22.7.09

Ser pastor: carreira profissional ou dom de Deus?

Sentado num dos últimos bancos da igreja aquele homem de cabelos grisalhos de olhos apagados era mais um em meio ao povo que se ajuntara naquele domingo frio na pequena igreja.

Ele ouvia com atenção a mensagem e era observado ocasionalmente por um ou outro daqueles presentes.

Quem era aquele velho? Se bem que não era tão velho assim, tinha lá seus 60 e tantos anos…

Ele era um pastor aposentado, um daqueles que trabalharam por anos a fio em vários campos da denominação e que agora, aposentado, sentou-se para ser mais um em meio a multidão.

Absorto, refletindo sobre isso tudo, pensei comigo mesmo: é possível a um pastor se aposentar? Afinal, ser pastor é carreira profissional ou é dom de Deus para sua igreja? Se é um dom de Deus, como é que esse dom tem data certa para terminar? E mais, como é que Deus faz para sincronizar o término do ministério de um pastor com a data determinada pelo INSS?

Foi então que enxerguei como temos desvirtuado o papel do ser pastor…

Chicco Sal, no blog POIMENIA

5 comentários:

Claudinha F. disse...

Acho que se o cara se dedida integralmente ao pastoreio merece rebecer como um trabalhador e provavelmente merece férias e descanso para simplesmente se sentar e ouvir, depois de anos de preleção. Não vejo nada de surpreendente nisso.

Pastor Afonso disse...

O Pastor chamado por DEUS, por vocação: trabalha 24 hs por dia, 7 dias da semana, o telefone dele toca de madrugada, de manhã, à tarde e à noite pois está sempre de plantão, nunca se aposenta, sua família é a igreja. Mas tem duas coisinha: 1) o Pastor não precisa morrer pela igreja, isso JESUS já fez por ela; 2) Dependendo da igreja, se caso ele ficar doente, a igreja o esquece imediatamente, pelo mais novo.

prjulio disse...

Pastor só se aposenta quando morre.
Ele é um dom-pessoa...só cessa quando deixa de existir. Ele não está pastor, ele é e nunca deixará de ser pastor.
É tão determinante que o dom é exercido até quando ele está em pecado ou falando heresias como grande parte por aí.
Deveria, segundo a Bíblia, ser um presente de Deus à igreja.
É muita misericórdia do Altíssimo.
Só Deus pra ter saco pra nos aguentar!!!

claudio pimenta disse...

So os pastores do menor escalao se aposentam, os papas ficam ate morrer!

claudio pimenta disse...

Mas antes deles serem pastores sao tambem homes que precisam de no minimo um salario pago pela igreja ou atraves de contribuiçoes prevista em lei para terem direito ao menos o remedio da diabete!


www.exejegues.blogspot.com

Blog Widget by LinkWithin