6.7.09

5 dicas para conseguir um novo emprego em tempos de crise

A atual crise econômica mostra para os profissionais a importância de estarem preparados para lidar com o imprevisível e reagir de forma rápida se seus empregos estiverem na berlinda. Mesmo aqueles que se sentem "mais seguros" devem estar atentos para a realidade de que não estão vulneráveis a ameaças de demissão.

Muitas empresas estão passando, neste momento, por restruturações, pedidos de falência ou promovendo cortes de custos, fatores que fogem ao controle de qualquer um. Em muitos casos, não importa o quanto você é bom profissional ou como foi o seu desempenho ao longo dos anos. Com recessão ou não, é sempre interessante planejar com antecedência os possíveis desdobramentos negativos na carreira, antes que seja tarde.

Garantir salvaguardas financeiras para mantê-lo vivo enquanto estiver desempregado certamente vai dar a você uma vantagem competitiva até a hora de encontrar um novo emprego. Veja, a seguir, alguns passos que podem ser tomados:

1- Abra-se para as oportunidades - É sempre mais interessante procurar trabalho estando empregado. Atualize o currículo e mantenha olhos e ouvidos bem abertos para novas coisas. Mesmo gostando do emprego atual, há outras possibilidades, algumas até melhores, que podem pagar mais. Nunca se sabe quando a oportunidade baterá à sua porta.

2- Fique na mira dos headhunters - Construa um bom relacionamento com eles e não esqueça que faz parte da rotina de um headhunter descobrir talentos. Na medida do possível dê sempre um alô, marque um café. Mostre-se. Mantenha-os informado sobre o que está fazendo neste momento. A maioria deles tem 15 ou 20 minutinhos para falar com você.

3- Mostre que é um profissional versátil - Esta é uma característica fundamental para quem foi demitido e busca uma nova oportunidade. Quanto mais habilidades e capacidade de exercer diferentes posições você demonstrar, maiores serão suas chances de conquistar vagas.

4- Mantenha documentos importantes em ordem - Tão necessário quanto demonstrar bom desempenho na carreira é manter todos os documentos em ordem. Entre os papéis importantes, estão incluídos antigos contratos de trabalho, com os termos que definem o prazo no qual o profissional pode ou não pode trabalhar com determinado tema relacionado ao antigo emprego. O portfólio do trabalho também deve ser mantido sempre em ordem.

5- Reconheça suas limitações e valorize as qualidades - Se o funcionário for despedido, ele deve analisar todos os possíveis porquês. Dessa forma, estará mais preparado nas próximas entrevistas. Qualquer recrutador perguntará por que o profissional foi despedido e provavelmente tem referências para checar a situação com o antigo empregador. As razões devem estar alinhadas e se isso não acontecer, o profissional pode não conquistar o emprego para o qual está se candidatando. Além disso, é bom evitar ser amargo ou crítico em demasia ao falar do antigo emprego. Você pode precisar dele

fonte: IDG Now!

Um comentário:

Ana Lucia disse...

muito bom esse artigo!

acabei de ser mandada embora!

mas eu tou aliviada porque fiquei 2 anos no call center sem férias alguma! já estava no meu limite!

com o vintém que eu rececer, vou fazer cursos rápidos ou até mesmo iniciar um curo mais duradouro!

obrigada pelas dicas!

bjos :)

Blog Widget by LinkWithin