23.6.09

Vida inteligente no cristianismo

Terminei a leitura de Alma Sobrevivente, do escritor evangélico Philip Yancey. Fazia tempos que não lia algo declaradamente cristão, mas vindo de alguém que escreveu Decepcionados com Deus, pode-se esperar algo mais pensante do que a média das publicações evangélicas.

Já conhecia Philip Yancey, do Perguntas que Precisam de Respostas, que li no período mais "xiita" de meu cristianismo. O livro é uma coletânea de artigos publicados na revista Christianity Today. Yancey, mesmo declarando sua crença nas bases do cristianismo, tem coragem de fazer perguntas que a maioria dos crentes não se permite fazer. Por exemplo...

Por que tão poucos cristãos demonstram alegria? Uma pessoa alegre seria mais parecida com a Madre Teresa ou com a Madonna?

Como pode uma religião que inclui um texto como Cantares de Salomão entre seus escritos sagrados ser conhecida como inimiga do sexo?

Como podem os evangelistas da televisão promover com tanta animação a teologia da prosperidade em um mundo cheio de injustiça e sofrimento como o nosso?

Na fase em que eu estava - de jogar fora qualquer objeto relacionado à Disney, queimar livros do Paulo Coelho (não pela qualidade literária, o que seria compreensível, mas por tratar de temas relativos a pseudo-bruxaria) e queimar fotos de baladas antigas ("as coisas velhas se passaram" e eu queria livrar-me das lembranças do pecado) - Yancey apareceu para dar uma arejada na minha mente que já estava bem estreita e alienada.

Então, Philip Yancey foi responsável por atiçar a semente questionadora, que sempre existiu em mim, e me fazer perceber que eu estava agindo como um robô. Talvez lá tenha começado o início de minha desconversão ou do meu abrir de olhos.

Dessa vez, com Alma Sobrevivente, ele me fez voltar a ter algum respeito por alguns tipos de evangélicos. No livro, que tem o subtítulo de Sou Cristão, Apesar da Igreja, o autor fala de pessoas que foram exemplos de fé para ele. A boa notícia é que ele não cita só evangélicos. Entre os nomes que fizeram com que ele compreendesse melhor a mensagem de amor do cristianismo estão Gandhi, Dostoievski, Tolstoi e a escritora católica Annie Dillard. Philip Yancey não escolhe seus exemplos de vida por causa de seus currículos de santidade, mas baseado no quanto de amor e compreensão aquelas pessoas transmitiram em suas vidas. Apesar de continuar não crendo na Bíblia ou na salvação da alma, posso afirmar que fiz um pouco as pazes com o cristianismo ao ler Alma Sobrevivente. Foi um livro que me fez lembrar que, independente da cruz de Cristo ou da remissão dos pecados, a mensagem cristã é uma mensagem de amor, humildade, compreensão e paz.

Yancey é um autor que faz com que cristãos radicais não engulam qualquer fórmula pronta vinda dos púlpitos e, ao mesmo tempo, mostra aos decepcionados com o cristianismo que existe vida inteligente no meio evangélico.

Pouca... Mas existe.

(Obs.: Muito obrigada a Pavarini, outro desses exemplos de vida cristã inteligente, por me presentear com um exemplar de Alma Sobrevivente.)

Juliana Dacoregio, no blog Heresia Loira

8 comentários:

Leone Lacerda disse...

Alma Sobrevivente me fez acreditar numa luz no fim do túnel. Mesmo que esse túnel fosse a igreja.

Joelson Gomes disse...

"apesar de continuar não crendo na Bíblia ou na salvação da alma". Com um conceito desses é claro que ia gostar de quem questiona a igreja, cristãos, etc, mas lembremos que Yancei questiona, mas é da Igreja e é cristão, a já a loira... Freud explica direitinho, aliás, não so ele, mas qualquer um com um pouco de vivência.

Joelson

http://gracaplena.blogspot.com

Anônimo disse...

Dostoievski eh cristao.

sabe, a minha pergunta eh: psicologicamente, o faz uma menina inteligente como a juliana ficar louca dentro da igreja?

engracado q ela fala mal dos evangelicos, mas a vida dela deve ser perfeita... impressionante.

o q a maioria critica nos evangelicos eh a cara de pau... agora, tmb eh cara de pau a pessoa fazer isso.

alem do q, o q se ganha com essa magoa? ibope?????

meu, na minha fé, nao tem essa de tou decepcionado com a igreja, com fulano ou beltrano. se minha comunhao eh com deus, ela nao vai ser perdida. nem q isso tenha q ver vivido na caverna.

QUEM NOS SEPARARA DO AMOR DE CRISTO?
NADA PODERA NOS SEPARAR DO AMOR DE DEUS.

a unica pessoa que pode separar sou eu mesma, atraves de minhas decisoes.

o resto eh resto, vc filtra!!!!!!!!

eu filtro, oro e ultimamente tou orando por limpeza na igreja!

Anônimo disse...

joelson,


explica ai entao...

Eliézer disse...

Anônimo:

Se você tá orando pela "limpeza" da igreja, estamos mal.. não vai sobrar um nela... ainda bem que somos aceitos por Cristo pela sua graça, se fosse pelas obras eu tava ferrado, seria mais um a ir embora para o lixo na pá da sua oração...
que tal antes de orar pela limpeza da "igreja" orar pela sua própria e de seus irmãos... daí com certeza a igreja vai ficar limpinha, limpinha, mesmo abrigando um bando de pecadores perdoados!

Mostra a cara aí mano... sai do anonimato...

Wellington Albertini disse...

Este livro está na minha lista de leituras! E a cada citação fico com mais vontade ainda de ler!

Carlos disse...

é joelson...voce tem muitas certezas cara... olhando o seu blog, o seu ar me parece que ja vi em algumas pessoas... seus textos me lembra algumas pessoas...até alguem que eu fui um dia...
dono da verdade...
eu prefiro estar com a ju, pro deus que ela acreditava eu disse não também... pro Deus que ela não acredita, eu acredito, e mesmo assim somos da mesma fé, eu considero... eles são iguais... seu foco é o amor... eu dou o nome dele de Jesus...ela tem uma dificuldade de achar que ele seja Deus...compreensível... nem é isto que é o que precisamos crer... precisamos é crer que a sua mensagem é o certo e o melhor para vivermos nesta terra...e isto a ju acredita... ela tem a mesma fé que eu...e esta fé nao diz respeito a salvação...nao acredito no inferno também...entao salvacao nao é do inferno...é de sermos homens maus agora... para sermos REFLEXOS do amor de Cristo...
seja assim com misericórdia para os pequeninos (ateus, homossexuais, heterossexuais, ladroes, justos, crianças)...
abraço

Karla Barros disse...

Este livro realmente é maravilhoso. Ele não fala mal da igreja (mesmo tendo inúmeras razões para tal), mas mostra que ser cristão está muito além de pertencer a uma.
Lembro que li, em algum lugar, que "dormir na garagem não te transforma num carro... Então frequentar uma igreja não te transforma num cristão "verdadeiro".

Yancey transcende a liturgia e o peconceito para trazer algo que Jesus pregou e que esquecemos: Amar o próximo como a nós mesmos.
A gente só quer amar se ele for igual a gente.

Quem ainda não leu... vale todo tempo de investimento!

Blog Widget by LinkWithin