26.7.09

Por que você não quer mais ir à igreja? (7)

"Igreja" é uma palavra que não identifica um local ou uma instituição

Acabei de ler o livro "Por que você não quer mais ir à igreja?". O meu exemplar teve um sabor especial, afinal eu o ganhei na divulgação para blogueiros e veio com a bela dedicatória do Pavarini.

Para começar a falar sobre o livro, vou utilizar a campanha publicitária da editora Sextante. Como você pode ver na figura acima, há uma conexão entre "A Cabana" e "Por que você não quer mais ir à igreja?" - além da mesma editora, um dos autores (Wayne Jacobsen) foi colaborador na obra de Wiliiam P. Young.

Obviamente isso cria uma expectativa. E nesta comparação, "A Cabana" sai ganhando... Sua intensidade dramática é muito maior - é a ficção de um pai com uma filha assassinada por um maníaco contra um pastor desiludido com a igreja. E, particularmente, achei "A Cabana" melhor escrito, com um enredo mais trabalhado - "Por que você não quer mais ir à igreja?" é formulado basicamente em cima de longos diálogos, didáticos demais para o meu gosto.

Então, Nani, você não gostou do livro? Pode dar essa impressão nas linhas acima, mas não é verdade. Apenas gostei menos do que "A Cabana" e acho legal que você saiba que as duas obras não são iguais. Agora chega de comparação e vamos aos méritos de "Por que você não quer mais ir à igreja?".

A questão não é onde estamos num determinado momento do fim de semana...

A obra vai tratar justamente do que a maior parte das pessoas gosta no conceito atual de igreja: a instituição. Para quem está dentro de uma igreja tradicional tudo parecerá muito chocante. Como nunca frequentei nenhuma igreja, o conteúdo do livro só consolidou o que eu acreditava. Pode parecer estranho que uma graduada em Teologia como eu não seja membro de uma igreja (e nunca tenha sido, nem na infância - não sei o que rola nas EBDs), mas a única vez que tentei ser parte de uma não deu certo. Não por ser magoada dentro da igreja, como muitas personagens do livro - eu nem dei tempo de isso acontecer. Foi por outro sentimento - também colocado na obra - de me sentir vazia dentro da instituição. Sinto-me muito mais próxima de Deus no nosso bate-papo antes de dormir do que indo a um culto (e eu estudei Liturgia e sei como o culto é importante). Leia +.

Nani, no blog Nani e a teologia.

2 comentários:

berna disse...

Eu vou à Igreja, mas não gosto de cobrança, quando percebo que estou sendo cobrada, não vou. Não gosto de cabresto.Sei que estar reunido em uma Igreja local é importante, para adorarmos ao Senhor, para aprendermos a sua Palavra, para termos comunhão com os irmãos.Mas cabresto não, comigo não funciona.

André L. disse...

Esse livro apareceu no momento em que mais precisava e está ajudando a mudar a minha vida. Estou compartilhando com todos os meus amigos queridos, porque veio do coração de Deus.

Blog Widget by LinkWithin