com a situação...e não duvido que isso vá servir de ''tema'' de cruzada hehe...

leandro ferraz disse...

O evangelho pregado hoje é o da individualidade. Infelizmente, o amar ao próximo se restringe ao grupo que professa a mesma fé. Na antiguidade, os "diferentes" eram chamados de "bárbaros" (pelos gregos, aos que não eram gregos; pelos romanos, aos que não eram romanos; pelos cristãos, aos que não eram cristãos), "gentios" (pelos judeus, aos que não eram judeus), e não eram vistos como seres humanos passíveis de respeito. Estamos “regredindo” nesse ponto, mais uma vez, infelizmente...

Igreja Emergente disse...

Quer dizer que Deus não amava as outras pessoas?
Palhaçada!

Carlos disse...

aff...quantos casos já ouvi de gente que perde voo, gente que tem a premonicao de achar que vai acontecer algo, e nao acontece nada...uma hora da certo...e ai??
e quando deu errado?
foi Deus que livrou este "filho de papai" ... nem a pau...
asco...

Cícero Alvernaz disse...

Ser salvo da morte mediante um recado de Deus é algo mais comum do que parece. Praticamente todos os cristãos têm uma experiência semelhante para contar. Isto é bíblico, notório e real. Quantas vezes fui salvo da morte graças a providência divina! Acredito piamente que Deus trabalha em favor dos seus servos. Afinal. "Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e será eternamente" (Hebreus 13.8). Nós cremos num Deus vivo e atuante.

Carlos disse...

eu tenho certeza que não foi Deus que o salvou...foi mera coincidência...
assim como já muitos deixaram de pegar algum vôo porque sonhou que o aviao ia cair e felizmente nao caiu... mas ai ninguem se manifesta quando a profetada dá errado...
uma hora alguem acerta igual este mané...
pra mim é simples:
Deus não faz acepção de pessoas.(ponto final)

luela disse...

"Ele foi fiel a mim, porque sempre lhe obedeci”.

Cdê a humildade pastor?

Vanessa Karla disse...

Vanessa Karla diz: [/)]"Tudo o que acontece no tempo é apenas a realização do que foi ordenado na eternidade"- A.W PINK
Apesar de não concordar com a teologia neo pentecostal enm com a atitude pouco sensível do pastor, nem os motivos que ele alega para receber tal mensagem...Bem, é inegável que Deus o livrou. E os pensamentos e propósitos dele são maravilhosos demais para compreendermos...(RM 12). Portanto, nada de "porque eu sou melhor", mas nada de "contigencias" afimadas por Gondim. Sempre que se pensa conhecer a Deus, o que se faz é traduzí-lo para uma linguagem que possamos compreender...pq pensamos ser racionais demais para aceitarmos sua soberania e ação...

Anônimo disse...

Pra mim,esse é um dos sinais de que a igreja e os " crentes" estão só ligando e olhando pro próprio umbigo, esquecendo que bençãos e a Obra de Deus são principalmente pra quem mais necessita .Claro que o camarada não ia pensar em ficar na entrada do portão de embarque e avisar aos passageiros para que outros desfrutem da "benção" afinal era só pra ele mesmo né? ...
Ari

Brenda disse...

Concordo com o Pava! Tb creio que o aviso pode mesmo ter vindo da parte de Deus, mas creio tb que Ele não queria que o pastor ficasse posando todo "pimpão", como se fosse melhor do que aqueles que morreram.

Eu conheci uma das vítimas, o Dr. Roberto Correa Chem. Ele era médico e pesquisador,fundador do centro de transplantes de pele da Santa Casa de Porto Alegre.Era um cara respeitadíssimo na profissão, professor, mui estimado pelos alunos, homem super educado e acessível.Um ser humano extraordinário que foi ajudou na recuperação de inúmeras vítimas de queimaduras gravíssimas.Ele perdeu a vida neste vôo qdo estava indo para Istambul passear de férias com a esposa e a filha.
Assim como o Dr.Chem, muitas vidas preciosas se foram. O missionário que ganhou a oportunidade de continuar aqui na Terra deveria ser grato sim, mas não deveria fazer desta dádiva mais um "pentecas show".

Blog Widget by LinkWithin