27.7.09

Alto escalão

Um estudo feito por cientistas australianos indicou que homens mais altos levam vantagens quando o assunto é salário.

Uma pesquisa feita com 7 mil pessoas concluiu que 5 cm a mais de altura equivalem a um adicional no salário de cerca de 950 dólares australianos - quase R$ 1,5 mil - por ano.

É quase igual ao aumento por um ano a mais de experiência, afirmaram os autores do estudo.

A pesquisa foi conduzida na Austrália, considerando a altura média de um homem de 1,77 m.

"Nossas estimativas sugerem que se este homem tivesse 1,82 m ganharia cerca de 1,5% a mais", afirmaram os autores do estudo, os economistas Andrew Leigh, da Universidade Nacional Australiana, e Michael Kortt, da Universidade de Sydney.

"É quase igual ao ganho de salário por um ano a mais de experiência."

Para os cientistas, a explicação para este fato pode estar ligada ao "respeito" que pessoas mais altas despertam em outros indivíduos, ou na confiança advinda de uma vantagem inicial em atividades sociais e esportivas durante a infância e adolescência.

A pesquisa australiana reforça conclusões semelhantes sobre a relação entre altura e salário em pesquisas feitas em outros mercados de trabalho, como os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e o Brasil.

Mas à diferença do que se observa em outros países - Alemanha e EUA, por exemplo -, os pesquisadores não observaram relação entre salário e o índice de massa corporal, o indicador que mede se um indivíduo está dentro, acima ou abaixo do peso, ou se é obeso.

"Não detectamos punição salarial por estar acima do peso ou obeso no mercado de trabalho australiano."

Leigh e Kortt disseram que esta discrepância pode ser explicada pela falta de homogeneidade nas estatísticas ou por uma diferença de atitudes em relação à obesidade nos diferentes mercados de trabalhos.

A pesquisa também avaliou a relação entre a altura e salário entre mulheres, mas o efeito, ainda que existente, foi considerado demasiado pequeno.

Segundo Leigh e Kortt, um adicional de 1,5% no salário das mulheres só é verificado entre aquelas com cerca de 10 cm a mais de altura.

fonte: BBC

com 1,86m eu já ganho uns centavos a mais? :P

3 comentários:

Chicco Salerno disse...

Vai causar um aumento significativo nas vendas de somatropina!

Anônimo disse...

Descobri afinal, ganho pouco porque sou baixinho, se eu fosse anão "tava" lascado!
Isso que dizer que jamais ficarei rico?

Anônimo disse...

hum 1,86 lol
Qtos aninhos?

Blog Widget by LinkWithin